Selected a language:

Alimentação: Deixe cair na rotina!

Rotina: Hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo, mecanicamente; repetição monótona das mesmas coisas; apego ao uso geral, sem interesse pelo progresso.


A rotina é estressante? Ou a rotina pode ser interessante?

Tudo depende de onde, como, quando e para que fim você desenvolve uma rotina! Muitos aspectos na vida não combinam com rotina. É, as críticas são muitas, vivemos ouvido que cair na rotina não é bom. Só que escrevo afirmando que a alimentação precisa sim de uma rotina!

Deixe sua alimentação cair na rotina!!

No dia a dia observo que existe uma grande preocupação com o trabalho, compromissos, família, lazer e um esquecimento daquilo que nos propicia fazer tudo isto e muito mais, nosso corpo, nosso organismo!

É tão comum observar as pessoas ficando horas e mais horas sem fornecer alimento e água ao corpo. Acordam e nem dão o direito ao organismo de receber alguma fonte de alimento, sendo que já passaram horas sem nutrientes durante a noite de sono. O que dizer então das das refeições do dia dia que comumente, acabam sendo substituídas por fast foods.

Ao longo de meu trabalho tem sido comum encontrar pessoas nestas situações. Quando se trata de pessoas querendo emagrecer, os absurdos são muitos. Nestes casos me deparo com pessoas fazendo mil e uma maluquices agredindo a si próprias com uso de drogas e com atitudes incoerentes continuando a desconsiderar a saúde verdadeira do organismo!

A alimentação e nutrição ficam por conta do acaso ... e o organismo só vai agregando problemas até que BUM!! Aparecem diversas situações que acabam por comprometer a saúde e qualidade de vida para sempre... Seja uma doença, um peso que aumenta e não cai mais , problemas psicológicos, ansiedade a flor da pele...

Portanto, explico : deixe que uma alimentação saudável se torne um hábito, incorporado a sua rotina!

Quanto tempo tem sido reservado para a compra e preparo do que irá lhe nutrir ao longo da sua semana?

Assim como em tudo na vida, comer corretamente é uma questão de educação, ou melhor, reeducação e principalmente de organização e imposição de atitudes! Educar a si mesmo e respeitar o que é imposto por você mesmo para sua qualidade!

Criar uma rotina alimentar é questão de sabedoria que a curto, médio e longo prazo estará influenciando diretamente em sua saúde.

Assim como você cuida de sua residência por que habita nela, cuide do organismo, pois você também mora dentro dele!


Coloco algumas situações relacionadas a organização da rotina alimentar.

- Dedique um tempo a esse propósito e você verá os resultados surgirem!
- Pré defina o seu dia, se vai passar longo tempo fora de casa carregue alimentos práticos e saudáveis com você e se organize para escolher um bom lugares com boas escolhas para comer.
- Faça compras semanais, dessa forma você garante frutas e vegetais mais frescos, apetitosos e baratos; já que poderá aproveitar as ofertas semanais.
- Deixe frutas lavadas e picadas em potinhos práticos na geladeira.
- O mesmo vale para as hortaliças. Algumas podem até já ficar picadas, raladas e cozidas duram até 3 dias. E agregue sempre estes alimentos nas suas preparações!
- Prepare alguns pratos como tortas, refogados, sopas, grãos e congele para ficar mais fácil durante os dias corridos da semana!
- E se mesmo com tudo isso, acontecerem situações inesperadas que atrapalhem o seu programa, relaxe, mas não deixe de assim que possível retomar o seu cuidado e a sua rotina alimentar.


Por: Debora Sorgi, nutricionista

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: