Selected a language:

Cuidados especiais: 5 dicas de como cuidar do recém-nascido

A sensação de ter um filho é maravilhosa e única, mas é fundamental saber que os bebês precisam de cuidados especiais e esses cuidados começam desde o momento de seu nascimento.


Os cuidados com o seu bebê começam desde o primeiro dia, por isso, criar um vínculo tanto com a mãe e também com pai é essencial desde o primeiro dia de vida. Para você estar preparada com a chegada do seu filhote, a psicóloga Cynthia Boscovich preparou 5 dicas de como cuidar do recém-nascido.

1- Disponibilidade:

O bebê necessita de cuidados o tempo todo, cuidados estes que no início em geral são físicos (troca de fraldas, banho, amamentação, ser embalado, pego no colo, etc.). Além disso, ele vive uma dependência total de outro ser para sobreviver e esperamos que quem possa prestar estes cuidados seja a sua mãe. O Bebê precisa sentir a presença real e inteira da mãe, que não deve prestar os cuidados de forma automática e mecânica, pois isto não favorece um bom desenvolvimento psíquico para ele. Ele precisa sentir que é objeto de prazer e orgulho para sua mãe (ou quem a substitua) e necessita que ela consiga se adaptar a ele e atender as suas necessidades de forma natural e suficiente para lhe garantir o seu bem estar.

2- Rotina: 

Para que o bebê esteja em equilíbrio, é necessário que ele tenha uma rotina de cuidados regular e quem preste estes cuidados seja a mesma pessoa, de preferência a mãe. Um dia precisa ser igual ao outro para que ele possa sentir-se seguro. A rotina e previsibilidade dos cuidados contribuem muito para o bebê se organizar e desenvolver psiquicamente.

3- Higiene do sono 

O recém nascido, necessita de muitas horas de sono, que variam em torno de 18 horas por dia. Porém, ele acorda para mamar a cada 3 horas ou até menos (este intervalo varia de bebê para bebê). Alguns bebês desde que nascem dormem a noite toda, mas na maioria dos casos isto não acontece. Por isso é interessante que a mãe descanse enquanto o bebê estiver dormindo, para que ela possa estar disposta para cuidá-lo, quando ele estiver acordado..
É importante que desde o início de vida do pequeno, seja estabelecida uma rotina do sono, para que ele se acostume com isto e desenvolva bons hábitos para dormir.
Diferenciar o dia da noite pode ajudar o bebê a dormir menos de dia, portanto é importante que se mantenha normalmente a claridade e os ruídos da casa enquanto ele dorme durante o dia, deixando o silêncio e a redução da luminosidade para a noite, assim o bebê vai aprendendo a diferenciar o dia da noite. E com o tempo passa a dormir mais tempo a noite.
Entretanto, se o bebê acordar, mesmo que seja na madrugada, é importante que ele seja atendido nas suas necessidades. Ele tem necessidade que precisam ser atendidas (fome, dor, troca de fralda, etc.) e cabe aos pais atendê-las no início em qualquer horário, para que ele se desenvolva física e psiquicamente saudável. Gradativamente, quando for crescendo, ele se adaptará ao mundo em que vive e poderá aguardar.

4- Segurar com segurança

Quando o bebê estava no ventre materno, era envolvido pelas paredes do útero. Num ambiente aquático, ele percebia o balanço e os deslocamentos dos movimentos da mãe, que lhe proporcionavam um aconchego. Não precisava preocupar-se com fome e temperatura. Lá dentro era tudo regulado perfeitamente para ele. A partir de seu nascimento, ele passa a viver num plano imóvel e rígido, muito diferente do útero materno, onde estava acostumado. Por isso precisamos facilitar a adaptação deste pequeno ser que necessita de outras pessoas para sobreviver e garantir o seu bem estar.
São as mãos de um adulto que proporcionarão segurança ao recém nascido.  Ao segurar um bebê, necessitamos passar a ele toda a segurança e tranquilidade possível, para que ele sinta-se em equilíbrio e “seguro”.
 A base da personalidade estará sendo bem assentada se o bebê for segurado de uma forma satisfatória.
Segurar bem a cabeça do bebê, evitando deixá-la pender para traz nos primeiros meses é muito importante.

5- Tocar o corpo do bebê

O toque é fundamental para o desenvolvimento físico e psíquico do bebê e é essencial para a sua adaptação ao mundo.
Seja ao trocar as fraldas dos bebês, ao dar banho ou até mesmo numa rotina de massagem, o toque amoroso em qualquer fase em que esteja o bebê contribui bastante para o seu desenvolvimento físico, psíquico e motor . Existem estudos que nos mostram que os bebês que tiveram seus corpos tocados e explorados ou massageados foram beneficiados como por exemplo o aumento de peso, dentre outros benefícios relacionados ao desenvolvimento psicomotor.
Nos primeiros meses, é conveniente deixar o bebê envolto no berço por “rolinhos” de cobertor ou almofadas, para que ele possa tocá-los quando se movimenta, isto é uma forma dele sentir-se acolhido, aninhado, facilitando sua adaptação ao mundo em que vive.

Fonte: Psicóloga Cynthia Boscovich

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: