Selected a language:

Os cuidados com as mãos: Como tratar, tirar manchas e rejuvenescê-las


As mãos, assim como o pescoço, são áreas do nosso corpo que raramente escondem a idade. Quem já não reparou em pessoas com rostos lindos e bem cuidados, mas quando olhamos para as mãos... que susto. Muitas pessoas se esquecem do cuidado com as mãos, elas falam tanto quanto nossa boca. Gesticulamos, apontamos, levamos com ela o alimento para a nossa boca, seguramos copos e tacas de champanhe, assim elas participam muito do nosso dia a dia. Então merecem todo o nosso cuidado e carinho explica o dermatologista da Clinica Visia em São Paulo Dr. Claudio Mutti.


As mãos também sofrem com o processo de envelhecimento, assim a sua pele fica mais flácida, manchada, o dorso apresenta com o passar do tempo uma diminuição de gordura, revelando os tendões e veias, dando um aspecto senil.  Mas existem tratamentos para torná-las mais jovens e bonitas. Esses tratamentos podem ser associados ou não, dependendo da necessidade de cada caso.


Os Peelings são ácidos com propriedades de renovação da pele e retirar as manchas.Praticamente todos os peelings que são feitos no rosto podem ser feitos nas mãos. Um dos peelings mais usados é a pasta de ATA (ácido tricloroacético – que pode ser líquido ou em pasta) garante uma distribuição homogênea na região a ser tratada. O resultado é uma descamação da área, promovendo uma renovação celular e o clareamento da mão ressalta Dr Claudio Mutti.


Segundo o dermatologista, a Lipoenxertia (enxerto de gordura para as mãos) é indicado para as mãos flácidas, ossos aparentes, veias e tendões visíveis com anestesia local ou troncular (bloqueio dos nervos que vão para as mãos) e sua internação é de day hospital (paciente faz o procedimento e vai embora para casa).Tem o inconveniente a necessidade de aspiração de gordura de outro local e o pós- operatório desta região também. A gordura implantada pode ser reabsorvida em parte (ate 40 a 60%), mas sempre bom lembrar que parte da gordura vai persistir, conferindo aparência melhor do que estava antes do procedimento.


 No caso da Bioplastia das Mãos é feita no próprio consultório, com anestesia local. Através de uma pequena cânula e introduzido uma substancia que devolvera o volume perdido nas mãos. A substancia a ser utilizada poderá ser o acido hialuronico ou o PMMA (polimetilmetacrilato). O efeito e imediato, tirando o aspecto de Mao envelhecida, com veias e ossos aparentes. O aumento do volume também melhora a flacidez das mãos afirma o dermatologista Dr Claudio Mutti.

Já o  Sculptra  é utilizado como estimulante de colágeno local que consiste de uma substancia que induz a formação de colágeno local, melhorando a qualidade da pele, diminuindo a flacidez, dando um aspecto mais jovem. São feitas três sessões uma a cada mês, o efeito não e imediato como o do preenchimento, mas da um resultado satisfatório.

O laser de infravermelho como Laser Titan, Nir, Tight-Skin atua estimulando a formação de colágeno local, melhorando a flacidez, o aspecto craquelado e deixando as mãos mais sedosas com aspecto mais jovem . O Laser de CO2 fracionado, a Luz pulsada, são procedimentos indicados para o tratamento das manchas da Mao causadas pelo envelhecimento e exposição solar. As manchas podem ser retiradas ou amenizadas melhorando o aspecto das mesmas. Após as sessões de laser e indicado o uso de luvas de proteção para evitar a exposição solar e assim ter um resultado mais satisfatório. São realizadas pelo menos três sessões com intervalo mensal entre as sessões.


Algumas orientações  para retardar o envelhecimento das mãos do dermatologista Dr Claudio Mutti:

1-Uso constante de protetor solar, o que muitos esquecem, passam no rosto e esquecem pescoço colo braços e mãos.

2-Se manipular produtos químicos, use sempre luvas.

3-Usar hidratantes nas mãos, de preferência sempre após lavá-las.

4-Tudo que usar no rosto, menos a maquiagem, poderá ser usado nas mãos.

 

FONTE: Dr. Claudio Mutti, dermatologista e médico estético da clínica Visia em São Paulo.
 

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    divina
    06/12/2011 21:37

    gostaria de emcontrar um bom creme para as maos as minhas sao muinto resecadas e com manchas me de uma dica obrigada

  2. #2
    Aristocléia Rosa
    02/02/2012 00:32

    Tenho vergonha das minhas mãos tem manchas escuras gostaria de fazer algo para tirar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: