Com todos esses desastres climáticos acontecendo, a impressão que temos é que o mundo está se acabando aos poucos. Porém, o que devemos ter em mente, é que uma das causas pode sim ser culpa do homem.
Temos que dar mais atenção ao nosso planeta, ele está pedindo socorro!
Pensando nisso, a rede WWF criou uma iniciativa chamada Hora do Planeta, na qual incentiva cidadãos, empresas e governos a apagarem as luzes por uma hora, mostrando assim o seu apoio as alterações climáticas.
Em 2010, atingiu um recorde de 128 países e territórios participantes, número jamais alcançado antes. Edifícios e monumentos icónicos de todo o mundo (da Ásia ao Pacífico passando pela Europa e África e ainda Américas) ficaram às escuras para iluminar esta ideia. Pessoas de todo o mundo e de todas as esferas da vida social desligaram em uníssono as luzes e uniram-se nesta celebração e contemplação da única coisa que temos em comum: o Planeta Terra.
Por quê apagar as luzes?
Antes de mais nada, há que ter consciência que apagar as luzes por uma hora é meramente um gesto simbólico, mas que pode ser representativo para elevar a conscientização de todos para um problema que é, igualmente, de todos: as alterações climáticas.
A verdade é que este simples gesto, tem despertado em todo o mundo compromissos capazes de ir marcando a diferença numa base diária contínua e tem levado a uma verdadeira mudança de hábitos de vida de cidadãos, empresas e governos.
Assim, apagar as luzes:
- É mostrar que estamos preocupados com o aquecimento do planeta e queremos dar nossa contribuição, influenciando e pedindo acções de redução das emissões e de adaptação às mudanças climáticas, combatendo a desflorestação e conservando os nossos ecossistemas;
- É um incentivo ao diálogo dos manifestantes entre si e entre esses e os governos e empresas;
- É um acto que simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência, responsabilidade e de forma sustentável.
Faça sua parte!
Vamos participar! Hora do Planeta - Sábado, 26 de março de 2011 de 20h30 a 21h30.
FONTE: WWF
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(