Selected a language:

Salve o planeta: Economize energia nesse Verão

Cuidado com o consumo excessivo de energia elétrica no verão

O verão é a estação em que se registram os maiores índices de consumo de energia elétrica durante todo o ano.

Isso porque equipamentos como ar-condicionado, ventilador, geladeira e freezer são utilizados de forma praticamente contínua devido ao calor, o que termina não só pesando no bolso dos consumidores, mas também prejudicando o meio ambiente.

As dicas abaixo são úteis para reduzir estes prejuízos. Os cuidados devem ser observados tanto na hora de escolher quanto na hora de adquirir os equipamentos elétricos.

No Portal “Eficiência Energética” da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, é possível encontrar mais informações sobre consumo consciente de energia elétrica.

O site (www.rge-rs.com.br/eficienciarge) oferece ainda informações sobre o Programa de Eficiência Energética (PEE) da RGE (requisitos, como solicitar a inclusão no Programa, projetos já realizados, objetivos e vantagens), sobre consumo de energia (como fazer a leitura da sua conta de luz, simulador de consumo e onde pagar a sua fatura), e dicas úteis de como utilizar e economizar a energia elétrica de forma consciente.


Dicas de redução de consumo de energia no verão:

- Reduza o consumo de energia principalmente nos horários de pico, entre às 18h e às 21h. Isso porque estão funcionando ao mesmo tempo, além das fábricas, a iluminação pública, a iluminação residencial, vários eletrodomésticos e a maioria dos chuveiros.

- Durante a vigência do Horário de Verão, aproveite a iluminação natural, deixando janelas, cortinas e persianas abertas;

- Dê preferência às lâmpadas fluorescentes, pois duram mais e gastam menos. Apague sempre a luz nos ambientes desocupados;

- Na hora de adquirir equipamentos verifique se possuem o selo do Procel, uma espécie de certificação que indica ao consumidor os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética.

- Equipamentos como TVs, DVDs, CD players e micoondas devem ser desconectados da tomada quando não estão em uso. Além de economizar energia, a medida é importante para evitar danos caso ocorram apagões. Lembre também que aparelhos desligados apenas pelo controle remoto ficam em stand by, consumindo energia. Desligue na tecla power (liga/desliga) do próprio aparelho.

Refrigeradores e freezers
Estes equipamentos não devem ficar expostos à luz do sol ou próximos ao calor do fogão ou da máquina de lavar pratos. A borracha de vedação da porta destes equipamentos deve estar sempre em bom estado, evitando a fuga de ar frio. Abra a porta da geladeira apenas quando tiver decidido sobre qual alimento você esta buscando evitando assim que a porta fique muito tempo aberta e o ar gelado saia.

- O degelo também é importante. Não deixe o gelo atingir a espessura de 0,5cm, pois isso aumenta o consumo de energia. Mantenha os aparelhos distantes da parede, possibilitando circulação de ar e nunca utilize a traseira do refrigerador para secar panos e roupas. Isso eleva o consumo de energia.

Condicionador de ar
- Com o aparelho ligado, mantenha portas e janelas bem fechadas. Instale um termostato programável, pois ele permite que você escolha quando é necessário que seu cômodo seja resfriado. O ventilador consome 20% menos energia do que o condicionador de ar e é uma ótima opção para os dias não muito quentes.

Máquina de lavar roupa e secadora
- Economize água e energia elétrica lavando, de uma só vez, a quantidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Consequentemente, seque tudo também de uma só vez. Utilize a dosagem correta de sabão especificada pelo fabricante, para não repetir a operação "enxáguar”. Também limpe com freqüência o filtro da máquina de lavar.

Ferro elétrico
Acumule a maior quantidade possível de roupas, passando todas de uma só vez. Comece pelos tecidos que exigem temperaturas mais baixas e, sempre que interromper o serviço, desligue o aparelho.
 

 

Ilustração - Chamada: Pixomar,FreeDigitalPhotos.net

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: