Os problemas cardiovasculares – que afetam o sistema nervoso central, o coração e as artérias periféricas - são a principal causa de mortes no Brasil, seguidos do câncer, acidentes de trânsito e homicídios. O AVC (acidente vascular cerebral), o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca são os problemas cardiovasculares mais comuns. “Eles são resultados de predisposição genética, hábitos de vida inadequados como fumo e sedentarismo, hipertensão arterial, obesidade, diabetes e distúrbios de gordura no sangue como colesterol elevado”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli.
O médica aponta que o colesterol alto aumenta e muito as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, em especial quando os níveis do colesterol LDL são os que estão acima do normal. “O LDL possui partículas menores e de baixa densidade, que conseguem penetrar nas camadas da artéria coronária e a entopem, causando principalmente o infarto do miocárdio e o AVC. Por isso as mudanças na alimentação são fundamentais para equilibrar os níveis de colesterol”, ressalta.
Buscar alimentos mais saudáveis e tirar da dieta os vilões do colesterol é fundamental para não fazer parte das estatísticas de morte por doenças cardiovasculares. “O Fungui Pleurotus, por exemplo, fungo que faz parte da família do Shiitake e inclusive possui as mesmas propriedades que o Shiitake, porém é mais carnudo, tem como benefício à redução do colesterol, é eficiente no tratamento de inflamações, infecções causadas por vírus, diabetes e tem potencial para prevenção de tumores cancerígenos”, esclarece.
O fungo é um alimento rico em proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas B,C,D,e E, fibras, baixo nível de açúcar e de gordura e é uma boa fonte de sais minerais como ferro, potássio, cálcio e fósforo.
Ele possui mais propriedades nutricionais que a cenoura, a batata, o tomate e o milho e fortalece o sistema imunológico. “O alimento é nutritivo e pode fazer parte de diversos pratos”, afirma o empresário Alexander Bonetti, da San Marco Alimentos, que importa os alimentos da DelSanto com exclusividade para o Brasil.
Segundo Bonetti, a DelSanto é uma empresa italiana que fabrica alimentos sem conservantes, amidos, aditivos químicos, salmoura ou glutamato. São hortaliças e fungos conservado de forma natural, com óleo de girassol e especiarias. “O Fungui Pleurotus DelSanto, conhecido como shiitaki europeu, é conservado apenas em óleo de girassol, preservando todo o seu sabor original”, reforça o empresário.
Os alimentos passam por um processo de esterilização, são pasteurizados e embalados em sachês de alumínio ou em potes de vidro. A qualidade é garantida pela certificação ISSO 9001 e autorização do Ministério da Saúde da Itália. “Tudo é atestado, do começo ao fim da produção. Sem contar a tecnologia avançada utilizada no processo”, acrescenta.
O Fungui Pleurotus DelSanto pode ser consumido com risotos, pizzas, saladas, sopas, strogonoff e diversos tipos de molhos. A iguaria ainda pode ser servida como guarnição em vários pratos, acompanhar carnes e grelhados. “Ele possui sabor exótico e refinado e incrementa o cardápio de restaurantes e também de quem gosta de cozinhar”, finaliza Bonetti.
Por: Dr. Maximo Asinelli
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(