Selected a language:

A comida do verão: Médico dá dicas de alimentação saudável na estação mais quente

É verão, época imprópria para consumir alimentos pesado durante as refeições . Se você é daqueles que não abrem mão desses alimentos gordurosos e altamente calóricos só há uma coisa a fazer, controlar a ingestão deles. " Estes alimentos podem levar a um transtorno alimentar que vai de uma simples gastroenterocolite (com náuseas , vômitos e diarréias) até quadros mais graves com desidratação e infecção intestinal necessitando em alguns casos de internação hospitalar ", afirma o cirurgião gástrico, Gerson Gomes da Silva.

Há ainda, o risco de contaminação de alimentos seja pelas condições climáticas desfavoráveis, seja pelo manuseio inadequado do alimento com quebra da cadeia quente-frio. "É importante observar bem, o estado dos alimentos frescos, a data de validade de alimentos industrializados, a características das embalagens se não estão violadas, rompendo assim o mecanismo de segurança de conservação", acrescenta o Dr. Gerson.

Para identificar o grau de infecção alimentar é preciso estar atento a alguns sintomas.

Casos mais leves

- Refluxo gastro-esofágico: ázia, náuseas, eructação, distenção abdominal;

- Gastroenterocolites - se caracterizam por dispepsia como os do refluxo mais os quadro intestinais como, distensão abdominal, dores abdominais tipo cólicas, flatulência, diarréia;

- Dor Torácica - muitas vezes se confunde com o infarto levando o paciente, invariavelmente, ao pronto socorro, principalmente os portadores de Doença do Refluxo Gastro-esofágico.

Casos mais graves

É quando há a concomitância de infecção, podem surgir calafrio, febre, muco e sangue nas fezes;

- Desidratação - pode acometer mais facilmente crianças e idosos que estão mais suscetíveis a sintomas como sonolência, tontura, confusão mental e desmaios.

Prevenção

Neste período as medidas preventivas para uma boa saúde, incluem hidratação com suco de fruta, água e substâncias isotônicas e água de coco entre outros. Deve-se evitar lugares muito aquecidos e roupas que dificultem trocas do calor com o meio ambiente. Evitar o uso abusivo de bebidas, principalmente as destiladas, as de maior teor alcoólico irritam o aparelho digestivo.

A composição do cardápio também é importante, evitando alimentos que sabidamente são agressores do tubo digestivo quando associados entre si, como carne de porco, molhos, queijos gordurosos, castanhas, doces com adição de gordura.

Não devemos incluir volumes nas refeições e sim porções menores fracionadas durante o dia, consumidas com uma boa mastigação em intervalos regulares. Comer com pressa não faz bem a ninguém.

"Os pacientes portadores de doenças gastroenterológicas, diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doenças metabólicas, dislipidemias, hiperuricemias, gota, doenças auto-imunes, alergias, bem como aqueles que apresentem doenças que se caracterizam por intolerância alimentar tais como os celíacos e aqueles que não podem consumir leite e seus derivados devem procuram orientações de seus médicos e nutricionista para evitar surpresas desagradáveis e garantir uma ceia farta de saude", conclui Dr Gerson Gomes.

Por Gerson Gomes - cirurgião do aparelho digestivo.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    BOVYEIcrXz
    26/02/2012 05:06

    Nao vivo no Japao, mas tenho ienmsa vontade em conhecer. A cultura para mim e muito interessante. Adorei essas dicas para emergencias pois podem ser usadas em diversas sutuacoes, vou com certeza ter tambem uma mochila com itens importantes. Tambem gostei muito das explicacoes de como preparar obento. Acho lindo e deve ser tambem gostoso, preciso fazer minha filhinha se alimentar melhor, e essa e uma ideia excelente.Vou voltar aqui sempre para ler as dicas de voces.Abracos

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: