Selected a language:

Calendário Zen: Município de Sorocaba vai plantar 50 mil árvores em uma hora

O mega plantio vai envolver cerca de cinco mil pessoas e a proposta é que cada uma plante 10 mudas na ação, que deve durar 60 minutos

O município de Sorocaba, no estado de São Paulo, será protagonista de uma iniciativa louvável e que serve de exemplo a outras cidades brasileiras. Na manhã de 5 de dezembro, a população sorocabana terá um desafio dos mais importantes. Junto com a Prefeitura, os cidadãos interessados vão plantar nada menos que 50 mil árvores em apenas uma hora, tempo estimado para a mega-ação em prol do meio ambiente da cidade.

O plantio vai acontecer a partir das 9h em áreas públicas da região do Jardim Santa Marina e em alguns pontos das margens do Rio Sorocaba, na Zona Norte da cidade. A ação do Poder Público municipal faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores até 2012. A proposta é reunir ao menos cinco mil pessoas da sociedade civil para o plantio, onde cada uma terá de plantar 10 árvores em uma hora.

“A nossa ideia é envolver uma grande parcela da sociedade nesse plantio. Para isso, convido a população, as entidades e as empresas da nossa cidade para que participem com a gente desse grande desafio e, assim, atingirmos nossa meta de elevar em 25% a cobertura arbórea da cidade”, destaca o prefeito Vitor Lippi. Sorocaba possui atualmente cerca de 200 mil árvores na área urbana.

“Com essa iniciativa, vamos beneficiar a população da Zona Norte, que aparece em nosso Plano Diretor como a região de menor índice de arborização”, explica a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho. “Vamos contribuir com o microclima da região, propiciando um melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar, proteção dos corpos d'água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer”, completa.

Para isso, a equipe da Sema definiu as áreas e as espécies a serem plantadas e também será a responsável por capacitar 50 monitores e 10 supervisores que vão coordenar os participantes do plantio no dia da atividade ecológica. A capacitação teve início no último dia 12, no auditório da Biblioteca Municipal.

A Secretaria de Parcerias está organizando toda a questão logística da mobilização das entidades, empresas e da população em geral. A Secretaria de Planejamento e Gestão e a Urbes – Trânsito e Transportes estão organizando a logística de trânsito e ações, como a disponibilização de ônibus para entidades e grupos, locais e horários de chegada, entre outras questões.

Toda a infraestrutura necessária, limpeza da área, preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, tutores, insumos e coordenação operacional será realizada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe).

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seobe, Aroldo José Pinto, serão plantadas mudas de espécies nativas da região, como o cedro rosa, ingá, angico, peroba rosa, jequitibá, amora, pitanga, araçá, jaca e goiaba. “Como estamos plantando em uma Área de Preservação Permanente (APP), serão plantadas 30% de frutíferas e 70% de nativas”, explica Jussara.

“Com esse mega plantio, vamos reflorestar alguns pontos das margens do Rio Sorocaba, incrementando a flora do local. Como as árvores são de espécies nativas da região, elas serão facilmente adaptadas ao solo e ao clima da nossa cidade”, explica Aroldo. Em média, as mudas estão com 50 centímetros de altura, mas algumas chegam a até 2 metros. Todas as mudas frutíferas foram produzidas no viveiro de mudas da Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro”, programa desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Seobe, em parceria com o órgão estadual. Já as mudas de nativas foram, em grande parte, produzidas numa parceria da Sema com a Universidade de Sorocaba (Uniso).

As pessoas interessadas em participar do evento devem se cadastrar gratuitamente enviando um e-mail para [email protected], e informar o número de participantes. Para grupos fechados com mais de 15 pessoas, a Prefeitura disponibilizará transporte.
 
Mais informações pelo telefone (15) 3238-2131 – Falar com Fernando Dini ou Maurício Campanati
 

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: