Selected a language:

Hora do banho: Que maravilha!

O banho diário é uma ótima oportunidade para recuperar sua energia. Ele ajuda a aliviar o estresse, o cansaço e as tensões do dia-a-dia. Além disso, o banho pode ser um momento de prazer e de cuidar de sua beleza. Basta adicionar ingredientes como esfoliante corporal, bucha vegetal, óleos corporais, sabonetes líquidos cremosos, aromas diversos e incorporar massagens. É bastante importante e prazeroso também hidratar a pele após o banho.


Banho Quente

Água muito quente prejudica a pele. Nos dias mais frios, além da temperatura da água ser mais elevada, tendemos a ficar mais tempo embaixo do chuveiro. O problema é que esses banhos — apesar de deliciosos — ressecam a pele, que já sofre com o vento e a baixa temperatura.

O banho muito quente e prolongado retira o manto hidrolipídico, a camada natural de proteção da pele feita de água e gordura, especialmente quando combinado ao uso de bucha e sabonete comum.

O ideal é que a água seja sempre morna, que o banho não ultrapasse 20 minutos e que se use sabonetes neutros e hidratantes.

Mas se você não abre mão do banho quente e sua pele resseca muito, experimente os conhecidos óleos para banho no corpo antes de entrar no chuveiro. Eles podem ser aplicados na pele momentos antes da chuveirada, e o excesso será retirado no banho. Após o banho, restará uma película lubrificante, com leve brilho, que permanecerá protegendo sua pele. Procure os que combinam óleos de amêndoa, avelã, macadâmia ou semente de uva.

Outros Tipos de Banhos
Banhos hidratantes, desintoxicantes e relaxantes deixam a pele hidratada, revitalizada e renovada. Além disso, tem poderes anti-estresse, de eliminar dores, promover bem-estar e, claro, de deixá-la muito mais bonita.

Banho Hidratante

Durante o banho, a pele está mais receptiva e absorve melhor as substâncias ativas. As melhores plantas para suavizar, hidratar, nutrir e limpar são: camomila, calêndula, amor-perfeito, menta, flor de sabugueiro, rosa e flor de laranjeira.

Os sabonetes devem ser bem cremosos e hidratantes, envolvendo o corpo todo em espumas perfumadas que lavam e lubrificam. Em barra ou líquidos, procure os que são ricos em silicone, óleos lubrificantes (amêndoas, avelã, germe de trigo, abacate e castanha) nutritivos e suavizantes.

Banho Desintoxicante

O banho desintoxicante favorece a dissolução e expulsão das impurezas e uma desintoxicação natural do corpo. Ele é feito através da imersão em uma combinação de ervas medicinais, e o efeito é cientificamente comprovado.

Antes de entrar na água, deve-se passar um emoliente no corpo. O banho faz com que os poros se dilatem e as ervas penetrem, movimentando os líquidos intersticiais, expulsando ácidos e xantinas, diminuindo a taxa de adrenalina e promovendo uma desintoxicação efetiva. A exata combinação das ervas, o tempo e a temperatura são criteriosos e ajustados de acordo com a pressão sanguínea — de acordo com as necessidades de cada um. O resultado pode ser visto imediatamente com a mudança do aroma e da cor da água, que às vezes se torna turva.

Além de uma melhora em todo o metabolismo, o banho traz alívio de dores musculares, dores de cabeça, problemas circulatórios, queda de cabelo, insônia e auxilia no tratamento de odores, na obtenção de melhora da textura da pele e do brilho dos olhos. Uma vez o organismo desintoxicado, a mente se torna mais clara, favorecendo a memória e a atenção.

As algas usadas são ricas em sais minerais e micro-elementos que hidratam, protegem, esfoliam, tonificam, rejuvenescem e estimulam a circulação. Os óleos essenciais utilizados auxiliam no equilíbrio do metabolismo e do estado emocional durante o período de regimes de emagrecimento.

Banho Relaxante

Um banho relaxante consegue desfazer o estresse do dia-a-dia e proporciona relaxamento e tranquilidade. As ervas combinadas, proporcionam descontração muscular, revitalizam e oferecem um sono de maior qualidade.

Um bom banho pode ser ainda mais relaxante se combinado com outros ingredientes que favorecem a pele. Uma boa dica é acompanhar o seu banho de banheira com um delicioso chá. Além da sensação reconfortante, você também poderá usufruir das capacidades terapêuticas de cada planta. A camomila, por exemplo, é indicada para relaxar.

Um banho relaxante deve incluir espumas de banho, óleos aromáticos, pétalas de flores, de preferência em uma banheira espaçosa.


Ofuro

O ofuro é um banho com água quente deliciosamente perfumada. A água pode ser temperada com ervas, flores, sais e óleos essenciais. Além destas substâncias adicionadas à água, o efeito do banho depende também da ação da temperatura da água na pele. Como o nosso organismo é composto de 70% de água, ao entrarmos em uma banheira de ofuro, por mecanismo de transmissão térmica, há um aquecimento em nosso corpo, que acelera o coração e provoca uma vasodilatação. Consequentemente, o fluxo sangüíneo aumenta, o que melhora a oxigenação das células, intensificando os movimentos respiratórios e provocando transpiração e liberando toxinas do corpo.

É um banho ideal para aliviar tensões e dores musculares, provocando relaxamento profundo do sistema nervoso, e ativando a circulação sanguínea e linfática — ideal para quem sofre de insônia, stress e nervosismo.

 

fonte: site beleza e saude
 

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Deise
    03/10/2010 14:43

    Adorei as dicas de banho, realmente uma maravilha.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: