Selected a language:

Mulher moderna: O que não falta na bolsa

As dez coisas que você não precisava há dez anos, mas que agora são imprescindíveis.

 

É praticamente impossível contar quantas foram as inovações que surgiram só nesses últimos dez anos. Mas o fato é que já foi tempo suficiente para uma completa revolução em nosso dia a dia. Confira uma lista com itens básicos sem os quais muita gente não consegue viver:

 

1. Netbook

Quem precisa ter uma ferramenta de trabalho disponível o tempo todo – ou mesmo quem não se dá muito bem com papéis e caneta – pode contar com uma das mais recentes invenções da informática. Os netbooks não têm a mesma desenvoltura que um computador convencional ou um notebook, mas contam com a vantagem de serem menores e mais leves, o que os torna bem mais práticos de carregar. É praticamente impossível sentar em um café e não ver pelo menos umas duas ou três pessoas utilizando o seu!

 2. Tecnologia 3G

Localizar e poder conversar a qualquer momento com alguém da família, com os amigos ou a negócios, estar conectado à internet 24 horas por dia, realizar chamadas com transmissão de imagem em vídeo e fazer downloads. Esses são alguns dos benefícios de um dos mais significativos avanços tecnológicos da década, que pode ser acoplada a um celular ou notebook, por exemplo. Desenvolvida desde 1999, a primeira rede de transmissão 3G completa só surgiu em 2006, no Japão. Em muitos países, como o Brasil, a cobertura das redes ainda está em franca expansão.

 3. Filtro solar

Quem não se emocionou com aquele vídeo “Use filtro solar” (Wear sunscreen, no original em inglês), que circulou por toda a internet? Acredite, isso aconteceu em 1999. Nesse momento, estavam em alta estudos que comprovavam a eficácia dos protetores solares contra os efeitos nocivos da exposição ao sol. Desde então, as discussões sobre aquecimento global e buracos na camada de ozônio, por exemplo, só aumentaram e esse item se tornou ainda mais necessário. Use filtro solar!

 4. Pen drive

A necessidade de armazenar dados em mídias portáteis já é uma necessidade antiga. Mas foi somente por volta do ano 2000 que o pen drive como conhecemos finalmente conseguiu substituir os antigos disquetes e CD´s. A invenção, que hoje comporta até 64 MB, foi patenteada pelo israelense Dov Moran, dono da antiga MSystems, comprada pela Sandisk. E quase todo mundo tem pelo menos um!

 5. Produto higienizador para as mãos

A importância de manter as mãos sempre limpas para evitar a contaminação por organismos que causam doenças já é velha conhecida. Mas foi somente em 2009, quando o vírus H1N1 causou preocupação no mundo inteiro, que produtos como álcool gel e outros higienizadores se popularizaram. E já existem alternativas, como o Soapex Espuma antisséptica, que além de higienizar e combater o vírus da Influenza A, tem a vantagem de não ressecar as mãos ou prejudicar o esmalte das unhas, por exemplo. Não pode faltar na bolsa, principalmente durante o inverno!

 6. Câmera digital

Os primeiros estudos na direção das imagens digitais ocorreram durante a corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética, na Guerra Fria. Já a tecnologia próxima à que utilizamos hoje só surgiu no final da década 1980, patenteada pela Kodak. Porém, foi somente nos anos 2000 que os preços tornaram-se acessíveis e as câmeras digitais ganharam popularidade. E basta registrar todos os momentos da vida!

 7. GPS

Dificilmente quem usa um aparelho de GPS, Sistema de Posicionamento Global, se perde no meio do caminho. Outra invenção surgida na época da Guerra Fria, esse aparelho permite que seu usuário se localize e trace rotas, por exemplo, por meio de sinais enviados via satélite. O aparelho já estava disponível aos civis desde 1995, mas o sinal que era transmitido era propositalmente distorcido. Foi somente em 2000, por decreto do ex-presidente norteamericano Bill Clinton, que a transmissão passou a ser mais precisa. Agora, todo mundo consegue se achar!

 8. Camisinha feminina

Mesmo sendo uma invenção mais antiga – já havia versões disponíveis na Europa em 1992 –, esse tipo de preservativo só passou a ser mais fortemente difundido recentemente. Em 2005, a camisinha feminina também passou a ser distribuída de graça pelos governos ao redor do mundo, a pedido da YMCA (Associação das jovens mulheres cristãs, na tradução da sigla em inglês), sob a alegação de que este seria o único método de prevenção contra DSTs que as mulheres podem controlar. Tem que se proteger mesmo!

 9. Barra de cereal

Uma mistura de aveia, mel, nozes e frutas secas, a granola é, na verdade, uma invenção do século XIX. Já as populares barrinhas de cereais, itens indispensáveis para quem quer um lanchinho rápido ou controlar o peso, passaram por um grande boom nos anos 2000, conforme cresceu a preocupação com hábitos saudáveis. Fome pra quê?

 10. Chapinha portátil

É difícil encontrar uma bolsa de mulher que não possua uma nécessaire básica. Lá estão itens que vão desde o mais simples batom aos mais sofisticados cremes antiidade e maquiagem à prova d’água. Desde 2009, porém, existem versões em miniatura das chapinhas, que permitem cuidados como o alisamento dos cabelos durante o intervalo no trabalho, na academia ou mesmo na balada. E dá-lhe lisos!

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: