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Vício de trabalho?: Veja 11 maneiras criativas para não se tornar um workaholic

Ouvimos histórias de pessoas que "queimam o óleo da meia-noite" no escritório, ou sobre as pessoas que nunca tiram férias. Trabalhar muito não significa que você merece uma estrela dourada.

Trabalhar muito pode diminuir a sua produtividade, deixá-lo criativamente drenado, e abalar as relações com amigos e familiares. Não me interpretem mal, não há nada de errado em trabalhar duro em projetos que você ama. No entanto, é essencial fazer pausas. Se você está trabalhando em casa ou em um ambiente de escritório é essencial para nutrir o seu espírito criativo.

Abaixo estão algumas maneiras criativas para não se tornar um workaholic:

1) Definir limites claros
Verifique se o seu horário de trabalho é consistente. Por exemplo, se você trabalha oito horas, certifique-se de deixar o escritório no horário. Não fique até mais tarde.

2) Dormir o suficiente
Ficar acordado até tarde para trabalhar em um projeto e, em seguida, levantar-se às 5h para ir para o escritório não é uma boa estratégia. Falta de criatividade, diminuição da moral e irritabilidade são alguns traços de pessoas que ficam sem dormir.

3) Desconectar da internet
Trabalhar não requer uma ligação à internet. É incrível o que pode acontecer quando você sai de trás da tela do computador ou dispositivo móvel. A maioria de minhas ideias vem quando estou tomando banho ou em uma caminhada.

4) Passar algum tempo com a natureza
Passar o tempo em contato com a natureza é uma ótima maneira de reduzir o estresse, desligar das preocupações diárias de trabalho e mensagens recebidas. Separe um tempo em sua vida diária para ir lá fora. Não há necessidade de pressa.

5) Arranjar tempo para amigos, família e seu parceiro
Se você está trabalhando demais, você provavelmente sacrifica o tempo com amigos, família e seu parceiro de vida. Fazer o trabalho que você ama é extremamente importante, mas pense nas pessoas que te amam. Quando você está com sua família, amigos e parceiros de vida, realmente esteja lá. Faça um esforço para estar presente.

6) Comer bem
Um efeito colateral de trabalhar muito é comer mal. Inclua legumes e cereais integrais. Antes de sair para o escritório, prepare um saudável café da manhã e almoce bem. Mais importante ainda: não coma enquanto está trabalhando. Saboreie a sua comida e aprecie cada mordida.

7) Encontrar um hobby
Cultive um hobby, de preferência algo que não dizem respeito ao seu trabalho do dia. Um passatempo deve ser algo que lhe traga alegria, algo que você pode se perder e encontrar o seu fluxo.

8) Ouvir o corpo
Se você está trabalhando demais você vai começar a sentir cansado, irritado e apático. Todos esses sintomas são um sinal de que você precisa desacelerar. É essencial ouvir o seu corpo. Quando você ouvir o seu corpo, você saberá quando o doente ou só precisa de algum descanso extra.

9) Questionar constantemente seus objetivos e finalidade da vida
É importante reavaliar seus objetivos, a finalidade da vida e comportamentos. Por exemplo, se você sempre fica até tarde no escritório, pergunte-se:
• Por que eu estou fazendo isso?
• Qual é o objetivo final?
• São os meus comportamentos saudáveis?

10) Continue a cultivar hábitos saudáveis
Desenvolver hábitos saudáveis não é algo que acontece durante a noite. Ao trabalhar em uma pequena mudança de comportamento diário, você pode fazer grandes mudanças a longo prazo. Por exemplo, ao invés de verificar seu e-mail a cada cinco minutos, comece a verificar três vezes por dia.

11) Equilíbrio entre vida profissional e familiar
Contato com amigos e familiares pode ser uma terapia. Nós só temos uma vida. Assim, viva bem e cuide de si mesmo.

Por Tammy Strobel – do blog Zen Habits.


 

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