Selected a language:

ALIMENTAÇÃO:: Culinária evolutiva

O conceito de culinária evolutiva é uma resposta prazerosa às minhas próprias ansiedades, como ser humano vivo e atuante no terceiro milênio. Através da história de nossa civilização, o alimento foi sempre uma linguagem importante na expressão do homem, individualmente ou em sociedade.

Celebração
Não há festa ou encontro sem comida: o alimento faz parte de nossa celebração, de nosso protesto, de nossa alegria ou angústia. Por outro lado, o alimento que escolhemos é uma resposta de nosso organismo ao chamado da evolução. O corpo do homem evolui e se adapta como resposta às exigências e ofertas do ambiente, do qual o alimento é parte essencial.
Neste momento de nossa história, a ênfase no racional muitas vezes nos ensurdece ao chamado da intuição. Nosso alimento é, muitas vezes, a resposta a um falso estímulo, condicionado pela educação e por hábitos arraigados da sociedade que não correspondem mais à nossa realidade.
É preciso traduzir então, nos alimentos que comemos, nossa consciência ecológica e espiritual mais desperta, nosso mergulho na riqueza energética e mágica que nos cerca, nestes tempos de um novo homem, de uma nova consciência, de um Planeta Terra, em breve, renovado e vivo. Mas, você dirá, e o prazer em tudo isso? Será que temos de nos limitar para sempre a um montinho de folhas sem sabor, a uma vida sem doçura, a uma consciência elevada mas sem delícias?

A culinária evolutiva
Como cozinheira, este temor me acompanhou na trajetória de transição para uma alimentação vegetariana, saudável, sem aditivos, gorduras ou drogas naturais, como açúcar e café, que costumavam dar sabor à vida... Através da culinária evolutiva descobri estas delicias que, a partir de hoje, ofereço a vocês, leitores, nesta coluna. A receita de hoje é só pra dar o gostinho...
Estou em processo constante de criação e canalização e sua resposta, sua experiência e sua opinião são essenciais para o desenvolvimento deste trabalho!


Tortinhas de Laranja

Ingredientes
Massa: 1 xícara de farinha de centeio, 1 gema, 50 gramas de tofu firme, uma pitada de sal
Recheio: 1 banana, 80 gramas de tofu, 2 laranjas picadas com a pele, casca de ½ laranja, 3 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de agar-agar em pó dissolvido e fervido em ½ xícara de água, tirinhas de damasco seco

Modo de Fazer
Massa: misturar a farinha com o tofu e o sal até obter uma mistura esfarelada. Acrescentar a gema e amassar bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Abrir com o rolo numa superfície enfarinhada até a massa ficar fina, com 2 ou 3 mm de espessura. Com a massa bastante enfarinhada para não grudar, colocar nas forminhas (sem apertar) e levar ao forno médio para assar por 30 minutos, tomando o cuidado de não deixar tostar muito, para que a massa fique macia.
Recheio: bater os ingredientes no liquidificador, acrescentando por último o agar-agar dissolvido, já depois de ter tirado as forminhas do forno e desenformado. Rechear as forminhas imediatamente depois de bater o recheio, pois o agar- agar começa a endurecer rápido. Enfeitar com as tirinhas de damasco. Dá aproximadamente 10 tortinhas.

Cada porção contém: 123 calorias; 10,6% de gordura; 79,3% de carboidratos; 10,1% de proteína
1,5 g de gordura; 24,4 g de carboidratos; 3,7 g de fibras; 3,1 g de proteína; 19 mg de colesterol

Site: www.clipfit.com
E-mail: [email protected]

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    njéssyca nunes
    13/10/2010 11:21

    achei super bacana as dicas de como se alimentar bem,eu no caso ñ sou acima do meu peso pelo contrário sou magra,mas eu ñ me alimento adequadamente eu me alimento só de bobagens e eu sei que isso vai me prejudicar,porém com essas dicas vou tentar faze uma boa alimentação.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: