Selected a language:

Tabagismo: Mitos e verdades sobre parar de fumar

Parar de fumar não é um desafio fácil. Pelo contrário, a pessoa que é dependente do cigarro tem enormes dificuldades em largar o hábito. Uma das maiores queixas dos fumantes é em querer parar de fumar e não saber como. Segundo dados do INCA, o cigarro mata todos os dias pelo menos 7 fumantes em todo o país. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Conheça alguns mitos e verdades sobre as vantagens de parar de fumar:
 
- A pessoa que tenta parar de fumar pode ficar estressada quando não consegue?
Verdade. A falta da nicotina pode causar irritabilidade nos primeiros dias sem o cigarro. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.

- A Terapia de Reposição de Nicotina pode viciar?
Mito. A Terapia de Reposição de Nicotina é um dos tratamentos mais eficazes para quem quer parar de fumar. Ela mantém o organismo com doses controladas e cada vez menores de nicotina, reduzindo os sintomas físicos de abstinência sem expor o fumante aos efeitos nocivos dos outros componentes do tabaco.
 
- Todos os fumantes que querem parar conseguem?
Mito. Pesquisas mostram que em torno de 80% dos fumantes querem parar de fumar. No entanto, apenas 3% destes o conseguem sem qualquer tipo de apoio formal.

- A fissura momentânea por um cigarro pode causar uma recaída?
Verdade. A fissura eventual é a principal causa de recaída ao cigarro.
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: