Falamos do outro muito tempo da nossa vida, apontamos defeitos e qualidades, sabemos exatamente como o outro deve fazer, falar e até pensar.
Avaliamos e criticamos a maneira do outro se vestir, decorar a sua casa, escolher seu parceiro.
Julgamos o tempo todo.
No entanto, temos muita dificuldade em julgar a nós mesmos, para o bem e para o mal.
Muitas vezes nos achamos feios quando não somos, o cabelo sempre podia estar melhor, acreditamos que não somos merecedores de muita coisa, mantemos nossa estima baixa.
Outras vezes nos achamos melhor que todo mundo, mais bonito, inteligente,etc,etc.
Oscilamos entre o ego exagerado nas alturas e a diminuição de nossos valores tanto mentais quanto físicos.
Dificilmente alguém reconhece a sua própria arrogância, ignorância, e muitas outras âncias.
O que acontece é que muitos de nós somos reflexos do outro. Nos sujeitamos a avaliação de terceiros. O que o outro pensa e diz pode nos levar a uma grande alegria ou a tristeza profunda.
Não temos a nossa própria medida, segura, firme, profunda, que vem como resultado de muito amor recebido na infância e de saber olhar para nós mesmos, nos reconhecer.
Quem não conhece a si mesmo, não sabe ouvir a sua voz interior, não consegue se olhar e ver quem realmente é, com seus defeitos e qualidades, não consegue também se manter num estado de ser pleno, harmonioso, mesmo no meio das turbulências.
Quando alcançamos essa consciência de quem somos e nosso papel aqui neste mundo, julgar o outro e a si próprio não tem mais nenhum sentido. Olhamos além das aparências, inclusive da nossa.
Aí, a vida começa a ficar muito mais interessante...
*Sandra Rosenfeld
Escritora, Coach, Palestrante e Instrutora de Meditação. Autora do livro O que é Meditação, Ed. Nova Era. Ministrante de cursos e workshops com foco em Qualidade de Vida utilizando a meditação como ferramenta.
[email protected]
Antes de qualquer coisa quero agradecer.Eu gostei muito de todos os textos...Me fez muito bem e me ajudou a superar fim de relacionamento...
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(