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Telemarketing em ascensão: Como entrar nesse mercado e como evitar os cinco principais erros

O telemarketing é um dos setores que mais cresce no país e já emprega cerca de 850 mil trabalhadores. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing, a expectativa é que o número de vagas cresça até 70%. De acordo com o diretor Geral do portal de empregos Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, a tendência é que a expansão seja ainda maior. “Por conta da chegada da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil, as empresas terão uma forte atuação em vendas e no atendimento ao cliente. Sendo assim, muitos profissionais da área de telecomunicações serão solicitados”.

De acordo com o especialista, a área é uma ótima oportunidade para quem busca o primeiro emprego. “O profissional aprende a desenvolver algumas características essenciais para o mercado de trabalho como, por exemplo, ter jogo de cintura, lidar com frustrações, com pressão e ainda aprimorar o relacionamento interpessoal”, diz. Além dos profissionais mais jovens, que têm entre 18 e 26 anos e representam 70% da força de trabalho no país também é possível a atuação de pessoas com mais idade, pois a experiência de vida pode ser um fator diferencial na seleção.

Para entrar na área é preciso ter Ensino Médio completo, noções de informática e saber se comunicar bem. Os dois primeiros requisitos são fundamentais para o compartilhamento interno de informações e para acessar o sistema durante o auxílio ao cliente em eventuais dúvidas. “Já a boa comunicação é o principal requisito comportamental exigido, pois essa é a ferramenta básica de trabalho”, destaca Grinberg. “Além disso, terá o diferencial aqueles que melhor atenderem os clientes e atingirem as metas”, explica.
 
Para finalizar, o especialista diz que só terá sucesso nessa carreira aqueles que cumprirem suas funções adequadamente e buscarem aperfeiçoamento constante no atendimento. Confira abaixo os cinco principais erros dos profissionais de telemarketing:
 
1) “Vou estar resolvendo o seu problema” - Expressões do tipo “vou estar fazendo” estão gramaticalmente incorretas, tiraram a credibilidade do atendente e geram até advertências escritas por parte do supervisor.

2) Tolerância zero - A paciência é uma virtude que deve fazer parte do dia a dia do atendente, pois, ao ligar, muitos clientes estão nervosos e precisam se acalmar com a resolução de seu problema.

3) Devagar e sempre – A falta de agilidade é um problema grave em que sua resolução depende tanto do sistema da empresa, quanto do atendente. As pessoas querem e devem ser atendidas o mais rápido possível, algo que já foi motivo para criação de novas regras na legislação brasileira.

4) O robô – No caso de telemarketing ativo, principalmente, não é aconselhável tratar pessoas diferentes da mesma forma. Saiba para quem está ligando, torne a conversa mais agradável e interessante para quem está do outro lado.

5) O mal educado – O trabalho de telemarketing não é fácil e exige muitos cuidados. Atente-se para não perder o respeito e a educação com clientes mais difíceis de lidar, já que isso pode ocasionar até demissão.

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