Felicidade, como praticamente tudo nesta vida, não é receita de bolo. E se na receita mexemos para dar o nosso toque, imagina o que não podemos fazer em todo o restante!?
Felicidade também não está ali, parada, esperando pela gente.
Porém, é verdade que algumas pessoas têm uma propensão maior para ser feliz.
É interessante observar que elas buscam ver sempre o lado bom, positivo ou o aprendizado de uma situação. O que já faz uma grande diferença para melhor e, com certeza, para o estado de ser feliz.
Sim, felicidade é um estado, não de passagem, mas um estado do ser.
É um sentimento interno, profundo, da alma.
Felicidade não tem nada a ver com a compra de um bem, com uma viagem ou com um novo amor.
Não vamos confundir felicidade com alegria.
Alegria é um estado passageiro, que varia ao sabor dos eventos externos.
Felicidade é sólida como uma montanha.
A felicidade é construída de dentro para fora. Demanda tempo, vontade, disciplina. É fruto de escolhas. Mas para fazer essas escolhas precisamos primeiro escolher a nós mesmos, aprender a fazer contato conosco, a nos conhecer, a mudar pensamentos e hábitos. Mas só modificamos o que aceitamos e a aceitação vem com o autoconhecimento.
A felicidade se perpetua nas coisas simples. Na beleza do silêncio, no canto de um pássaro, no por e nascer do sol, na chuva, no riso da criança, no abraço de quem amamos, na verdade do idoso, na flor que está ali, por acaso, no caminho...
A felicidade precisa de tão pouco e a maioria de nós tenta encontrá-la em coisas grandiosas. Para ser feliz preciso trocar de carro, comprar um apartamento maravilhoso, fazer aquela viagem, me aposentar, encontrar meu grande amor e por aí vai. A lista é grande e está sempre no futuro.
Enquanto isso a vida vai tecendo seus fios aqui, no presente, cheia de acontecimentos simples e maravilhosos, visíveis e sentidos por quem traz a felicidade em si mesmo.
"... alcançar a felicidade duradoura como modo de ser é uma habilidade que se adquire. Isso requer esforço constante no treino da mente e no desenvolvimento de qualidades como paz interior, atenção plena e amor altruísta." Do livro Felicidade de Mathieu Ricard.
Mesmo nos momentos de tristeza, a felicidade continua em mim. E se o dia está nublado ou se as coisas não estão como eu gostaria, ainda assim eu sou feliz. Esse estado de ser é fruto do meu trabalho comigo mesma e muita meditação. É um trabalho contínuo. Com certeza o meu maior, mais árduo e mais compensador trabalho
*Sandra Rosenfeld
Escritora, Coach, Palestrante e Instrutora de Meditação. Autora do livro O que é Meditação, Ed. Nova Era. Ministrante de cursos e workshops com foco em Qualidade de Vida utilizando a meditação como ferramenta.
[email protected]
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(