Selected a language:

Os astros em 2010: As previsões de Monica Burich para o seu signo

Saturno em Libra

Por todo o ano de 2010 Saturno estará no signo de Libra. Em primeiro lugar haverá um aumento da necessidade de atitudes mais contributivas. Surgirá uma coisa muito bacana, as pessoas vão perceber que é preciso dividir as responsabilidades, dividir o trabalho, dividir tarefas, principalmente para quem quer conseguir coisas em comum é preciso haver uma divisão de esforço.
Em particular para as pessoas que levam uma vida à dois; assim vários problemas que estão sendo encontrados nas relações em que existe esforço unilateral deixarão de existir. Participando mais do processo de estruturação da vida à dois ela acontecerá de forma mais leve, sem pesar para nenhum dos dois lados, algo bem libriano... Saturno no signo de Libra vem colocar um tempero bastante interessante no que toca vida à dois, com uma razoabilidade excepcional: Se duas pessoas decidiram dividir o mesmo teto, o mesmo espaço juntas por qual motivo então, não dividir também as responsabilidades, não só financeiras mas também emocionais e participativas? Não será nada fácil! Mas o que é fácil com Saturno? Mas, com paciência e muito jeitinho, é possível conquistar bons resultados. Já que este o maior lema de Saturno: Paciência. E também pouco de empenho e muito respeito entre os dois, ingredientes indispensáveis na receita de Saturno. No mínimo é politicamente correto!
Outro item importante:A guarda compartilhada de filhos vai ficar mais comum em 2010...
Terceira coisa, no lado profissional é a onda da gestão compartilhada ou gerenciamento por acordo. Para dar certo é preciso evitar ações isoladas, paralelismo e sobreposições. O dará certo é compartilhar experiências, adotar a busca de soluções conjuntas e resolver impasses de forma democrática.
Fica visível a necessidade de mudanças na relação com o trabalho. Para quem é empregado é preciso demonstrar envolvimento com a empresa, compartilhar idéias, propor alternativas, lidar com opiniões diferentes, buscar soluções e negociar. Cada funcionário precisa entender que terá tantas responsabilidades quanto os outros e que, se não cumprir com elas, o trabalho ficará incompleto.
Colocar em prática a arte de negociar será fundamentar. Saturno em Libra aumentará o número de acordos que serão feitos com base na diplomacia. Pessoas que agem como mediadores, que tentam encontrar "um caminho do meio" terão grande importância.
Manter boas relações em qualquer setor será fundamental. A regra base de qualquer relação 2010 será a compreensão mútua. Não será possível ser egoísta e só olhar para o seu lado.


Saturno em quadratura com Plutão

Já que estamos falando de Saturno, é interessante tomar conhecimento de algumas ligações importantes que ele fará em 2010. Saturno fará uma quadratura com Plutão. Isso quer dizer que haverá uma sensação básica de limitação e restrição. Precisaremos manter os "pés no chão" e avaliar a viabilidade do que queremos. Saturno e Plutão nos obrigarão a avaliar muito e ter bastante certeza antes de dar um passo envolvendo a vida material. A cobrança será séria para as pessoas que gastarem mais do que podem ou desejarem assumir compromissos financeiros com os quais não estão capacitados. A pergunta "Será que eu preciso consumir mesmo isso?" não sairá da nossa cabeça. Aproveitar o que se tem e não comprar o desnecessário será uma regra de ouro para 2010. Porque no fundo teremos mais consciência que devemos consumir menos. É momento de economizar as futilidades e investir na produção.E mesmo as pessoas que investirem mais no seu trabalho precisaram de muita persistência pois sem um esforço continuado não será fácil consegui realizar o que se deseja. 2010 não é um ano para arriscar dinheiro com banalidades, deve-se investir no seguro e no que pode produzir frutos à longo prazo. Mesmo as pessoas que estão em posição teoricamente seguras devem tomar cuidado, para Plutão ninguém é invulnerável!



Saturno oposto a Urano

Outro aspecto astrológico significativo de Saturno é a oposição que ele formará com Urano. Qual é a idéia desse trânsito tenso? A idéia é que a oposição desses planetas, Saturno e Urano, nos obrigam a amadurecer melhor, nos preparando mais, e quando uma história nova vier ela só se firmará se algo realmente estiver pronto, com boa base, sólida, não poderemos fazer nada afobadamente porque as coisas ruirão e seremos obrigados a reorganizar de uma outra forma, para que não desabe novamente. Fazendo uma analogia é a história dos três porquinhos, quem fizer casa de palha e madeira vai desmoronar e terá que construir uma de tijolos, mesmo que demore mais tempo.
Quem não acompanhar os tempos que virão, reformulando conceitos, revendo condutas e objetivos poderá ter a vida "virada de pernas para o ar", a não ser que haja uma modificação estrutural da vida, da relação, do trabalho, do que for!
Urano é um planeta que fala para você mudar tudo, rasga e joga fora o que não serve. Saturno quer manter, preservar... Mas mesmo tempo se você mantiver as rédeas muito curtas não terá como mudar muito. Então é preciso haver um tempero, um equilíbrio.
A nível coletivo, veremos quebras abruptas e inesperadas e confrontações radicais. Empresas que trabalham em moldes ultrapassados, mais rígidos, mais arcaicos terão que transformar sua filosofia em algo novo. Urano é o planeta da quebra de padrões. É preciso pegar alguns valores, alguns símbolos e referências do passado, e procurar dar a elas um novo enfoque. Se existe algo que você vem empurrando com a barriga, evitando resolver, desse ano não passará.
De qualquer forma não podemos esperar que em 2010 seja tudo um "mar de rosas", pois turbulências certamente ocorrerão.


Júpiter em oposição a Saturno

Pegando um pouco mais leve teremos a oposição de Júpiter a Saturno. Esse é um aspecto que indica o aumento do custo de vida. Isso será ainda mais sentido para as classes mais baixas porque o básico fiacará mais caro.
Está é uma combinação estruturalmente inflacionária. Gasta-se mais do que tem condição de produzir ou colher. As pessoas ultrapassarão o limite que era confortável.Essa é uma combinação que poderá comprometer a estabilidade de quem assumir compromissos além do normal. Além disso os custos fixos ficarão mais caros. Se uma pessoa vem mandando ver, gastando demais, e não uma reserva de onde tirar, poderá ter dificuldade inclusive para pagar as contas básicas. Não é um ano de pensar em dar um passo maior que as pernas!
Resumindo: Teremos que apertar o cinto.
Para evitar essas "tempestades" no momento em que Júpiter e Saturno a dica é simples: Organize sua vida, enxugue, diminua, não abra um leque muito grande.
Será mais difícil crescer, expandir, cavar um avanço, um investimento, uma superação, um ganho,
porque apesar de aparecerem chances, não teremos os meios necessários para concretizá-los porque na hora de fazer a conta na ponta do lápis será mais caro do que parecia a princípio. Júpiter em oposição a Saturno é uma combinação de natureza recessiva - redução de crescimento, pouco crescimento, obstáculo para o crescimento. A evolução poderá até acontecer, mas será lenta do que se supunha.


Urano em Áries

Em 2010 teremos um marco que é a mudança de Urano de Signo, que ao longo de 2010 se despedirá de peixes e entrará em Áries. A gente tem que entender Urano como um processo de liberdade ou libertação... É praticamente o inicio de uma nova jornada para a humanidade. Na verdade esse será um longo ciclo que se inicia em 2010 e vai até 2018, um ciclo de mais liberdade, de mais inovação, de porém com mais desafios. Sentiremos de início um abalo inicial de levar um empurrão para o vôo solo, característico de Urano e ao mesmo a alegria de conseguir voar rumo a novos horizontes. A vida vai mudar, tomar novos rumos e com isso teremos que dar novos passos. A analogia que temos é de uma criança que começa a dar seus primeiros passos e descobre que ela é capaz de andar com autonomia e não sabia. Isso irá nos animar a experimentar coisas novas, como uma criança em pouco temos perderemos o medo das situações novas e criaremos coragem para "explorar o mundo". Com esta nova vida, vem também uma nova gama de responsabilidades...
Essa geração de crianças que nascerá com Urano em Áries, então novo para essa geração é não seguir os outros, é iniciar algo sozinho, de forma independente... É uma busca por pioneirismo, buscar um caminho diferente, mas fazer isso sem se sentir obrigado a fazer nada. Isso dará uma engenhosidade danada! Essas crianças vão querer ser auto-suficientes para satisfazerem suas vontades imediatamente.
Serão crianças agitadas. Não agüentarão ficar paradas. Tudo que é rotina é chato, por isso elas estarão sempre inventando algo para evitar o tédio.


Plutão em Capricórnio:

E para terminar a pinceladas dos Planetas de maior destaque em 2010 temos Plutão em Capricórnio. Aumentará a necessidade de cuidar dos problemas ambientais, já que a escassez de recursos fica cada vez mais evidente. As pseudo-soluções não darão mais em nada. Empresas que desperdiçam muitos recursos serão pressionadas à mudar porque a exacerbação de seus atos serão visíveis. Cada vez mais será exigido que grandes empresas promovam um desenvolvimento sustentável.
A consciência de que o futuro das próximas gerações depende do uso racional dos recursos naturais que existem hoje aumentará. É literalmente o mundo globalizado em plena mutação.
A passagem de um planeta geracional por capricórnio indica dramáticas mudanças políticas e governamentais. Algumas medidas radicais surgirão obrigando muitas mudanças, embora algumas dessas mudanças sejam bastante doloridas, virão para o bem. Plutão entre outras coisas representa crise. É só através do trabalho árduo é possível sair de situações de crise. Porque com Plutão é assim: ou se muda por bem, ou Plutão obriga a mudar por mal... O que cada um terá que fazer é refletir sobre o seu papel no meio de tantas mudanças, porque cada um sofrerá o reflexo dessas mudanças. Plutão em Capricórnio traz a necessidade de cortarmos muitas coisas e de sermos disciplinados. Quem souber fazer no mínimo essas duas coisas terá mais facilidade de solucionar seus problemas. As coisas acontecem porque nós criamos a situação que nos leva a isso. Então para fechar, deixo a pergunta: Que questões você precisa melhorar em sua vida em 2010?



Bons ventos para todos!!!


O que 2010 prepara para os 12 Signos

Áries
Com a entrada de Urano em Áries a tendência é que os arianos se cansem e se exasperem com a repetição, com o prolongamento, com a rotina. Qualquer cobrança, compromisso e norma serão vividos com "aversão". Eles estarão buscando algo novo em suas vidas de alguma forma.
Mas será preciso ficar de olho na realidade e ver o que é possível ser feito dentro da situação que cada um se encontra, devido à oposição que Saturno fará para Áries. Por isso eles não devem fazer nada por impulso, principalmente no lado profissional. É preciso ser sensato e saber esperar. Os resultados realmente relevantes serão frutos de dedicação e comprometimento. Caso contrário o ariano sofrerá na pele o preço de gastar o tempo de forma errada.
Plutão estará fazendo uma quadratura para o signo de Áries e se os arianos não forem ágeis o suficiente para mudar algumas coisas, podem dar uma "dançada", isto pode ser em qualquer nível financeiro: financeiro, emocional, material, moral...
Para os nascidos no terceiro decanato, Netuno fará com que as coisas caminhem sozinhas, como num passe de mágica juntando tendências, acasos e coincidências tudo seguindo na mesma direção. Será fácil conseguir ajuda, boa vontade, colaboração na busca de ideais comuns. O sucesso não pedirá esforço, mas sim boa vontade.


Touro
Plutão em uma harmoniosa ligação com o Signo de Touro iluminará as melhores saídas para quem vem caminhando no escuro há bastante tempo e já estava ficando sem forças... Mas por enquanto apenas os taurinos nascidos no primeiro decanato é que vestirão a armadura da coragem de Plutão, e sentirão um poder mágico saindo das entranhas.
Bendita seja a combinação astral que Urano formará para o signo de Touro, fazendo o vento virar a favor dos taurinos em grande parte d 2010! De onde menos se imagina ou de quem seria improvável é que pintará as melhores oportunidades. O segredo não é uma vida sem vento, mas saber tirar proveito da ventania e apontar a vela do barco para o lado certo!
Devido à quadratura que Netuno estará fazendo para Touro os nativos deste signo podem ser vítimas de uma ilusão e terão dificuldade de perceber que aquele procedimento e aquela conduta é errada porque eles criarão uma lógica turva. Literalmente os taurinos estarão tentando transformar todas as abóboras em carruagens.

Gêmeos
Os Geminianos enxergarão saídas que antes não estavam ao seu alcance pois estarão recebendo boas vibrações de Saturno, isso vai trazer segurança e estabilidade, mesmo que as coisas aconteçam em um ritmo mais devagar, vai tudo caminhar bem, principalmente no lado profissional. É preciso ir com calma, deixar as coisas rolarem naturalmente sem pressão. Afinal Urano ainda vai incomodar um pouco nos períodos em que ele regressará para Peixes.Os geminianos do terceiro decanato não devem se deixar conturbar pelas coisas que aparecem repentinamente. Se eles entenderem e se permitirem olhar o mundo de outra forma, as coisas ficarão também diferentes.
Já os nativos do primeiro decanato serão favorecidos com a entrada de Urano em Áries, que viverão um momento para renovação e descobertas.
Graças a Netuno, para os nativos do terceiro decanato será um ano mais sereno. Tudo vai ser conduzido, indicado sutilmente encaminhando os geminianos para onde eles têm que ir.Quase tudo parecerá abençoado pelo o acaso, destino, sorte e providência. Alguns sonhos se mostrarão possíveis. A impressão que os nativos de Gêmeos terão é que tudo está conectado por mãos mágicas de uma forma que não se consegue explicar, é Deus escrevendo certo... As pessoas é que nem sempre sabem ler!


Câncer
Na maior parte de 2010 Urano ainda permanecerá no signo de Peixes, formando um trigono com o signo de Câncer. Esta é uma combinação astrológica que favorece o desembaraço dos acontecimentos para os nativos do terceiro decanato. É uma energia de soltura e liberação. Para os cancerianos colherem os benefícios desta energia devem ficar ligados a tudo, inclusive onde não estavam esperando nada...
O Céu irá propor novos desafios para os nativos do primeiro decanato com a entrada de Urano em Áries no meio do ano. . As coisas irão acontecendo no mundo de tal forma que vão exigir que as situações sejam abordadas a partir de uma perspectiva totalmente diferente.
Os cancerianos terão que ser muito hábeis para lidar com algumas situações de crise que surgirão devido à oposição de Plutão. E precisarão aprender a lidar com as experiências da vida de uma maneira menos densa, menos crítica, menos dramática. Sendo mais cauteloso, respeitando os limites.
O ano é de perseverança, seja na sua vida pessoal ou profissional. Os cancerianos terão que dedicar mais tempo às tarefas importantes e menos tempo para o Lazer, devido à quadratura que Saturno fará para câncer. Não dará para fugir das responsabilidades e dos trabalhos árduos. E também não adianta espere retorno logo. Os frutos só virão à médio e longo prazo.


Leão
Os leoninos terão a possibilidade de colocar na prática, de maneira realista, concreta e eficaz qualquer tipo de objetivo, ao qual eles já se dedicaram, já trabalharam em cima e já tem tempo suficiente de maturação graças ao bom aspecto que Saturno fará com Leão. Aquilo que eles pretendem alcançar estará na sua margem, não vai requer um esforço dilacerante.
No terceiro trimestre de 2010 com a entrada de Urano no signo de Áries, formando um trigono para o signo de Leão, beneficiando os leoninos do primeiro decanato. Tudo acontecerá de uma maneira muito mais acelerada. Tudo que estava obstruído, impedido e atravancado terá a chance de ser agilizado e rapidamente resolvido. Como um nó que fosse desfeito ou saídas que fossem abertas.
Como nem tudo na vida pode ser maravilhoso, os leoninos continuam a receber as chatas influências de Netuno no seu signo oposto. As estratégias precisam ficar bem claras, para não cair no erro de fazer coisas variadas sem escolher uma linha, e por isso não se firmar, porque o propósito não está bem claro. Ações criadas sem projetos, à deus dará, com ausência de limites, não terão estrutura e a chance de vingar é pouca.

Virgem
Plutão se combinará de forma harmoniosa com o signo de Virgem, o que indica que o caminho ficará bem iluminado... Esta é uma ligação astrológica altamente revigorante. Veremos os virginianos mais ativos e dispostos a colocar uma energia de si que há muito tempo não víamos. Uma dica: Basta escolher um tópico da vida que esteja precisando de uma profunda transformação e mergulhar de cabeça.
A vida dos virginianos ainda sofrerá tremores para desacomodar as situações que ainda estiverem adormecidas. É a ultima chance que Urano caminhando no signo oposto a Virgem, Peixes, dará para deslanchar algo, caminhando nos últimos graus de Peixes. Mas os nativos de virgem do terceiro decanato terão que rebolar um bocado ainda para fazer as situações se adequarem a sua vida. O que os virginianos devem fazer é buscar saídas alternativas e tentar encontrar o equilíbrio entre idéias diferentes e distantes da sua realidade.


Libra
Saturno irá caminhar por Libra por grande parte do ano. O sucesso dos librianos virá através de seus próprios esforços. Um pé, depois outro, é assim que os librianos devem andar para ultrapassar grandes problemas só com pequenos passos. Planejamento e organização serão essenciais em 2010. O ideal é parar e pensar nas ações e estratégias necessárias para chegar aonde cada um deseja chegar, buscando se aperfeiçoar. Porque, para realizar alguma coisa este ano o primeiro passo é ser exigente consigo mesmo. Então é preciso preparar terreno, plantar e cultivar, porque Saturno não dá nada caído do céu.
O astral mandará algumas energias para darem umas sacudidas na vida dos librianos do primeiro decanato pelas mãos de Urano e para deixá-los com uma mente e um coração totalmente novo. Essa é uma das funções de Urano, quebrar a continuidade das coisas...
Netuno diminuirá o peso das preocupações dos librianos do terceiro decanato e fará eles sentirem que um pouco de sorte e um bom encadeamento das coincidências vão fazer com que as coisas se encaixem, tomem seu rumo e funcionem com muito menos esforço. É um bom ano para somar forças, conseguir adesão para objetivos que beneficiem um bem-estar comum. Mostrar solidariedade trará ganhos inestimáveis.
Devido à quadratura que Plutão fará com o signo de Libra deve-se evitar levar as situações a condições extremas, para que não ocorram explosões e desfechos desagradáveis. A dica é não levar nada a ferro e fogo.

Escorpião
A combinação que Plutão fará com o signo de Escorpião é famosa por sua capacidade regeneradora. Os nativos de escorpião devem escolher as áreas em que estavam sofrendo perdas para se dedicar de corpo e alma a recuperá-las. O esforço não será em vão.
O astral ainda estará mandando algumas energias para dar umas sacudidas na vida dos nativos de Escorpião para deixá-los com uma mente e um coração totalmente novos com Urano em Peixes em boa parte de 2010. Essa é uma das funções de Urano, quebrar a continuidade das coisas...
Netuno ainda está em Aquário, fazendo uma quadratura para Escorpião, atingindo os nativos do terceiro decanato. Então a dica é se afastar das situações que induzam a cometer erros e falhas. Netuno é mestre em provocar equívocos e negligência. A dica é apertar o controle e redobrar à atenção. Essa é uma energia dispersiva, menos produtiva, apática e confusa, dificultando o discernimento. Sob a influência de Netuno é difícil manter a atenção em detalhes e pormenores.


Sagitário
Com o bom aspecto de Saturno para Sagitário, no lado profissional parece que tudo agora está finalmente dentro dos trilhos. E isso não tem nada a ver com sorte, é apenas o fruto de dedicação, até porque Júpiter, o planeta da sorte estará em Peixes fazendo uma quadratura para Sagitário grande parte do ano. E será agindo com discrição, sem alaridos que as melhores situações aparecerão.
Caminhando para o terceiro trimestre de 2010, Urano chega a Áries, favorecendo os sagitarianos do primeiro decanato. A energia de Urano imprimirá uma tônica de inovação, aceleração e precipitação nos acontecimentos. Essa será uma fase que os Sagitarianos terão uma facilidade muito grande de mudar a vida e colocar elementos novos nela, por exemplo, mudar de dieta, de interesse, de curso, de grupo de amigos, de trabalho, de casa. Isso te dará a sensação da vida estar sendo bem vivida!
Para os Sagitarianos 2010 é um ano bom para toda atividade que envolva as pessoas. É bom para quem precisa de colaboração, para que outras pessoas não imponham resistência, barreiras ou recusa. Ao contrário será mais fácil encontrar pessoas colaboradoras, moldáveis e flexíveis. Se algo não acontecer de maneira que se deseja é porque existe algo melhor guardado para o nativo de Sagitário.


Capricórnio
Os assuntos de trabalho devem ter prioridade. Os capricornianos terão que fazer as coisas com bastante seriedade, porque Saturno estará fazendo uma quadratura para Capricórnio. A dica é não ser acomodado, passivo, muito menos fazer as coisas pelo jeito mais fácil ou mais rápido, a qualidade de tudo que for feito deve ser uma prioridade. Nada correrá frouxo. O capricorniano só porá em pratica o que estiver muito maduro e revisado.
Plutão se firma em sua caminhada por Capricórnio. Os capricornianos serão obrigados a fazer um balanço geral da sua vida e o que não estiver dando certo ser alterado, porque o lema de Plutão é transformar, mudar, metamorfosear. A dica é ser obstinado e lutar com garra pelos seus objetivos, mas sem ser intransigente. Até porque no final o que se quer de verdade sempre vem, mesmo que não seja da forma exata que se queria, talvez venha de uma forma muito melhor. É preciso ver por esse ângulo... A vida às vezes nos parece cruel. Mas não podemos desistir.
Urano ainda estará percorrendo o signo de peixes, formando um sextil com Capricórnio, agraciando os nativos do terceiro decanato. O que quer que esteja incomodando, acuando, sufocando será de alguma maneira removido e a sensação será de libertação e despreocupação.
.
Aquário
Os aquarianos terão o apoio de Saturno para estruturarem seus propósitos de vida. Terão os tijolos na mão para erguer uma construção que te dará apoio por um longo tempo, mas é uma obra, e como toda obra claro que dá trabalho, mas um trabalho fácil, que não exigirá muito.
.O acaso se encarregará de trazer chances inesperadas para os aquarianos do primeiro decanato graças a irreverente atuação de Urano entrando em um signo de fogo. Os nativos de Aquário estavam mesmo precisando de uns tremores para desacomodar as situações que estavam adormecidas sem produzir nada de bom. O conselho é seguir esse ritmo novo que o Universo estará ditando.
Netuno continua em Aquário, então seus nativos continuarão navegando nas águas que eles já estão habituados. Infelizmente Netuno prejudica rendimento, desconcentrando das prioridades, deixando o barco correr solto demais. Os aquarianos ainda estarão um pouco letárgicos, preguiçosos, contemplativos, inertes, indolentes e sem ânimo para fazer as coisas. É preciso reagir e lutar contra isso. A dica é não deixar atitudes importantes para depois, imaginando que elas por si só vão se ajeitar, porque não vão.

Peixes
Uma boa parte do ano Urano ainda caminhará pelos últimos graus do signo de Peixes. As coisas irão acontecendo no mundo de tal forma que vão exigir que as situações sejam abordadas a partir de uma perspectiva totalmente diferente. Quem adotar uma nova postura sentirá um alívio de tensão. Uma despressorização. Uma regra básica de Urano: Se você não está satisfeito com o que você é, mude. Nunca é tarde para abrir uma nova janela.

Começa a ficar mais forte a potente combinação entre Plutão e o signo de Peixes. Valerá à pena correr atrás dos projetos que aparentemente estavam perdidos. Esta é uma energia de segunda chance. Assuntos que haviam ficado sem força ou para os quais haviam se perdido o ânimo, voltam a ganhar destaque. Mesmo que tudo pareça perdido, e que várias tentativas no passado tenham fracassado não deixe de fazer mais uma, essa pode ser tentativa vitoriosa.Mas para essa mudança seja bem sucedida é preciso arregaçar as mangas para mudar a sua realidade, ao invés de ficar lamentando a situação.

Quem anda pensando em dar uma guinada na vida e mudar tudo...tudo, não haverá, sob o Céu, momento melhor do que este para dar uma nova chance para mudar o que está errado, Com Júpiter em Peixes a maior parte de 2010, Plutão fazendo um sextil para Peixes e Urano em Peixes. Conselho: Procurar valer-se conscientemente das energias que estarão operando a seu favor que você terá um 2010 maravilhoso!

Mônica Burich
[email protected]
Astróloga & Empresária
Celular: (21) 9989.1873

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: