Selected a language:

SAÚDE E SUCESSO: Boa alimentação combate o estresse. Siga as dicas

A persistência da reação de defesa do corpo diante de uma situação de estresse prolongado pode resultar em uma baixa resistência imunológica, e em doenças desenvolvidas como mecanismos para lidar com o estresse? A médica e nutróloga Dra. Regina Mestre afirma que sim. A artrite, asma, colite ulcerativa, depressão, diabetes (do tipo 2), doença auto-imune, doença cardiovascular, enxaqueca, gripes e resfriados freqüentes, hipertensão, impotência, irregularidades nos ciclos menstruais, síndrome do intestino irritável, síndrome da tensão pré-menstrual, e úlcera, podem ser o resultado de situação do estresse constante.

"A resposta a situações perigosas é uma reação natural do corpo. Este mesmo mecanismo, quando acionado repetidamente, pode resultar na síndrome de adaptação ao estresse, ou seja, em um conjunto de sintomas que causam danos à saúde", explica a médica.

A Dra. Regina Mestre ensina que o uso de um suporte nutricional adequado possibilita um bom funcionamento das glândulas adrenais e uma melhor reposta do organismo ao estresse. Para a farmacêutica Bioquímica da Nature Made, Dra. Paula Vitória Alves dos Santos, a nova tecnologia utilizada na produção de medicamentos, permite uma associação mulitivitamínica e também multimineral, onde vitaminas e minerais essenciais são agrupados para um melhor funcionamento do organismo. "Uma pessoa que vive sob estresse constante, ou que pratique exercícios físicos com muita freqüência, e não possui uma alimentação balanceada, irá demandar uma quantidade maior de nutrientes, que pode não estar sendo ingeridos na alimentação. Este perfil exigirá uma suplementação", diz Paula Vitória.

Segundo a Dra. Paula, a Nature Made realizou pesquisas sobre as necessidades de vitaminas e minerais para o perfil de pessoas que sofrem a ação do estresse e que têm atividades físicas constantes, e criou o medicamento essential balance, que inclui em sua formulação componentes antioxidantes como as vitaminas A, C, E, beta caroteno e luteína, além dos minerais Zinco, Selênio, Manganês e Cromo. "O essential balance é uma rica fonte de vitaminas do complexo B, responsáveis pelo combate à anemia e pela transformação dos alimentos em energia", complementa a Dra. Paula.

Dicas para evitar o estresse

· Pessoas com grandes responsabilidades no trabalho devem aprender a organizar as tarefas e a delegar responsabilidades, além de definir prioridades. No caso de empresários ou de pessoas que lidam com grandes responsabilidades na área administrativa, a ajuda também pode vir de consultores em administração e recursos humanos, que ensinam a delegar responsabilidades.
 · Reduzir o uso cafeína, responsável por uma alteração significativa da bioquímica cerebral.
 · Reduzir o uso álcool que aumenta a secreção de hormônios adrenais e interfere na bioquímica cerebral e nos ciclos normais do sono.
 · Eliminar carboidratos refinados que podem causar problemas de hiper e hipoglicemia, freqüentemente relacionada aos quadros de depressão.
 · Aumentar o consumo de potássio e diminuir o consumo de sódio, o que melhora a pressão arterial. Os níveis adequados de potássio no corpo garantem o bom funcionamento das glândulas adrenais.

 
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: