Selected a language:

A Verdadeira Aparência dos Anjos segundo a Bíblia Sagrada: Descubra Tudo sobre os Anjos, Aparência, Funções e Mistérios Desvendados nas Escrituras

 

A Verdadeira Aparência dos Anjos na Bíblia: Descubra Tudo sobre os Anjos, Aparência, Funções e Mistérios Desvendados nas Escrituras

 

Os anjos, criaturas fascinantes da Bíblia, despertam a curiosidade de muitos. Quem são eles? Como se parecem? Quais suas funções? Prepare-se para desvendar esses mistérios e mergulhar em um universo angelical cheio de ação, simbolismo e significado!

 

 

Aparência angelical: Um enigma inspirador

 

Seres alados: As asas são um elemento recorrente, simbolizando liberdade, poder e movimento. Imagine anjos majestosos voando pelos céus, suas asas brilhando com luz celestial!

 

Formas variadas: Os anjos podem assumir diferentes formas, desde a humana até figuras mais complexas com múltiplos rostos e características animalescas.

 

Resplendor divino: A presença angelical é frequentemente descrita como radiante e gloriosa, emanando uma luz que inspira admiração e reverência.

 

Funções angelicais: Mensageiros, guerreiros e protetores

 

Os anjos não são apenas seres belos, mas também possuem funções importantes no plano divino.

 

Mensageiros de Deus: Os anjos servem como porta-vozes do Senhor, transmitindo mensagens e instruções aos humanos. Imagine Gabriel anunciando o nascimento de Jesus a Maria!

 

Guerreiros celestiais: Em batalhas épicas, os anjos lutam ao lado de Deus contra as forças do mal, protegendo a ordem divina. Miguel, o arcanjo guerreiro, lidera essa tropa celestial!

 

Protetores dos fiéis: Cada pessoa tem um anjo da guarda, um guia e protetor enviado por Deus para oferecer cuidado e consolo.

 

 

Tipos de anjos: Diversidade celestial

 

A Bíblia apresenta diferentes categorias de anjos, cada uma com suas características e funções específicas.

 

- Anjos Serafins: Seres de pura santidade, que adoram incessantemente a Deus em cânticos gloriosos.

Seis asas: Os serafins são descritos como tendo seis asas. Com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. Isso implica uma forma de ser angelical, com múltiplas asas, que simbolizam a majestade e a santidade.

 

Cobertura do rosto: Com duas das asas, eles cobrem seus rostos. Isso é interpretado como um sinal de reverência e respeito à presença divina de Deus, já que eles não podem olhar diretamente para Ele.

 

Cobertura dos pés: Com as outras duas asas, eles cobrem seus pés. Isso também pode ser visto como um ato de humildade, reconhecendo a santidade de Deus, e possivelmente simbolizando a separação dos seres humanos pecaminosos.

 

Vozes e cânticos: Os serafins são descritos como clamando uns aos outros com palavras de louvor e adoração a Deus. Eles proclamam a santidade de Deus repetindo “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”.

 

 

- Anjos Querubins: Criaturas majestosas que guardam a presença divina e simbolizam a justiça e o poder de Deus. Imagine-os como guardiões celestiais!

 

No Gênesis aparece um querubim como guardião do Jardim do Éden, expulsando Adão e Eva após o pecado original (Gênesis 3:23–24). Ezequiel os descreve como guardiões do trono de Deus e diz que o ruflar de suas asas enchia todo o templo da divindade e se parecia com som de vozes humanas; a cada um estava ligada uma roda, e se moviam em todas as direções sem se voltar, pois possuíam quatro faces: leão, (O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz, majestoso, ele é o rei dos animais e essa face simboliza então sua força). touro, (o touro é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono. Ele é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono). águia, (como um anjo, este pássaro voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas existem tristezas, perigos, e angústias. Um pássaro ligeiro e poderoso, elegante, incansável) e homem, Esta face fala da mente, razão, afeições, e todas as coisas que envolvem a natureza humana, isso, para alguns estudiosos, significa que eles assim como os homens possuem o livre arbítrio. E eram inteiramente cobertos de olhos, significando a sua onisciência (Ezequiel 10).

 

Mas as imagens querubins que Moisés colocou sobre a Arca da Aliança tinham forma humana, embora com asas (Êxodo 25:10–21; Êxodo 37:7–9).

 

Os Querubins, para alguns teólogos, ocupam o topo da hierarquia, pois alguns não consideram os serafins como anjos , uma vez que a palavra hebraica para anjo é "malak" (mensageiro) e da mesma forma no grego, anjo é "angelus" (mensageiro) e estas figuras

 

 

 - Arcanjos: Anjos de alto escalão, como Miguel e Gabriel, que ocupam cargos de liderança e executam missões cruciais. O único arcanjo citado nas Escrituras chama-se Miguel. Sua representação visual e características físicas podem variar amplamente na arte e na cultura religiosa ao longo da história.

 

O nome de arcanjo vem do grego arkangélos, que significa "anjo principal" ou "chefe", pela combinação de arch?, o primeiro ou principal governante, e agg?l?s, que quer dizer "mensageiro". Este título é mencionado no Novo Testamento por duas vezes e a esta ordem pertencem os únicos anjos cujos nomes são conhecidos através da Bíblia: Miguel, Rafael e Gabriel. Miguel é especificamente citado como "O" arcanjo, ao passo que, embora se presuma pela tradição que Gabriel também seja um arcanjo, não há referências sólidas a respeito.

 

Rafael descreve a si mesmo como "um dos sete que estão diante do Senhor" em Tobias 12:15, uma classe de seres mencionada também Apocalipse 1:4

 

 

Anjos na Bíblia: Histórias e Momentos Marcantes

 

A Bíblia está repleta de histórias incríveis e momentos marcantes envolvendo anjos. Descubra alguns dos mais famosos:

 

Anunciação a Maria: O anjo Gabriel anuncia à Maria que ela dará à luz Jesus, o filho de Deus. (Lucas 1:26-38)

 

Nascimento de Jesus: Anjos anunciam aos pastores o nascimento de Jesus. (Lucas 2:8-15)

 

Agonia no Jardim das Oliveiras: Um anjo fortalece Jesus antes de sua prisão e crucificação. (Lucas 22:41-44)

 

Ressurreição de Jesus: Anjos anunciam às mulheres que Jesus ressuscitou dos mortos. (Marcos 16:5-7)

 

Acompanhando o Apóstolo Paulo: Anjos guiam e protegem Paulo em suas viagens missionárias. (Atos 16:9-10, 27:23)

 

 

Anjos da Guarda: Protetores Celestiais

Cada pessoa possui um anjo da guarda, um ser celestial designado por Deus para protegê-la, guiá-la e oferecer consolo.

 

A crença nos anjos da guarda traz conforto e segurança a muitos, inspirando a fé na proteção divina em cada passo da vida.

 

 

Comunicação com os Anjos: É Possível?

 

Com muita fé é possível se comunicar com os anjos através de orações, meditação ou intuição, como já ensinou o Santo Padre Pio.

 

 

Conheça os Versículos sobre anjos,

arcanjos, querubins e serafins 

 

E no meio do fogo havia quatro vultos que pareciam seres viventes. Na aparência tinham forma de ho­mem, mas cada um deles tinha quatro rostos e quatro asas. Suas pernas eram retas; seus pés eram como os de um bezerro e reluziam como bronze polido. De­baixo de suas asas, nos quatro lados, eles tinham mãos humanas. Os quatro tinham rostos e asas, e as suas asas encostavam umas nas outras. Quando se moviam, andavam para a frente e não se viravam.

- Ezequiel 1:5-9

 

 

Quanto à aparência dos seus rostos, os quatro tinham rosto de homem, rosto de leão no lado direito, rosto de boi no lado esquerdo e ros­to de águia. Assim eram os seus rostos. Suas asas estavam estendidas para cima; cada um deles tinha duas asas que se encostavam na de outro ser vivente, de um lado e do outro, e duas asas que co­briam os seus corpos. Cada um deles ia sem­pre para a frente. Para onde quer que fosse o Espírito, eles iam e não se viravam quan­do se moviam. Os seres viventes pareciam carvão aceso; eram como tochas. O fogo ia de um lado a outro entre os seres viventes, e do fogo saíam relâmpagos e faíscas.

 - Ezequiel 1:10-13

 

  

Enquanto eu olhava para eles, vi uma roda ao lado de cada um deles, diante dos seus quatro rostos. Esta era a aparência das rodas e a sua estrutura: reluziam como o berilo; as quatro tinham aparência semelhante. Cada roda parecia estar entrosada na outra. Quan­do se moviam, seguiam nas quatro direções dos quatro rostos e não se viravam enquanto iam. Seus aros eram altos e impressionantes e estavam cheios de olhos ao redor.

 - Ezequiel 1:15-18

 

 

 

Jesus respondeu: "Os filhos desta era casam-se e são dados em casamento, mas os que forem considerados dignos de tomar parte na era que há de vir e na ressurreição dos mortos não se casarão nem serão dados em casamento, e não podem mais morrer, pois são como os anjos. São filhos de Deus, visto que são filhos da ressurreição.

 - Lucas 20:34-36

 

 

 

E diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal. No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como atrás. O primeiro ser parecia um leão, o segundo parecia um boi, o terceiro tinha rosto como de homem, o quarto parecia uma águia em voo. Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar:

 

"Santo, santo, santo

 

é o Senhor, o Deus todo-poderoso,

 

que era, que é e que há de vir".

 - Apocalipse 4:6-8

 

 

Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

 - 1 Tessalonicenses 4:16

 

 

 

E, quanto aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.

 - Judas 1:6

 

  

Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o Diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: "O Senhor o repreenda!"

 - Judas 1:9

 

 

 

Mas o prínci­pe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de continuar ali com os reis da Pérsia.

 - Daniel 10:13

 

 

 

Faça um querubim numa extremidade e o segundo na outra, formando uma só peça com a tampa. Os querubins devem ter suas asas estendidas para cima, cobrindo com elas a tampa. Ficarão de frente um para o outro, com o rosto voltado para a tampa.

 - Êxodo 25:19-20

 

 

 

Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

 - Colossenses 1:16

 

 

 

No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.

 

Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam.

 

E proclamavam uns aos outros:

 

"Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória".

 

Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça.

 

Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!

 

Logo um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz.

 

Com ela tocou a minha boca e disse: "Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado".

 - Isaías 6:1-7

 

 

 

Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram.

 

Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus.

 - Apocalipse 12:7-8

 

 

Por Redação Bemzen

e-mail:[email protected]

 

 

 

 

 

#Anjos #Bíblia #Religião #Fé #Espiritualidade #Mistério #Inspiração #Fé #AnjosCaídos #Serafins #Querubins #Arcanjos #QuatroSeresViventes

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: