As guias, colares, brajás e fios de conta são usados há séculos para proporcionar proteção e força aos seguidores das religiões de origem africana, como a Umbanda e o Candomblé. O objetivo dos elementos é apoiar as almas a serem libertadas de preocupações e limitações e levando-as a curar e prosperar em todos os planos da vida.
Passo a passo para fazer a Guia de Proteção do Orixá do seu Signo. Confira as cores abaixo:
1 - Ogum é o protetor do Signo de Áries
Construa uma proteção Sagrada e fortalecedora para Áries com Ogum! Para isso, utilize contas nas cores: azul-escuro, vermelho e preto. Faça em uma terça-feira e deixe em uma tigela com água e sal por 24 horas, para que carregue a energia da terra sagrada Afro-Brasileira. Coloque para secar ao ar livre contando um mantra de proteção enquanto isso.
2 - Oxóssi é o protetor do Signo de Touro
Encontre segurança e protetor para Touro com Oxóssi, utilizando contas nas cores: azul-claro, verde-claro e branco. Deixe dentro de um copo de água com sal por dois dias, retirando-o antes de colocar para secar sobre um pano branco. Faça uma oração à Oxóssi em uma quinta-feira. Ao lado, acesse uma vela na cor azul-claro e deixe fluir o seu pedido.
3 - Ibejis são os protetores do Signo de Gêmeos
Construa o seu escudo sagrado para Gêmeos com Ibejis! Escolha contas nas cores: azul e rosa para, em uma noite de lua cheia, mergulhá-las em um copo com água e sal. No dia seguinte, retire-as e deixe que elas sequem ao sol entre 3h e 5h da tarde.
4 - Oxum é a protetora do Signo de Câncer
Crie o seu abrigo espiritual para Câncer com Oxum! Para isso, use contas na cor dourado, azul e branco e faça em um sábado. Deixe-as em um copo com água e sal por três dias debaixo de uma árvore (cubra com um pano branco). Ao retirá-las, enxugue-o com o mesmo pano.
5 - Xangô é o protetor do Signo de Leão
Construa o circuito sagrado de proteção para Leão com Xangô! Para criá-la, utilize contas nas cores verde, branco e marrom. Faça na quinta-feira, deixando-as em um copo com água e sal por 12 horas. Coloque-as para secar ao sol por 15 minutos entre 1h e 3h da tarde.
6 - Obaluaiê é o protetor do Signo de Virgem
Encontre a proteção espiritual para Virgem com Obaluaiê! Utilize contas nas cores: vermelho, branco e preto. Faça em uma segunda-feira e deixe em um copo com água e sal por uma noite. No dia seguinte, coloque-as para secar à sombra, em um local bem fresquinho.
7- Oxumaré é o protetor do Signo de Libra
Construa a sua muralha defensiva para Libra com Oxumaré! Para isso, use contas nas cores verde e dourado. O ritual perfeito é feito em uma terça-feira com duas horas de duração. Coloque para secar perto de um jardim (de preferência, que tenha muitas flores).
8 - Nanã é a protetora de do Signo Escorpião
Organize a sua armadura espiritual para Escorpião com Nanã! Utilizando contas nas cores: azul-escuro, lilás, roxo e branco, faça a guia em uma terça-feira e deixe-a mergulhada em um copo com água e sal por 24 horas. Coloque para secar ao lado de um incenso de orquídea ou almíscar.
9 - Iansã é a protetora de do Signo Sagitário
Construa o pilar de proteção para Sagitário com Iansã! Use contas nas cores: vermelho, branco, marrom e amarelo. O melhor dia é a quarta-feira, deixando-o em um copo com água e sal por duas horas. Ao orar pelo seu pedido, coloque-a para secar ao sol por meia hora.
10 - Omulu é o protetor de do Signo Capricórnio
Encontre segurança e defesa para Capricórnio com Omulu! Use contas nas cores preto e branco e faça em uma segunda-feira de manhã. Deixe-a em um copo com água e sal embaixo de uma roseira. Ao anoitecer, retire-a do copo e coloque para secar ao ar livre.
11 - Oxalá é o protetor de do Signo Aquário
Crie o seu guarda-costas para Aquário com Oxalá! Para isso, utilize contas nas cores branco e prata. Comece a fazer a guia em uma sexta-feira ou domingo. Deixe-a em um copo com água e sal, ao luar, por uma noite. No dia seguinte, coloque-a para secar ao sol, por 10 minutos.
12 - Iemanjá é a protetora de do Signo Peixes
Traga a segurança celestial para Peixes com Iemanjá! Faça a guia com contas nas cores: azul-claro e verde-água. Se possível, faça a guia em um sábado bem cedinho e deixe-a em um copo com água e sal por 12 horas. Ao anoitecer, retire-o e seque-o com um pano branco novo (pode ser uma toalha ainda sem uso).
Agora é hora de criar uma guia de proteção com seu Orixá!
Usando um cordão de náilon ou barbante, coloque contas com a cor exigida pelo seu Orixá (você pode comprá-las em lojas de artigos místicos). Faça um nó na ponta e, a partir daí, vá adicionando contas até atingir o tamanho desejado. Se o Orixá pedir mais de uma cor para a sua guia, intercale sete contas de cada cor, até chegar ao final. Antes de iniciar o processo, vá para um lugar calmo em sua casa e reze um Pai-Nosso para o seu Orixá. Com certeza, essa guia será um símbolo de proteção para a sua vida!
Outras Proteções para a sua vida espiritual
Fios de conta:
São usados para fazer pedidos e lembrar os nomes dos orixás quando se ora. Eles servem para trazer boa sorte e proteção. Geralmente são divididos em três tipos de cores: vermelho, branco e preto. O vermelho - representando orgulho, coragem e audácia - é usado para recarregar a força de uma pessoa. O branco - representando cura e alegria - é usado para trazer alegria. O preto - representando a destruição de energias negativas - é usado para afastar energias nocivas.
Brajás:
Os brajás são amuletos feitos de seixos, sementes e ervas que servem como elementos de proteção contra inimigos espirituais. Em algumas tradições afro-brasileiras, os brajás são usados como um amuleto de boa sorte.
Os Brajás, também feitos de miçangas, têm a missão de servir como distintivos: um brajá de 3 fios é usado pelos pais pequenos de uma casa e o de 7 fios pelo dirigente, ogãs e Cambones.
Colares:
Os colares são sados para homenagear os ancestrais e os poderes dos orixás. Eles são feitos de materiais como madeira, couro, argila e plantas. Estes colares são amarrados às figuras orixás para representar a conexão entre o humano e a divindade.
Os colares de plástico - por favor, não os leve em consideração que eles não servem para nada.
Esperamos que este artigo lhe proporcione entendimento e conhecimento sobre as práticas afro-brasileiras.
Lembre-se: esses adereços religiosos geralmente devem ser aprovados pelo seu dirigente ou seu próprio médium. Se não, elas não terão nenhum efeito na sua energia sutil e poderão se tornar colares de barraca de artesanato.
Então, escolha suas proteções espirituais com cuidado!
Por B. Barros
e-mail: [email protected]
tags: #Orixás, #Umbanda, #GuiasdeProteção, #ProteçãoDivina, #Afro-Brasil
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(