Selected a language:

Conheça Todos os Poderes e Orações dos Orixás e Entidades: Tudo sobre a Origem das 400 divindades da Umbanda e do Candomblé, Dias de Devoções, Os Santos e Cores

 

 O Candomblé e a Umbanda são religiões afro-brasileiras e africanas de grande relevância cultural.

 

O Candomblé se originou na Bahia e se difundiu pelo Brasil, com fortes influências dos cultos africanos trazidos pelos negros escravizados. O ritual inclui batuques, danças e oferendas.

 

 Quanto à denominação do culto, existem pelo menos quatro variedades diferentes: Ketu (yorubá/nagô), Jeje (fon/jeje), Bantu (bacongo/angolanos) e Caboclo (combinando elementos das entidades africanas e dos espíritos dos povos indígenas).

 

No Candomblé e na Umbanda há mais de 400 Orixás, mas as citadas neste artigo são as mais seguidas,

 

Umbanda é uma religião afro-brasileira e sincrética, surgida em 1908 por meio de Zélio Fernandino de Moraes. Tem elementos dos cultos africanos, religiões indígenas, catolicismo e espiritismo kardecista, e releva os princípios da crença em Olorum (Olódùmarè), nos orixás, na imortalidade da alma e na reencarnação.

 

Na Umbanda, além dos Orixás, existem sete grandes entidades (cinco Caboclos, uma Preta-Velha e um Exu).

 

Diferente da Umbanda, onde a comunicação dos orixás com a terra ocorre por meio da incorporação, no Candomblé ela é feita por meio da leitura de búzios. Sendo assim, no Candomblé, padrinhos e madrinhas de orixás são chamados de "pai" ou "mãe de santo", enquanto que na Umbanda existe apenas um líder, chamado de "pai de santo".

 

 

 

 Todos os Poderes, Saudações e Orações dos Orixás e Entidades

 

 

1 - Oxalá - Criador Soberano, venerado no Candomblé e Umbanda, associado à Religião de origem Africana. É visto como o Deus Pai, o Pai Universal, Criador do Universo, na Umbanda ele também é conhecido como Pai Oxalá, Oxaguian ou Obà. Seus poderes são conhecimento, sabedoria, paz, ordem, justiça e equilíbrio. Seu elemento é a terra. Seu dia de adoração é sábado. Suas cores são Branco, Amarelo e Azul. Sua saudação é “Ìsã Obá, Ìsã Oxalá”. Sua oração é “Oxalá Olodumare, que Deus Pai universo obrigado”.

 

 

 2 - Exu - É o Mensageiro de Oxalá, conhece todas as vias do caminho e orienta quem se encontra nelas, envia mensagens e porta a luz. Seus poderes são inteligência, velocidade, lógica, julgamento, conexão, proteção e guia. Seus elementos são o Ar e a Terra. Seu dia de adoração é Quarta-feira. As cores são Preto, Vermelho e Verde. Sai à frente, São Cipriano. São Jorge é o seu santo sincrético. Sua saudação é “àganará” e “iaiê”. Sua oração é “Esu Obaluaiê, seja abençoado”.

 

 

3 - Obaluaiê -  também conhecido como Exu Branco ou Obaluaiyê. Conhecido como o espírito guardião, para quem lhe for fiel assiste e protege seus filhos. Seus poderes são humor, cura, mobilidade, regeneração, transformação, limpeza e equilíbrio. Seu elemento é a Água. Seu dia de adoração é sábado. As cores são Branco, Verde e Preto. Sai à frente, São Cipriano. Seu santo sincrético é Nossa Senhora de Fátima. Sua saudação é “Lexu Lei”. Sua oração é “Obaluaiê, meu Pai me abençoe e me proteja do mal”.

 

 

4 - Oxumaré - O Divino Ecologista, representa a Natureza, também conhecido como Oxum, é a Deusa do Amor, da Beleza e da Fertilidade. Seus poderes são luz, amor, beleza, vida, riqueza, fertilidade e segurança. Seu elemento é Água. Seu dia de adoração é quinta-feira. As cores são Cinza, Amarelo e Rosa. Sai à frente, São Cosme e Damião. Seu santo sincrético é Nossa Senhora das Dores. Sua saudação é “Oxum Oiê”. Sua oração é “Oxumaré, Pai cósmico obrigado pelos domésticos”.

 

 

5 - Ogum - O Deus da Guerra, também é conhecido como Ogoun. Ele é o arquiteto das lutas, representa proteção, coragem, persistência e força de vontade. Seus poderes são autodeterminação, coragem, motivação, assertividade, resistência, proteção e justiça. Seu elemento é o Fogo. Seu dia de adoração é segunda-feira. As cores são Vermelho, Amarelo e Azul. Sai à frente, São Gonçalo. Seu santo sincrético é São Pedro. Sua saudação é “Egbe Ogum e Ìsã Oyá”. Sua oração é “Ogum Obá, corrente de energia”.

 

 

6 - Yemonjá - Deusa das Águas, também conhecida como Yayá ou Iemanjá. É a deusa das águas e mãe dos orixás e é associada à fertilidade, amor, sensualidade, sagacidade e sorte. Seus poderes são cura, afeto, amizade, vida, alimento, primavera e juventude. Seu elemento é a Água. Seu dia de adoração é terça-feira. As cores são azul, branco e dourado. Sai à frente, São Mateus. Sua santa sincrética é Nossa Senhora do Mar. Sua saudação é “Ìsã Yemonjá”. Sua oração é “Yemojá, Mãe que educa e protege”.

 

 

7 - Xangô - O Deus do Trovão, também conhecido como Xangô-de-Odi, é o Senhor da Justiça Divina. Ele representa a força da natureza e o cumprimento de promessas. Seus poderes são potência, providência, vitória, verdade, justiça, proteção e conselho. Seu elemento é o Trovão e o Fogo. Seu dia de adoração é sexta-feira. As cores são Vermelho, Branco e Dourado. Sai à frente, São Jerônimo. Seu santo sincrético é São Sebastião. Sua saudação é “ès? ika Xangô”. Sua oração é “Xangô Obá, providencia, ânimo e sabedoria”.

 

 

8 - Nanã - A Deusa das Matas, também conhecida como Nanã Buruku, é a senhora da casa de fogo. Ela governa a Terra e os mortos, é a dama da tecelagem, do tecido universal da vida. Seus poderes são sabedoria, adaptabilidade, regeneração, cura, bênção e conselho. Seu elemento é o Fogo. Seu dia de adoração é sábado. As cores são Preto, Verde e Branco. Sai à frente, São Benedito. Seu santo sincrético é Nossa Senhora da Conceição da Praia. Sua saudação é “èsiá Nanã”. Sua oração é “Nanã Iyebõ, abençoe quem aqui Te adora”.

 

 

9 - Logun-Edê - Espírito de Luz, também chamado de Logun-ede ou Logunedê, é o espírito do auto-movimento, da ação e do calor. Seus poderes são força, movimento, motivação, coragem, determinação, confiança e liderança. Seu elemento é o Fogo. Seu dia de adoração é terça-feira. As cores são Vermelho, Amarelo e Branco. Sai à frente, São Cipriano. Seu santo sincrético é Nossa Senhora das Mercês. Sua saudação é “Ialorixa Logun-Edê”. Sua oração é “Logun-Edê Obaluaiê, abençoe-me com a sua luz”.

 

10 - Oxossi - O Deus da Caça, também conhecido como Iarinoxossi, é o Senhor da caça e das florestas. Ele tem poder sobre as paixões humanas, angústias e sofrimentos, mas também traz esperança e coragem. Seus poderes são alegria, esperança, otimismo, liderança, cura, renovação, vida e proteção. Seu elemento é o Ar. Seu dia de adoração é sábado. As cores são Vermelho, Camuflado e Violeta. Sai à frente, São Jerônimo. Seu santo sincrético é São Miguel. Sua saudação é “emá Oxossi”. Sua oração é “Oxossi Obá, acompanhe-me em meus caminhos”.

 

 

11 - Oxum - A Deusa das Águas Doces, também conhecida como Abe Açu. Ela é a esposa de Xangô e a mãe de Oxossi, governa o amor, luxúria, fertilidade, alimentos, riquezas e purificação. Seus poderes são doçura, prosperidade, renovação, firmeza, afeto, devoção e magia. Seu elemento é a Água. Seu dia de adoração é quinta-feira. As cores são Azul, Prata e Amarelo. Sai à frente, São Cosme e Damião. Seu santo sincrético é Nossa Senhora da Conceição. Sua saudação é “iyê Iyê Oxúm”. Sua oração é “Oxum Obá, fonte de todas as bênçãos, abençoe-me”.

 

 

12 - Iansã - A Deusa do Trovão, também conhecida como Ilansã ou Yansã, é a fúria cegada e trombeteira do trovão. Ela governa a libertação, a sabedoria, a derrota da escuridão. Seus poderes são liberdade, autocontrole, verdade, intento, movimento, vontade e luz. Seu elemento é o Trovão e o Ar. Seu dia de adoração é terça-feira. As cores são Azul, Verde e Preto. Sai à frente, São João. Seu santo sincrético é São João Batista. Sua saudação é “odi ìyà Ilansã”. Sua oração é “Iansã Obà, me ensine o caminho da luz”.

 

 

13 - Ezili - Deusa do Amor, também conhecida como Erzulie ou Erzilie, é a parte feminina de Oxalá, representante do erotismo, romance, alegria, amor fraternal, entrega, compaixão, misericórdia e bondade. Seus poderes são o amor, tenacidade, magia, fascínio, luxúria e lealdade. Seu elemento é a Água. Seu dia de adoração é quinta-feira. As cores são Azul, Prata e Rosa. Seu santo sincrético é Nossa Senhora das Dores. Sua saudação é “Iyá Ezilí”. Sua oração é “Erzilie Dantor, me dê a felicidade de ser amado”.

 

 

14 - Xangô - É uma das entidades mais importantes, cultuada pela Umbanda e Candomblé. Seu relacionamento na Umbanda É com o Orixá Oxalá. Descendente de Oxalá é associado ao fogo, ao sol, ao trabalho, à guerra, à justiça e ao amor. Seu elemento é o Fogo. Seu dia de adoração é quinta-feira. As cores são Vermelho, Branco e Amarelo. Seu santo sincrético é São Francisco. Seu salmo é o 153 Salmo (153:1). Saúda-se com as palavras: Oxumakáé!  Oração: Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos vivos e dos além da morte, tu, com tua machadinha de ouro, defende-me das injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores mal-intencionados. Protege-me meu glorioso, Pai Xangô.

 

 

15 - Ossain é o orixá do conhecimento ancestral africano e representa a sabedoria, a saúde e a cura. Ele é o representante das ervas e da medicina natural e é considerado o herdeiro dos ensinamentos dos antigos. O dia de adoração e culto para Ossain é o sábado.  Oração a Ossain: “Ó Ossain, tu que és conhecido como o mestre dos segredos da natureza, eu te louvo pelas tuas grandes obras! Abençoo esta terra purificando-a com o teu fogo sagrado, e quero que o teu espírito me guie nos meus caminhos. Eu lembro com carinho todos os segredos que carregas, e vos deixo aqui o meu profundo agradecimento. Que os teus desejos sejam realizados!”  No sincretismo religioso, Ossain é associado a São João Evangelista.

 

 

16 - Omulu tem o dom de adivinhação, cura e tratamento de diversas doenças. Além disso, Omulu é considerado também um protetor dos mais pobres e desamparados da sociedade. Sua oração é baseada na crença de que Omulu pode trazer boa sorte e prosperidade. Tradicionalmente, a prece se faz no início de um novo ano e é tida como uma oportunidade de renovar a fé numa vida melhor. Oração a Omulu: “Orixá Omulu, ouça meu apelo, Pedindo bondade e respeito. Permite ao meu coração ouvir A sabedoria deste terreiro. A vossa presença cooperando; E eu me protegendo; Negocie por mim, Meu progresso guiando e recompensando; Orixá Omulu Agradeço a sua presença; Neste terreiro”. O dia de adoração e culto de Omulu é terça-feira. No sincretismo religioso, Omulu corresponde a São Jerônimo.

 

 

17 - Ewá - O orixá Ewá é creditada com o poder de abençoar suas seguidoras e seguidores com a fertilidade e criatividade. A cor usualmente associada a Ewá é o lilás. Dias de devoção: Quinta-feira e Quinta-feira da Ascensão. Cores: Vermelho, Amarelo e Preto.  Santos: São Pedro e Santa Bárbara.  Oração: Seja muito bem-vinda, Ewá. Sejas aqui bem-vindo e senta-te em meu coração.  Vem, Ewá, com tua força, honra e sabedoria e destrói o mal que se acha no meu caminho.  Acuda-me em todo o meu caminho e me guarde dos espíritos malignos que podem me prejudicar. Limpe todo o mal que encontre em meu caminho e traga-me a cura. Que assim seja!

 

 

18 - Ibejis - Na realidade Ibejis são dois orixás, espíritos gêmeos que se manifestam na Terra através em elementos da natureza e têm o poder de controlar a vida dos seres humanos. Também são os responsáveis pela proteção de família. A oração a Ibeji: "Ó Ibeji, como filho de Ogum, abra meus olhos para tudo que o seu serviço me pode oferecer. Ajude-me a encontrar saúde, cura e paz para estes momentos em minha vida. Que eu possa sentir a sua energia profundamente dentro de mim e em todos os caminhos que eu segui."  A cor de Ibeji na Umbanda e no Candomblé é normalmente azul ou branca. Dias de devoção: Segunda-feira e Sexta-feira.

Cores: Azul, Verde e Branco.  Santos: São Jorge e Santa Rita de Cássia.

 

 

Entidades da Umbanda Caboclos:

 

 1- Caboclo Pena Verde: Deus da Natureza, cura, sabedoria, magia verde e trabalho Saudação: Alabé-Ó Pena Verde Oração: Olorum, Oh meu Deus, me regale com a força da natureza.

 

 

 

2 - Caboclo Sete Flechas: Deus da Guerra Poder: Guerra, luta, força e destruição Saudação: Alabé-Ó Sete Flechas Oração: Olorumn, Oh Senhor, me dê força para vencer a guerra.

 

 3 - Caboclo Boiadeiro: Deus da Acolhida Poder: Acolhimento, bondade, caridade e família Saudação: Alabé-Ó Boiadeiro Oração: Olorumn, Oh meu Deus, me abençoe com a caridade e bondade.

 

 

 

 4 - Caboclo Pedra Verde: Deus da Terra Poder: Força da Terra, cura e justiça Saudação: Alabé-Ó Pedra Verde Oração: Olorumn, Oh meu Deus, me dê força para curar e ser justo.

 

 

 5 - Caboclo das Sete Encruzilhadas: Deus dos Caminhos e Portal Poder: Comunicação, abertura de caminhos, visão e busca por conhecimento Saudação: Alabé-Ó das Sete Encruzilhadas Oração: Olorumn, Oh meu Deus, me dê a força para encontrar meu próprio caminho.

 

 

Preta Velha: Preta Velha Jurema: Mãe das Águas Poder: Águas, vida, cura e visão Saudação: Alabé-Ó Mãe Jurema Oração: Olorumn, Oh minha Mãe, me salve com a força das águas.

 

 

 

 

 

Tags: Umbanda, Candomblé, Orixás, Entidades, Poderes, Orações, Origem, Devoções, Cores.

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: