Selected a language:

Princesa Isabel pode virar Santa: Conheça a Oração da Princesa Isabel por sua canonização

Princesa Isabel, A Redentora dos Escravos, pode virar Santa: conheça a oração pela sua canonização

Retrato por Joaquim José Insley Pacheco, 1870


Muito católica, a princesa Isabel, que assinou a lei da abolição dos escravos, tem seu nome em processo de beatificação, que pode torná-la no futuro primeira santa a princesa brasileira.

Segundo a BBC, reconhecida em vida como uma pessoa "de virtudes" e chamada de "redentora" por ter promulgado a lei da abolição dos escravizados, a mulher que herdaria o trono brasileiro caso a República não houvesse sido proclamada em 1889 é objeto de um pedido formal de reconhecimento de santidade que tramita na Arquidiocese do Rio de Janeiro desde 2011.

Tal solicitação foi apresentada à Igreja pelo jornalista Hermes Rodrigues Nery, católico conservador e coordenador do Movimento Legislação e Vida, e tem apoio de diversos monarquistas brasileiros.

 

A História da Vida da Princesa Isabel

Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança (Rio de Janeiro, 29 de julho de 1846 – Eu, 14 de novembro de 1921), também conhecida como Princesa Isabel "a Redentora", foi a segunda filha, a primeira menina, do imperador Pedro II do Brasil e sua esposa a imperatriz Teresa Cristina das Duas Sicílias. Como a herdeira presuntiva do Império do Brasil, ela recebeu o título de Princesa Imperial.

A morte de seus dois irmãos homens a fez a herdeira de Pedro. A própria personalidade de Isabel a distanciou da política e de quaisquer confrontos com seu pai, ficando satisfeita com uma vida calma e doméstica. Além disso, apesar da sua educação ter sido bem ampla, ela jamais foi preparada para assumir o trono. Isabel se casou em 1864 com o príncipe francês Gastão d'Orléans, Conde d'Eu, com quem teve quatros filhos.

A princesa serviu três vezes como regente do império enquanto seu pai viajava pelo exterior. Isabel promoveu a abolição da escravidão durante sua terceira e última regência e acabou assinando a Lei Áurea em 1888. Apesar da ação ter se mostrado amplamente popular, houve forte oposição contra sua sucessão ao trono. O fato de ser mulher, seu forte catolicismo e casamento com um estrangeiro foram vistos como impedimentos contra ela, juntamente com a emancipação dos escravos, que gerou descontentamento entre ricos fazendeiros. A monarquia brasileira foi abolida em 1889 e ela e sua família foram exilados por um golpe militar. Isabel passou seus últimos trinta anos de vida vivendo calmamente na França.

 

 

Oração para pedir a Beatificação da Princesa Isabel, a Redentora

 

Em nome do PAI e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém.

Oh Deus único e verdadeiro – Vos adoro e Vos bendigo, Vos louvo e Vos glorifico, hoje e sempre. 

Por intermédio de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil, de são Pedro de Alcântara, nosso patrono, de Santo Antônio do Brasil - o frei Galvão - e de santa Dulce dos pobres me aproximo de Vossa Majestade para vos pedir a graça de que confirmeis a santidade de Dona Isabel, Princesa Imperial do Brasil, recebendo de Vós, oh misericordiosíssimo Deus, em quem confio com todas as minhas forças, em comunhão com a Igreja e com meus amigos, a graça de ...................................................., por intermédio da “Redentora,” como ficou conhecida nossa amada princesa, que não chegou a ser majestade nesse mundo, mas sim AGORA, oh Deus, junto de Vós no céu a rogar por nós. Princesa Isabel, vós que trazeis também o nome santo da mãe do precursor de Jesus – santa Isabel, mãe de João, o batista e de outras grandes santas mulheres – vós que ostentais, portanto, o nome da mulher que proclamou a Virgem Maria como a MÃE DO SENHOR, vos suplico, [na qualidade de brasileiro (a), do estado do (a).......................] alcançai-me de DEUS, todo poderoso, em nome de JESUS CRISTO e no poder do ESPÍRITO SANTO, a graça que confiante espero receber, sinalizando dessa forma, vossa comunhão com a Trindade na Glória eterna, ou seja, a vossa santidade, cujo testemunho em vida procurarei conhecer e divulgar.

Amém.

 

1 x Creio, 2 x Pai Nossos, 2 x Ave Marias, 2 x Glórias ao Pai (a quantidade das orações faz referencia à data da assinatura da lei Áurea, ou seja, 1 e 8).

[PARA RECITAÇÃO PRIVADA]

Autor da oração: Francisco de Fátima Dalgais da Cunha e Marto

Fontes: BBC/Wiki

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: