Selected a language:

Unhas perfeitas : Dicas simples das unhas fortes e saudáveis

Qual o segredo para unhas lindas e saudáveis?

O segredo para ter unhas Lindas.   Dicas simples para deixar suas unhas fortes e saudáveis rapido

Especialista destaca a importância dos cuidados diários e uso de suplementos 


 

Nove entre dez mulheres querem estar sempre com as unhas perfeitas. Este é um item essencial, renovado periodicamente, assim como o corte de cabelo, a maquiagem e outros cuidados pessoais. Ter unhas bonitas faz parte da personalidade feminina! Mas, é preciso ter cuidado. Há procedimentos que podem deixar as unhas bonitas no momento, mas ter reflexos na saúde como um todo. É o que alerta o Dr. Juliano Augusto Ribeiro de Carvalho, dermatologista, especializado em Dermatologia Avançada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 

 

Dr. Juliano Carvalho recomenda que em determinados momentos até é preciso dar “respiro” para as unhas, deixando-as sem esmaltação. “Deixar períodos sem esmalte é importante para a saúde das unhas, começando pela hidratação. Com isso, conseguimos devolver os lipídeos que as unhas precisam para que sua lâmina fique com o teor de hidratação correto e, assim, permaneçam fortes”.

 

 

Outra dica do especialista é não retirar as cutículas, que servem como proteção para a matriz ungueal, agindo como barreira para evitar que traumas e infecções atinjam essa região. Hidratando bem as cutículas, reduz-se a necessidade de retirá-las. Caso haja necessidade de esmaltação, sempre tenha o cuidado de retirar o esmalte com removedores sem propanona (acetona), já que esse produto contribui para o ressecamento das unhas, tornando-as mais fracas e quebradiças.

 

 

Além desses cuidados, pode ser benéfica a suplementação oral com aminoácidos essenciais, como biotina, vitaminas e ferro, que contribuem para o bom desenvolvimento e crescimento das unhas fracas. “Uma fonte de proteína com aminoácidos sulfurados (principais componentes da lâmina ungueal), vitaminas e minerais ajuda as unhas a crescer mais fortes e resistentes”, destaca o dermatologista.

 

 

A utilização de um fortalecedor na própria unha também é recomendável, principalmente composto com queratina, extrato de Panicum miliaceum e glicerina. O Dr. Juliano Carvalho ressalta que produtos dermocosméticos contribuem para a correta hidratação da lâmina ungueal, fundamental para a saúde das unhas. “Eles criam um filme sobre as unhas, oferecendo proteção. Além disso, fortalecem a lâmina devido à presença dos aminoácidos e biotina”, informa o especialista.

 

 

Dicas para o corte correto das unhas – O Dr. Juliano ressalta a importância de ter cuidado com o corte das unhas.

 

“Nos pés, o corte deve ser reto, para evitar que as unhas encravem. Já nas mãos, o melhor é que o corte seja arredondado, para que os cantos mais pontudos não fiquem enroscando em tecidos, facilitando a quebra e trauma nas unhas”.

 

 

Ele também explica que é fundamental que os materiais pessoais utilizados para o cuidado das unhas sejam sempre bem higienizados. No caso de ser itens utilizados em salões de beleza ou por profissionais, devem ser sempre esterilizados antes dos procedimentos.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: