Selected a language:

Por que não emagreço mesmo fazendo exercícios e dieta?: Médica explica os principais motivos que impedem uma pessoa de perder peso

Alimentação e atividades físicas, muitas vezes, não são suficientes para uma vida mais saudável, os hormônios podem estar desregulados

 

É fácil identificar em rodas de conversa o tema “ganho de peso” durante o isolamento social. Os números comprovam tal percepção. No Brasil, a média de peso adquirida foi de 6,5kg acima dos 6,1kg da média global. Aqui, também o índice de pessoas que engordaram é de 52% bem mais alto que a média geral de 31%, segundo pesquisas do Instituto Ipsos. Independente da “sazonalidade”, o desejo por recuperar a forma física ou atingir um determinado peso é algo absolutamente corriqueiro e, muitas vezes, frustrante. Às vezes, somente mudar a alimentação ou incluir atividades físicas na rotina não é o suficiente, também há necessidade de ajuste hormonal.

 

A Dra. Katia Haranaka comprova isso em seus mais de 32 mil atendimentos clínicos. “Primeiro precisamos esclarecer que peso ideal em nada tem a ver com beleza padrão e estética. Estamos falando sobre saúde. Ter beleza é ter saúde”, esclarece.

 

“Apenas dosar o TSH não é suficiente”, orienta Dra. Katia, “para entender melhor o metabolismo também é primordial verificar as dosagens de T4, T3 livre e T3 reverso. Se esses hormônios estiverem em índices excelentes – sim é bem possível – certamente o corpo estará trabalhando na sua melhor performance para que os alimentos sejam absorvidos de modo correto e, assim, metabolizados de forma eficaz”, conclui a especialista.

 

 

Fonte: Dra. Katia Haranaka (CRM 76611/SP) - Possui formação médica e especialização em cirurgia plástica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: