Selected a language:

12 dicas mais eficientes de reduzir conta de luz : Confira as formas mais ecológicas de economizar energia

Em tempos de bandeira vermelha, confira alternativas para contribuir na redução dos gastos da conta de luz

 

Começou a valer a bandeira tarifária vermelha patamar 2 nas contas de luz, considerada a mais cara das tarifas extras. Durante esse período em que as pessoas passam mais tempo em casa, o ideal é usar a energia de forma eficiente e evitar desperdícios. O que poucas pessoas sabem é que existem formas de gastar menos energia com a iluminação.

 

Pensando nisso, Kirla Vieira, coordenadora de mercado de iluminação da Telhanorte, selecionou dicas práticas de como reduzir o consumo de energia elétrica, explorando melhor a iluminação da casa.

 

 

  1 - Escolha o tipo de lâmpada mais econômica. Opte por trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia. As lâmpadas incandescentes têm como característica converter a energia em luz e calor. Em números, 95% da energia transforma-se em calor e apenas 5% em luz. Por outro lado, as lâmpadas fluorescentes e de LED economiza 80% em relação às convencionais e têm uma eficiência luminosa maior, vida útil mais longa e redução do consumo de energia, uma vez que não geram calor.

 

  2 - Aposte em iluminação portátil e sensorial. Utilizar luminárias e abajures é uma boa alternativa que evita manter as luzes da casa todas acesas. “Estas alternativas podem ser utilizadas como iluminação pontual em ambientes integrados, por exemplo. Já nos corredores ou nas escadas, onde há uma rápida circulação de pessoas, é possível instalar sensores de presença embutidos nas lâmpadas”, pontua Kirla.

 

  3 - Utilize cores claras. Quanto mais clara for a cor das paredes e tetos, menos iluminação elétrica será utilizada. Afinal, tons como branco, off-white e nude tendem a refletir melhor a luminosidade, seja artificial ou natural.

 

  4 - Aproveite a iluminação natural. Nada como a luz do dia para clarear os ambientes. “Portanto, a dica é manter as janelas e cortinas abertas para diminuir o uso das lâmpadas, minimizando os futuros gastos”, finaliza Kirla.

 

  5 - Adquira aparelhos elétricos eficientes

 

  6 - Evite banhos longos

 

  7 - Não deixe o carregador na tomada sem o celular. Ele consome energia

 

  8 - Se não estiver usando equipamentos, como microondas, tire da tomada. O modo de espera consome energia

 

  9 - Coloque seus equipamentos, como TVs e som, na função timer, para desligar após determinado tempo.

 

  10 - A geladeira é uma grande vilã no consumo, devido ao abre e fecha de portas, borrachas de vedação gastas, aumentando o consumo e a utilização da parte traseira para secar roupas. Esse procedimento aumenta o consumo.

 

  11 - Ferro elétrico: junte a maior quantidade de roupas possível para passar de uma só vez.

 

  12 - Perda de energia e acidentes com fios desencapados: cheque sempre suas instalações para evitar a perda de energia e acidentes muitas vezes gravez.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: