Selected a language:

Como diferenciar Covid-19, Gripes e Resfriados: Infectologista ensina a diferença dá as dicas mais importantes para adultos e crianças

Com os dias mais secos no outono a incidência de gripes e resfriados aumenta e pais e responsáveis devem ficar alertas com os sintomas; vacinação contra a gripe é recomendada em crianças

 

O aumento de casos de gripes e resfriados é notado no início do outono, podendo se estender até o final do inverno. Dias com pouca umidade e temperaturas mais frias contribuem para o surgimento desses problemas principalmente nas crianças. Neste sentido, são necessárias ações preventivas com foco maior na população mais vulnerável como os pacientes oncológicos. Com a pandemia de Covid-19 o risco é ainda maior, pois os sintomas são similares.

 

"Pais e responsáveis devem ficar atentos aos sintomas que sugerem tanto a Covid-19 quanto as doenças sazonais como gripes e resfriados e procurar o pronto atendimento em caso de dúvidas. Os mais comuns são tosse, coriza, febre, cansaço e dores no corpo, falta de ar e, em alguns casos, náuseas e vômitos. Sobre a imunização, as crianças devem tomar a vacina contra a gripe (vírus influenza). Ainda não temos vacinas para a população pediátrica, mas a proteção contra influenza é mandatória, pois, além de proteger a criança e consequentemente os familiares desse importante vírus, diminui a procura pelo hospital e, portanto, a exposição ao SARS CoV-2 explica a Dra. Fabianne Carlesse, infectologista pediátrica do Hospital do GRAACC, especializado em casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil.

 

Dicas importantes

 

• Nunca é demais lembrar da importância de usar máscara (trocar a cada duas horas e se estiver suja ou molhada), respeitar o distanciamento social e evitar aglomerações.

 

• Procurar o pronto atendimento caso sintomas como febre, tosse, cansaço e dores no corpo persistirem por mais de dois dias.

 

• Hidratação também é uma maneira de prevenir gripes e resfriados, por isso beba de 1,5L a 2L de água todos os dias.

 

• Inalação com soro fisiológico é uma boa opção para limpar as vias respiratórias.

 

• Evite tocar em paredes, maçanetas e corrimãos, coçar olhos e nariz e levar a mão à boca e contato com pessoas resfriadas.

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: