Selected a language:

Crise de Ansiedade no BBB21: Como identificar e ajudar uma pessoa com crise de ansiedade

O que pensam e o que de fato é ansiedade. Debate sobre a ansiedade é um dos legados do programa

 

Reality show trouxe para dentro de casa a conversa franca sobre um dos transtornos de saúde mental que mais afetam a vida dos brasileiros

 

- O que uma pessoa com ansiedade sente?

- Quais são os sintomas de crise de ansiedade?

- Quais são os 3 tipos de ansiedade?

- É normal ter crise de ansiedade todos os dias?

 

Cada Big Brother Brasil tem um ou alguns temas que geram ampla repercussão entre o público. Se em edições passadas assuntos como machismo e empoderamento feminino foram as tônicas da convivência, no BBB21 vimos a saúde mental no centro de muitas dinâmicas entre brothers e sisters. Mais especificamente o transtorno de ansiedade, que acometeu ao vivo Caio Afiune, Gilberto Nogueira e Projota e que foi relatado como um problema pré-existente por Viih Tube.

 

Tudo que se manifestou no programa é um reflexo de como a ansiedade ocorre no dia a dia aqui fora: com pontos em comum, mas sem padrões. Embora existam características próprias da doença, cada pessoa tem suas reações físicas e emocionais. Projota teve claustrofobia e pânico associados à sua crise, Caio perdeu o apetite e teve ânsia e Gil viveu uma reação aguda com choro intenso na eliminação de Sarah, enquanto Viih Tube vê sua ansiedade ligada à pressão de ser uma pessoa pública desde a infância. A vida real na casa mais vigiada do país.

 

Ouvimos os relatos, vimos as cenas. O BBB21 trouxe para dentro dos lares e para as rodas de discussão um debate que normalmente é evitado. Do tripé dos transtornos de saúde mental mais comuns - ansiedade, depressão e insônia -, a ansiedade é o ponto fraco que muitos não levam tão a sério, o que faz com que quem sofre dela tenha até vergonha de falar. Será que agora, com o empurrão do BBB21, o cenário muda?

 

 

Ansiedade: o que pensam X o que de fato é

 

O grande problema que dificulta as discussões sobre ansiedade é que muitos não a veem como o que ela é, um transtorno de saúde mental, mas como uma "preocupação exagerada" ou uma "inquietação por causa de algo que está para acontecer". Isso pode até fazer parte dos quadros da doença, mas a ansiedade traz sintomas físicos e um abalo momentaneamente incontrolável. Palpitação, tremores, falta de ar, falta de concentração, insônia, dor no peito, sudorese, tensão muscular, pensamentos negativos fixos, autocrítica exagerada e sistema de alerta em nível máximo são as características mais comuns das crises da doença.

 

"Quando qualquer pessoa vive uma ameaça real, áreas inconscientes do cérebro são estimuladas com o aumento do nível de adrenalina e de cortisol, em uma descarga rápida e intensa. A pessoa com ansiedade tem essa mesma reação física diante de algo que o cérebro considera ser um sinal de possível ameaça", explica o psiquiatra Marco Abud, fundador do canal Saúde da Mente, no YouTube - que conta com mais de 1,5 milhão de inscritos e é considerado o maior sobre o tema no Brasil.

 

O gatilho, conta o médico, pode ser uma lembrança de algo traumático vivido - na forma de um som, um cheiro, uma palavra, uma imagem - ou mesmo uma semelhança com alguma situação passada. Mesmo que não haja um motivo real naquele momento, o cérebro já se arma com adrenalina e cortisol para reagir à ocasião e tentar enfrentá-la. "O cérebro é muito bom para aprender. Se aquilo me atacou e consegui fugir, o cérebro vai perceber tudo para estar preparado antes", afirma Abud.

 

O psiquiatra esclarece que "na crise de ansiedade, a descarga de adrenalina e cortisol vem em uma velocidade menor e é um pouco menos intensa. É dolorosa, tende a durar um pouquinho mais do que na ameaça real e pode ir e voltar muitas vezes no mesmo dia."

 

 

RESET para sair do ciclo vicioso da ansiedade

 

Para auxiliar as pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade, Marco Abud indica a técnica RESET. Seguindo estes quatro passos, pode ser mais simples desenvolver mecanismos para sair do ciclo vicioso das crises:

 

Respirar - A adrenalina provoca uma respiração ofegante que altera o pH sanguíneo, causando tontura, formigamento e piorando a ansiedade. A dica aqui é inspirar normalmente e focar em soltar o ar devagar, contando até o número quatro. Com isso, você "desativa" esse excesso de adrenalina.

 

Escutar - A ansiedade patológica é composta de pensamentos, sensações e ações. Os pensamentos ansiosos são, muitas vezes, uma "voz crítica" que fala, dentro de nós, sobre todas nossas incapacidades. A ideia aqui é ouvir essa voz, sabendo que você não precisa acreditar nela.

 

Escolher um Nome - Dê um nome para o pensamento ansioso ou para a "voz crítica" que aparece quando você está ansioso. Quando fazemos isso, sinalizamos para o cérebro que isso é somente um pensamento e não uma ameaça real.

 

Tornar - Usar o aprendizado que esse momento difícil que trouxe para tentar novamente, com um espírito de gentileza e coragem.

 

Maratona gratuita sobre como lidar com ansiedade

 

Tendo em vista que o Brasil é o país com maior número de pessoas com ansiedade no mundo - antes da pandemia já eram 19 milhões de brasileiros com o transtorno, e pesquisas indicam que tem havido crescimento durante a pandemia.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: