Selected a language:

Conjunção Astral: Novo Ciclo Astral que começa agora promete inovação e saúde em foco

Grande conjunção de Júpiter e Saturno no signo de Aquário dá aura futurista ao ano, mas os embates com o conservadorismo ainda persistem, diz a astróloga Virginia Gaia

 

O futuro começa agora! É com essa percepção de que não é mais possível voltar atrás em alguns hábitos que 2021 chega para fazer história. Se, em 2020, tivemos que nos adaptar ao “novo normal”, 2021 deixa claro que alguns conceitos já estão ultrapassados. Nesse contexto, a economia global instável pede reinvenção, enquanto persiste na arena política o embate sobre novos modelos para a gestão pública. “É um ano de profundas transformações coletivas, no qual cada indivíduo será convidado a se adaptar, fortalecendo o espírito comunitário, em grupos sociais bastante contrastantes entre si”, afirma a astróloga Virginia Gaia.

 

No céu, a virada para o ano-calendário de 2021 aconteceu sob a influência da Grande Conjunção entre os planetas Júpiter e Saturno no signo de Aquário, cujo aspecto exato ocorreu em 21 de dezembro de 2020. “Iniciaremos um ciclo de cerca de 200 anos caracterizado pelos encontros de Júpiter e Saturno em signos do elemento Ar”, explica Virginia. Isso porque, em 2020, encerrou-se o ciclo desses encontros acontecendo em signos do elemento Terra. Essa mudança de elemento está historicamente relacionada a transformações globais, culminando em uma grande virada comportamental ao longo da nova etapa que se inicia. “Os padrões astrológicos de Júpiter e Saturno são observados há milênios e, desde então, trazem acontecimentos marcantes, gerando grandes mudanças para a humanidade”, pontua.

 

 

Saturno ficará em Aquário, signo do qual é corregente, de dezembro de 2020 a março de 2023, para transformar a sociedade e, especialmente, a tecnologia, a ciência e a comunicação de massa. Nesse período, haverá profundas mudanças no campo político, fomentando movimentos sociais, com a reivindicação por maior representatividade e participação popular. Por sua vez, Júpiter também passa por esse signo Fixo do elemento Ar, de dezembro de 2020 a dezembro de 2021, sendo que, nesse meio tempo, terá uma breve temporada – entre maio e julho de 2021 – no signo de Peixes. Em Aquário, Júpiter inspirará a pesquisa científica, ampliará a comunicação digital e promoverá maior diversificação de lideranças. Por sua vez, nos meses em que estiver em Peixes, onde encontra a sua morada, o planeta regente da fé expandirá o interesse pelos temas místicos e religiosos, ao mesmo tempo em que demandará maior assistência a populações menos favorecidas, além de trazer boas influências aos temas ligados à saúde.

 

 

“Entretanto, mesmo diante dos anseios por mudanças, os embates em torno de uma agenda mais conservadora seguem presentes”, lembra Virginia. Isso porque, explica a astróloga, os planetas Saturno e Júpiter, em Aquário, ficarão em tensão com Urano, em Touro, por diversas vezes ao longo de 2021. “Ainda não veremos o fim da polarização ideológica”, afirma. Essa tensão no céu – chamada de quadratura, na Astrologia – também fomentará profundos debates sobre alternativas que possibilitem uma recuperação econômica para a crise gerada pela Covid-19. Urano está em Touro desde março de 2019, revolucionando a natureza da geração de riqueza e das oportunidades de negócios. Com os trânsitos astrológicos de 2021, essa influência se traduz na ampliação do compartilhamento de recursos, com a difusão de conceitos como o consumo consciente e a reciclagem de produtos para melhor gestão ambiental, além do início de um ciclo de grandes mudanças no setor bancário.

 

 Toda essa revolução nos costumes também é reforçada pelo mapa de ingresso do Sol no signo de Áries, que dá o tom geral do ano e, em 2021, destaca não somente as questões econômicas, mas especialmente o tema dos relacionamentos. “Será, sem dúvida, um ano para estarmos abertos a novas formas de amar, buscando também alternativas para nos comunicarmos com quem amamos e nos relacionamos socialmente”, conclui.

 

 

No Brasil, a saúde será tema fundamental

 

O encontro de planetas no signo de Aquário leva atenção especial o setor da saúde no Brasil. “Em meio à persistente disputa ideológica, a necessidade de permitir amplo acesso da população aos recursos de saúde gerará muita discussão no debate público”, revela Virgínia. Por outro lado, o Brasil também viverá, em 2021, o trânsito de Júpiter e Saturno sobre o Ascendente do mapa astral do País. “Isso abre espaço para que, gradualmente, novas lideranças possam surgir, ampliando o número de vozes na arena política”, diz.

 

 

 

No âmbito econômico, porém, haverá a necessidade de maior direcionamento, com pensamento de longo prazo, já que as progressões do mapa astral brasileiro colocam esse tema em evidência, pedindo cautela. “Há oportunidade para melhorar a gestão das contas públicas, porém é preciso cuidado para não depositar esperanças demasiadas em soluções que parecem efetivas, mas na prática não são”, pontua a astróloga.  

 

 

 

Os eclipses de 2021: impactos em viagens e relações internacionais

 

 

 

O ano de 2021 terá, ao todo, quatro eclipses: dois lunares e dois solares, sendo que três deles acontecem no eixo formado por Gêmeos e Sagitário. “É o retrato do momento cheio de incertezas em relação às viagens e o consequente intercâmbio entre culturas, transformando a comunicação internacional. Além disso, reflete mudanças no contexto das relações entre países. Todos são temas típicos desses signos”, explica Virgínia. 

 

 

 

O primeiro desses belíssimos eventos astronômicos e astrológicos acontece em 26 de maio e será um Eclipse Lunar Total no signo de Sagitário. Em seguida, teremos no dia 10 de junho, um Eclipse Solar Anular no signo de Gêmeos. Depois, já em novembro, no dia 19, teremos o único eclipse cujo eixo varia em relação aos demais. Trata-se de um Eclipse Lunar Parcial no signo de Touro, que influenciará, sobretudo, a economia e destacará a necessidade de desapego em relação a padrões do passado e consequente reinvenção da maneira de se gerar riqueza. Por fim, teremos um Eclipse Solar Total em Sagitário, em 4 de dezembro, para nos despedirmos de 2021 com muita fé e vontade e expandir horizontes.

 

 

 

Planetas retrógrados

 

 

 

Dizemos que um planeta está retrógrado quando ele parece caminhar na direção oposta à sequência dos signos do zodíaco, na perspectiva de observação a partir da Terra. Esse fenômeno acontece em virtude da distância entre as órbitas dos planetas no sistema solar e a velocidade de cada um em seu movimento ao redor do Sol. Trata-se, portanto, de uma ilusão de ótica, já que as órbitas planetárias não são alteradas. Entretanto, para a Astrologia, ainda que a aparente mudança de direção no céu não seja algo necessariamente negativo, pede-se maior atenção aos temas regidos por determinado planeta, durante o seu período de retrogradação. Seguem, abaixo, os planetas retrógrados em 2021:

 

 

 

Mercúrio retrógrado: planeta regente da comunicação e do cotidiano, Mercúrio retrógrado costuma gerar pequenos atrasos e dificuldades com aparelhos e transações eletrônicas.  

 

- De 30 de janeiro a 20 de fevereiro, no signo de Aquário.

 

- De 29 de maio a 22 de junho, no signo de Gêmeos.

 

- De 27 de setembro a 18 de outubro, no signo de Libra.

 

 

 

Vênus retrógrado: planeta regente dos relacionamentos e valores pessoais, Vênus retrógrado inspira revisões no campo da  relações humanas e da diplomacia, além de gerar instabilidade nos temas relacionados às finanças. 

 

- De 19 de dezembro de 2021 a 29 de janeiro de 2022, no signo de Capricórnio.

 

 

 

Júpiter retrógrado: planeta regente da expansão, da educação e das grandes viagens, Júpiter retrógrado pede revisão nas questões relacionadas às crenças pessoais e às relações internacionais, além de alterar o ritmo de crescimento em projetos de longo prazo.

 

- De 20 de junho, no signo de Peixes, a 18 de outubro, em Aquário.

 

 

 

Saturno retrógrado: planeta regente do planejamento e dos grandes ciclos de tempo, Saturno retrógrado demanda revisão dos planos e projetos de longo prazo. 

 

- De 23 de maio a 10 de outubro, no signo de Aquário.

 

     

 

Urano retrógrado: planeta regente da inovação e da tecnologia, Urano retrógrado gera reflexão sobre assuntos relacionados à ciência e às organizações sociais.  

 

- De 15 de agosto de 2020 a 14 de janeiro de 2021, no signo de Touro.

 

- De 19 de agosto de 2021 a 18 de janeiro de 2022, no signo de Touro.

 

 

 

Netuno retrógrado: planeta regente do psiquismo e dos movimentos de massa, Netuno retrógrado estimula revisão dos assuntos ligados à coletividade, à religiosidade e à compaixão.

 

- De 25 de junho a 1° de dezembro, no signo de Peixes. 

 

 

 

Plutão retrógrado: planeta regente da sexualidade, do ocultismo e do inconsciente, Plutão retrógrado evoca a reflexão sobre temas tabu, assuntos obscuros e as relações de poder.

 

- De 27 de abril a 6 de outubro, no signo de Capricórnio.  

 

 

 

 

 

Sobre Virginia Gaia

 

Astróloga, taróloga, psicanalista e terapeuta holística, Virginia Gaia também ministra cursos e palestras para audiências variadas.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: