Selected a language:

2045, data limite da água: Uso não sustentável dos terrenos contribui para a desertificação

Mudança climática: Planeta perde 24 bilhões de toneladas de solo fértil todos os anos

 

Até 2045, cerca de 135 milhões de pessoas poderão ser deslocadas como resultado da desertificação. O fenômeno causa mais mortes e desloca mais pessoas do que qualquer outro desastre natural.

 

 

Parceria apoiada pela ONU pretende melhorar a partilha de dados para reverter a crise criada pela desertificação e degradação do solo.Parceria apoiada pela ONU pretende melhorar a partilha de dados para reverter a crise criada pela desertificação e degradação do solo.

 

Consequências

 

Segundo o secretário-geral da ONU, Antônio Gutierres, o mundo perde 24 bilhões de toneladas de solo fértil todos os anos e a degradação dos solos reduz o Produto Interno Bruto, PIB, nos países em desenvolvimento em até 8% ao ano.

 

Convenção

 

Há 25 anos, 197 Partes adotaram a Convenção das Nações Unidas para Combater a Desertificação, Unccd. Guterres disse que a convenção é “histórica”, mas “ainda há muito a fazer.”

 

Ele afirmou que “proteger e restaurar a terra, utilizando-a de melhor forma, pode reduzir a migração forçada, melhorar a segurança alimentar e estimular o crescimento econômico.” Também pode ajudar a lidar com a emergência climática global.

 

Segundo as Nações Unidas, até 2025, 1,8 bilhão de pessoas sofrerão com escassez absoluta de água, e dois terços do mundo viverão sob condições de estresse hídrico. 


Causas

 

A desertificação é causada principalmente por atividades humanas e variações climáticas. Pobreza, instabilidade política, desmatamento, pastoreio excessivo e más práticas de irrigação podem prejudicar a produtividade.

 

O setor de uso da terra representa quase 25% do total de emissões globais. A sua reabilitação e gestão sustentável é fundamental para combater as alterações climáticas.

 

Na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Meta 15 estabelece o objetivo de deter e reverter a degradação da terra.

 

 Fonte: ONU NEWS

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: