Selected a language:

Tipos de Meditação - O Que é e para que serve: Rumo à nossa máxima potencialidade

 

*Sandra Rosenfeld

 

 

Muitas pessoas ouvem falar de meditação, pensam até em fazer, mas, por não terem certeza de qual "ganho" real terão com a sua prática, vão adiando... Então, resolvi escrever este artigo com o intuito de ajudar na decisão de quem está ainda em dúvida ou iniciou a prática e não deu continuidade.

 

A meditação é uma alavanca que impulsiona nossa vida para experiências e realizações jamais imaginadas. Desde que, claro, seja praticada com disciplina e perseverança.

 

Na meditação, alcançamos estágios que vão se aprofundando e expandindo, saindo assim do resultado interno para o externo, o que faz uma diferença grandiosa em nossa vida.

 

Esses estágios são:

Relaxamento físico e mental

Atenção e foco

Presença plena

Consciência

 

Ao alcançar esses estágios, entramos no estado meditativo.

 

O estado meditativo produz relaxamento pleno, com isso, trazendo uma sensação de paz que resulta num equilíbrio físico e mental, harmonizando todo o nosso organismo, amenizando e curando estados alterados físicos, psicológicos e emocionais, como já comprovado por pesquisas.

 

Mas como qualquer outro exercício, para alcançar o melhor desempenho, é necessário treinar com disciplina. Desse modo, aos poucos, vamos aquietando os pensamentos intrusivos, aumentando o tempo da atenção, do foco, da concentração e levando isso de forma natural para as outras atividades de nossa vida.

 

Com o relaxar do corpo físico e a aquietação e o silenciar da mente, nossa criatividade e nosso poder intuitivo ampliam exponencialmente.

 

Conseguimos acessar recursos internos que uma mente agitada jamais conseguirá alcançar, assim como insights, ideias, soluções que antes não vinham à tona.

 

Tudo fica mais claro, a forma de avaliar as situações, os nossos relacionamentos, a nossa vida.

 

Passamos a lidar de forma bem mais tranquila e segura com os acontecimentos externos, ficamos mais fortes e preparados perante os desafios que surgem sem perder o controle.

 

Com a prática da meditação, passamos a fazer parte de uma minoria que, conseguindo estar presente, pode observar a si mesmo, seus pensamentos, sentimentos e assim ter domínio sobre suas atitudes e falas. Podemos observar o outro, o mundo ao nosso redor e ver muito além do que se apresenta aos olhos comuns.

 

A prática da meditação aumenta significativamente nossos mais nobres sentimentos, como a compaixão e o amor por nós mesmos e pelo próximo.

 

A meditação não só torna a nossa vida melhor, mas torna-nos uma pessoa melhor!

 

*Sandra Rosenfeld

Escritora, Palestrante, Instrutora de Meditação e Executive & Personal Coach. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", ed. Nova Era/Record.

 

[email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: