Selected a language:

Pele e cabelos lindos: 10 dicas de uso de Óleo de Coco Extravirgem

A longa exposição aos raios solares, à água do mar e a da piscina e os danos à saúde da pele e dos cabelos.  A farmacêutica, especialista em Cosmetologia Avançada, Jackeline Alecrim, que realiza a pesquisa nacional sobre o uso do Óleo de Coco Extravirgem, dá 10 dicas de tratamento natural com Óleo de Coco Extravirgem para você cuidar da saúde da pele e dos cabelos e se dar bem em todas estações.

 

1- Acalmar a pele após a exposição solar

 

O Óleo de Coco Extravirgem apresenta propriedades nutritivas, sendo um agente extremamente benéfico para suavizar a pele após longos períodos de exposição solar. Uma vez que apresenta propriedades anti-inflamatórias e citoprotetoras (substâncias capazes de proteger nossas células e nossos tecidos).

 

 

2- Protetor da pele e do cabelo

 

A exposição dos fios à água do mar e da piscina e ao sol pode danificar profundamente os fios. Por isso, uma alternativa é aplicar uma pequena quantidade de Óleo de Coco Extavirgem nos fios e na pele antes de entrar no mar ou na piscina. Ele formará uma barreira protetora minimizando os danos.

 

 

3 – Pós-depilação

 

O Óleo de Coco Extravirgem é rico em compostos reparadores ideais para tratar e suavizar a pele após processos de depilação. Além disso, funciona como uma barreira protetora contra micro-organismos que poderiam atravessar facilmente a pele sensibilizada.

 

 

4- Cuidados com os pés pós-praia

 

A região dos pés é muito susceptível ao ressecamento, pois nesta região não possuímos glândulas sebáceas. Por isso, merecem cuidados especiais, principalmente após um dia de praia. O Óleo de Coco Extravirgem é um grande aliado na recuperação desse tecido, uma vez que fornece nutrição e prolonga a hidratação dos pés, deixando-os macios e suaves. Basta aplicar uma quantidade suficiente para umectá-los e deixar por algumas horas. Para segurança e conforto calce uma meia após aplicação e dê preferência por aplicar antes de dormir. Assim o Óleo de Coco Extravirgem irá trabalhar durante toda a noite na recuperação de regiões ásperas e ressecadas.

 

 

5 - Remoção de toxinas e poluição da pele

 

Durante o verão os poros apresentam-se mais dilatados, favorecendo o acúmulo de sujidades e de toxinas na pele, que muitas vezes não são removidas com a lavagem convencional. Uma excelente alternativa é umedecer um algodão com óleo de coco extravirgem e aplicar no rosto limpo com movimentos circulares, removendo profundamente as partículas de sujidades que obstruíam o tecido.

 

 

6- Esfoliante labial e nutrição labial

 

A região dos lábios também não possui glândulas produtoras de oleosidade, por isso é mais vulnerável ao ressecamento e ao efeito craquelado. O Óleo de Coco Extravirgem pode ser misturado em Açúcar de Coco e aplicado diretamente nos lábios com movimentos circulares suaves, promovendo esfoliação leve e nutrição. Evitando que fiquem ressecados e craquelados, o que deixa o efeito do batom ainda mais lindo.

 

 

7 - Proteção da mucosa genital

 

A mucosa genital é sensível à ação de componentes químicos dissolvidos na água da piscina e pode apresentar irritação e comprometimento da microbiota natural após longas horas de exposição. A aplicação prévia de uma pequena quantidade de Óleo de Coco Extravirgem nesta região pode funcionar como uma barreira protetora minimizando a irritação local.

 

 

8 - Saúde bucal e dentes lindos

 

O Óleo de Coco Extravirgem é uma alternativa para aproveitar o verão com um sorriso saudável e livre de mau hálito. A dica é fazer um bochecho matinal com óleo de coco. Por possuir substâncias com propriedades antimicrobianas, pode atuar combatendo bactérias que causam mau hálito, além de favorecer a manutenção da imunidade local.

 

 

9 - Reposição do manto hidrolipídico

 

Sabonetes em geral, produtos químicos e outros componentes podem remover parte do manto hidrolipídico corporal que funciona como uma barreira protetora da nossa pele contra agressões externas. Após o banho de mar ou de piscina é interessante repor parte destes componentes. Uma alternativa é aplicar uma pequena quantidade de Óleo de Coco Extravirgem sobre toda a pele após o banho, ele irá nutrir, proteger e deixar a pele radiante.

 

10 - Proteção da barba à exposição da água do mar e da piscina

 

Engana-se quem pensa que os fios da barba não sofrem com as agressões provocadas pela água do mar e da piscina. Eles também podem ser protegidos com a aplicação de uma pequena porção de Óleo de Coco Extavirgem, que funcionará como um excepcional agente nutritivo e que evitará que os fios fiquem ressecados e desalinhados.

 

 

Jackeline de Souza Alecrim

 

Farmacêutica, pesquisadora e professora universitária de cursos de graduação e pós-graduação da área de saúde. Atua no desenvolvimento de produtos cosméticos e é Especialista em Saúde Pública, Farmacologia Clínica e em Cosmetologia Avançada com enfoque em Produtos Naturais.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: