Selected a language:

Atividade física aumenta tempo de vida: Dicas para cuidar das articulações ter mais energia

Atividade física aumenta tempo de vida

Vai praticar esporte? Cuidado com as articulações. Atividade física de lazer aumenta a expectativa de vida em até sete anos. Seja nos momentos de lazer, como caminhar ou pedalar no parque, você pode ganhar mais tempo de vida independentemente da intensidade do exercício ou do peso do indivíduo, concluíram pesquisadores da Universidade de Harvard e do Instituto Nacional de Saúde (NIH, sigla em inglês) dos Estados Unidos. 

Acompanhamento médico, prevenção e suplementação reduzem as chances de lesões articulares.

A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo, pois melhora o condicionamento cardiopulmonar e muscular reduzindo o risco de doenças cardíacas e metabólicas, além de aumentar à disposição e reduzir o estresse emocional. Porém, independente da modalidade escolhida, é necessário acompanhamento médico e cuidados para realizar atividade física regular e evitar lesões articulares, musculares, entre outras lesões, que podem transformar esse hábito saudável em um grande problema.

 

ASSISTA O VÍDEO AQUI vídeo do Dr. Márcio de Castro Ferreira, Ortopedista especializado em cirurgia de joelho do HCor- SP.. com dicas para cuidar das articulações e prevenir lesões

 

“As atividades físicas exigem preparo e capacidade do corpo, de acordo com a modalidade escolhida. A corrida, por exemplo, aumenta o impacto nas articulações, principalmente dos joelhos, tornozelos e quadril, as quais recebem uma sobrecarga maior quando comparada a uma atividade normal do dia a dia”, explica o Dr. Márcio de Castro Ferreira, Ortopedista especializado em cirurgia de joelho do HCor- SP.

 

As articulações são revestidas por uma fina camada de proteção, chamada cartilagem. Esta estrutura serve tanto para absorver o impacto quanto para minimizar o atrito durante o deslocamento dos ossos. Com a sobrecarga constante da cartilagem, ocorre danos nas células que produzem o seu equilíbrio, o que resulta em desequilíbrio e degradação da mesma.

 

“Esse tipo de lesão começa em fases microscópicas, não detectadas em exames radiográficos. Desta forma, o corpo vai sofrendo com o tempo e quando aparecem os sintomas a deterioração já ocorreu. Por isso, a prevenção da cartilagem é o melhor caminho a ser seguido”, destaca o Dr. Márcio Ferreira.

 

Para auxiliar na prevenção dos danos às articulações, recomenda-se consultar um médico para identificação das possíveis causas  que possam contribuir para a sobrecarga articular, assim como a utilização de suplementos que auxiliem na proteção da cartilagem que é comumente desgastada pelo envelhecimento normal do ser humano e também potencializada pela prática de atividades físicas, principalmente as atividades de impacto. Nestas situações, o suplemento mais indicado é o Peptídeo de colágeno, como explica o especialista do HCor.

 

“O peptídeo de colágeno oferece ao esportista duas soluções importantes: auxílio na prevenção, aumentando a longevidade da articulação em pessoas que não tem lesão e/ou em pessoas que já tem a lesão instalada, melhorando sua qualidade de vida.  A segunda contribuição  é no auxílio da melhora sintomática tanto em pessoas com lesões articulares como naqueles praticantes de atividade física, sem doença osteoarticular,  que sentem dor ao praticá-las”, explica o Dr. Márcio Ferreira.

 

Praticar atividades físicas é muito importante, mas é essencial realizar essa prática da forma correta e segura para a saúde do corpo e das articulações. Por isso, antes de iniciar uma rotina de atividade física ativa é fundamental buscar orientação médica.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: