Selected a language:

Oração do dia: Santo Eusébio de Vercelli

Ó Deus, pelos méritos de Santo Eusébio, concedei-me a Graça do verdadeiro amor a Vossa Igreja, respeito aos Vossos Pastores e fidelidade a Vossa Palavra. Dai-me a consciência de que eu também sou Igreja e que eu saiba ser testemunho de vida cristã na constância e na fé. Amém.

O Santo

Nasceu em Sardenha no início do século IV. A exemplo de tantos provincianos dotados de muita inteligência, foi a Roma para complementar seus estudos e seguir uma carreira que prometia boa remuneração.  O próprio nome, Eusébio, não era o seu de nascimento.  Recebeu-o após sua conversão ao Cristianismo pelo papa Eusébio em Roma.  O jovem fez questão de ter esse nome como gratidão ao seu “libertador”.

Logo foi ordenado sacerdote e, em 345, tornou-se bispo com sede em Vercelli.  Era um pastor zeloso, de múltiplas iniciativas, generosamente interessado na vida da Igreja além dos limites da sua diocese.  Introduziu um novo ritual a um templo pagão em Vercelli, consagrando assim a primeira catedral do local.

Foi considerado um dos principais artífices da organização interna e externa da Igreja, que saía recentemente das perseguições.  Tinha contato com santo Atanásio da Alexandria e santo Hilário de Poitiers, com o qual mais tarde se juntou para curar as feridas produzidas pela heresia na Igreja do Norte.

Foi Santo Eusébio quem traduziu para o latim os “Comentários sobre os Salmos” do seu homônimo Eusébio de Cesaréia.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: