04 de junho - São Francisco Caracciolo (Presbítero)
Nascido em 1563 em Vila Santa Chiara de Chieti (Itália), aos 22 anos mudou-se para Nápoles a fim de completar os estudos teológicos. Nada de particular levaria a prever nele a imensa atividade apostólica que iria desenvolver em sua breve existência (morreu aos 45 anos).
Colaborou na fundação da Ordem dos Clérigos Regulares Menores, cuja regra foi aprovada em 1 de julho de 1588. A ele se deve a introdução de um quarto voto, além dos três já existentes (pobreza, castidade e obediência): o voto de não aceitar dignidade eclesiástica alguma. Em 1593 Francisco foi obrigado a aceitar, por obediência, o cargo de Prepósito Geral da Congregação, que se estabeleceu em Roma na Igreja de Santa Inês, na praça Navona. Terminado o mandato foi à Espanha onde foi mestre dos noviços em Madrid e novamente Prepósito da casa em Roma.
Enfraquecido por sua incansável atividade, durante uma estada em Agnone caiu gravemente enfermo e veio a falecer em 4 de junho de 1608. Foi sepultado na Igreja de Santa Maria Maior, em Nápoles.
Canonizado por Pio VII em 24 de maio de 1807, em 1840 foi eleito co-padroeiro da cidade de Nápoles. O primeiro de seus milagres foi a cura de um aleijado que ocorreu justamente durante seus funerais.
Oração: Senhor, pelos méritos de São Francisco Caracciolo, nós vos pedimos que nos seja dado um coração disponível para servir-Vos através de nossos irmãos e da Vossa Igreja, sempre na discrição, na humildade e solicitude, sem almejar nossos próprios interesses. Amém.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(