Cruzar as pernas e dormir demais estão entre as possíveis causas de problemas na coluna
Muito comum problemas de coluna serem associados a postura incorreta, excesso de peso carregado durante a vida, osteoporose ou traumatismo. Na verdade, estas são apenas algumas das causas que podem desencadear uma disfunção vertebral. Curiosamente, existem cinco outras inimagináveis que podem machucar e muito a coluna: estresse, dormir muito, comer demais, cruzar as pernas e treinar em excesso.
É isso mesmo! Quem diz isso é o ortopedista Luís Pollon. De acordo com o médico, algumas atitudes aparentemente inofensivas podem causar hérnia de disco, artrose e outras doenças da coluna. “O estresse gera tensão na região dos ombros e trapézio, que é o músculo mais tensionado nos casos de preocupações e nervosismo. Dormir demais em uma posição pouco confortável pode gerar tensão, dores e, conseqüentemente, lesões em diferentes partes do corpo”, explica Pollon.
O especialista faz um alerta às pessoas que estão com uns quilinhos a mais. O sobrepeso impõe cargas maiores para a coluna e a região abdominal pode ser a mais prejudicada, aumentando a lordose lombar, gerando dor.
Em se tratando do cruzar de pernas, não é o ato em si que se torna nocivo, mas a permanência dessa posição. Manter as pernas cruzadas por muito tempo faz com que o quadril fique mal apoiado e, em conseqüência, a coluna se curva para fazer uma compensação, podendo ocasionar dores com o passar dos anos.
Por último, o médico chama a atenção para os treinamentos exaustivos. “Fazer exercícios é ótimo para a saúde, mas o exagero, chamado de overtraining, sobrecarrega músculos e articulações. No final temos lesão e dor”, conclui Dr. Luís Pollon.
Sobre Dr. Luís Pollon
Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT e da Sociedade Brasileira de Coluna –SBC.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(