24 de abril - S. Fidélis de Sigmaringen
Em princípio era aquele que os pobres chamavam de “advogado dos pobres”, por defender os interesses daqueles que não tinham condições financeiras de custear um advogado. Nascido em Sigmaringen, Alemanha , em 1578, foi aluno brilhante do curso de filosofia e direito na Universidade de Friburgo, na Suíça. Peregrinando por seis anos em várias cidades da Itália, da Espanha e da França, ministrava aos jovens e alunos ensinamentos pelos quais receberia um outro apelido que seria de “filósofo cristão”.
Ao atingir a idade de 34 anos, deixou tudo isso para trás e se destinou ao convento dos capuchinhos vestindo uma humilde batina de São Francisco e cuidando com coragem e caridade daqueles que foram atingidos pela peste. Foram eles que mais apreciaram a sua moradia na região. Em uma missão de paz, São Fidélis foi designado a manter conversações em Recia em plena crise protestante. Mas a sua missão acabou causando a impressão aos habitantes da cidade de que era um santo agente a serviço do Imperador católico. Mesmo assim o santo não se abalou e continuou a ir às cidades fazendo suas pregações.
Um dia, quando estava fazendo um sermão, vários soldados o cercaram solicitando que o santo retirasse tudo que tinha falado e pregado, eles tiveram como resposta o seu “não” de maneira poética e sábia. Recebeu então em sua cabeça um pesado golpe de espadas que poria fim em sua vida. Mesmo assim, ao morrer, pronunciou a palavra de perdão a seus matadores no dia 24 de abril de 1622. Sua canonização foi declarada em 1746 por Bento XIV.
Oração: Bendito seja Deus que concedeu a São Fidélis ser bem firme na Fé, Esperança e Caridade! Dai-me, Ó Deus, por sua intercessão, ser também eu apóstolo de sua Igreja. Amém.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(