Selected a language:

Postura Positiva: Cinco dicas para se dar bem numa entrevista de emprego

Por Marcelo Cardoso

 

Procurar emprego é uma coisa chata. Todos nós já passamos por isso e sabemos as dificuldades e sensações na hora de um processo seletivo. Todas as dúvidas aparecem no momento: estou com a roupa adequada? Será que meu perfil se encaixa? Como será essa empresa? Sou capaz mesmo de assumir tal responsabilidade? 

 

Uma pesquisa realizada pela Catho, uma das maiores empresas de vagas e cadastramento de currículos do Brasil, revela que um dos aspectos que mais prejudicam um candidato é demonstrar falta de interesse ou entusiasmo. 

 

Às vezes uma pessoa passa por tantos processos seletivos que realmente a autoestima fica abalada e o desanimo toma conta. E, é claro, que fica perceptível na hora da entrevista. Se você está há muito tempo à procura de trabalho e ainda não conseguiu nada, não desanime. É preciso continuar mantendo o foco, a determinação e principalmente a autoconfiança. 

 

Lembre-se que o objetivo da entrevista é a de confirmar as informações que constam no seu currículo, ou seja, você já passou por um funil de candidatos. Portanto, quando for chamado para uma seleção, o importante é estar bem preparado. Abaixo listo algumas dicas para aumentar sua chance com o selecionador. 

 

Vestimentas - A roupa deve ser formal. As mulheres não devem carregar na maquiagem, não usar roupas curtas, coladas ou muito coloridas. Os homens devem cuidar da barba, não usar bonés, muito menos camisetas de time. 

 

Postura - A postura deve ser comedida. Sente-se adequadamente, sem cruzar os braços ou fazer muitas gesticulações. Mas, transmita naturalidade, para não ficar a impressão que você está desconfortável. 

 

Informações - Antes de ir à entrevista, faça uma pesquisa sobre a empresa que lhe convocou. Acesse o site e busque saber sobre valores, política, produto, interesses. Essa é uma ótima forma de demonstrar interesse. 

 

Comunicação - Ao conversar com o selecionador e responder as perguntas, olhe em seus olhos. Responda tudo com tranquilidade e certeza. Não minta! Os profissionais de RH são qualificados para isso, para saber se você está inventando algo. Não fale demais, seja objetivo. E se tiver alguma dúvida, pergunte. 

 

Educação - Seja educado com todos. Não faça cara feia ou de susto se o profissional fizer alguma pergunta que ache desnecessária. Isso pode demonstrar descontrole emocional. Seja o mais natural possível. O essencial é ter clareza ao falar sobre quais são suas atribuições, sobre sua formação e objetivos. É bom ter um discurso alinhado com o seu currículo. 

 

Se por acaso não for contratado, continue a busca sem guardar “grilos na cabeça”. Faça uma reflexão, encontre os pontos que devem ser melhorados e saiba que, o contratante, pode ter lhe achado um bom profissional, mas não adequado para o cargo em questão. E lembre-se sempre que os maiores vencedores fracassaram muito até chegar ao sucesso.

 

Marcelo Cardoso é especialista em coaching, PNL (Programação Neuro Linguística) e fundador da Arco 7.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: