Selected a language:

O primeiro sorriso do bebê: Desvende essa delícia!

A maioria das mães vai entender: não existe maior surpresa ao ver seu bebê sorrir pela primeira vez. Sim, enquanto a mãe renasce como ser humano, entre trocas de fraldas, amamentação e noites de sono interrompidas (e a sensação de que nunca mais irá resgatar seu sono novamente), aquele pequeno ser que mostra pouca emoção e expressividade, olha para você desprevenida e abre aquela banguela sorridente. 

 

Pronto. Está aí aquele amor que todo mundo falava. A partir dai inicia-se outra jornada. Vocês, que já possuem um vínculo inevitável, assumem essa relação para a sociedade. O bebê reconhece a mãe e sorri para ela, às vezes, ousa soltar uma gargalhada. Então todo aquele cansaço, falta de tempo para si e os mil papéis que a mãe assume ficam ali. Valeu a pena afinal, todo o seu esforço. O bebê sorriu para a mãe e ela sente-se como se houvesse ganhado na loteria. 

 

O sorriso social, como é chamado, é o marco entre a conexão do bebê com a mãe e seu desenvolvimento em relação ao mundo. No primeiro ano em que ele concentra-se nas descobertas, ele automaticamente observará ao redor e passará a socializar com os pais, amigos e familiares. Ele reproduzirá (à maneira dele) o que ouve e sente. Por isso a importância de um ambiente tranquilo, aconchegante e acolhedor, para que esse bebê perceba que é rodeado de amor. 

 

Então mães, pais, irmãos, tios, avós e amigos, aqui fica o aval para muitos sorrisos de seu bebê: brinque, abrace, beije, amamente, sorria, de risada, não tenha pressa, estimule suas "semi palavras", coloque música e principalmente aproveite! Passa mais rápido do que a gente imagina. Aproveitar o momento é a garantia de que provocará muitos sorrisos e reações efusivas do seu bebê. Ame-o e receba em troca o amor desse pequeno ser, que provavelmente será a pessoa que mais fará você sorrir durante toda essa vida. 

Por* Yasmin Chiden é jornalista e recém mãe. Aqui divide com os leitores todos os desafios e descobertas de ser mãe sem arrancar os cabelos e com saúde.
Twitter: @yasminchiden   

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: