Senhor Deus de Misericórdia, pela intercessão de Santa Alice, dai conforto e consolo aos doentes, de modo especial aos que sofrem do mal de Hansen e a todos os portadores de doenças contagiosas que sofrem abandonados e isolados, sem os recursos básicos para o tratamento de sua doença.
A exemplo de Santa Alice, fazei que suportem as dores físicas oferecendo-as ao Senhor Jesus. Dai-lhes forças e uma fé inabalável para que nunca se sintam abandonados. Fazei que possam encontrar em Vós o amor e o consolo que só um Verdadeiro Pai sabe dar. Amém.
O Santo
Alice nasceu perto de Bruxelas no início do século XIII e demonstrou, desde pequena, uma inteligência perspicaz e um espírito decidido. Aos 7 anos de idade foi admitida na abadia beneditina de Cambre, na Bélgica, onde surpreendeu a todos por sua espiritualidade e ardente piedade. Apesar da pouca idade entregou-se à oração e à meditação e começou a viver o milagre de uma vida santificada.
Entretanto contraiu, também precocemente, a temida e inexorável lepra, doença que espalhava o medo devido ao perigo do contágio. Ninguém ousava se aproximar de um leproso e Alice, que por estar num mosteiro já vivia segregada do mundo, foi "duplamente” segregada: rigorosamente isolada do resto da comunidade, passou a viver enclausurada num sótão.
Esta foi a grande provação que Deus pediu a Alice e à qual ela respondeu com amor, aceitação e humildade. Suas dores foram sempre consoladas e aliviadas por sua profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que ela amou com adoração muito antes que sua devoção fosse adotada e propagada pela Igreja. Padeceu durante anos, perdeu a visão e seus membros da monja escamavam sob a ação da terrível doença: mas Alice fez de seus sofrimentos uma oferta a Deus pelo bem dos outros e pela conversão dos pecadores.
Em 1249 recebeu a Unção dos Enfermos e viveu mais um ano em agonia até ser arrebatada por Deus a 11 de junho de 1250.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(