Selected a language:

Conquistas femininas: As mulheres no mercado de trabalho

 As mulheres aumentaram sua participação no mercado de trabalho, mas ainda têm presença inferior em alguns setores, quando comparada aos homens. Foi o que apontou um levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo a análise, realizada entre 2006 e 2010, as mulheres prevalecem na Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.

“Há alguns anos, podemos notar que as mulheres vêm movimentando a economia do país. No entanto, a sociedade teve de encarar uma mudança de crenças, que colocava a força masculina como a mais importante no mercado de trabalho. Com a superação desta barreira, a exemplo de termos uma presidente do sexo feminino, começamos a enxergar  esta nova realidade de forma positiva, valorizando a profissional por sua formação e capacidade, e não por ser do sexo feminino ou masculino.” afirma Fernando Elias José, psicólogo e mestre em Cognição Humana.

Ainda segundo o especialista, passado este período de adaptação de crenças e mudanças comportamentais, a tendência é que a sociedade ganhe cada vez mais segurança para aceitar que a mulher comande diversas áreas do mundo corporativo. “Tudo o que requer uma mudança vai, necessariamente,  passar por diversos estágios.” complementa o especialista.

 

Conquistas

As mulheres já tiveram conquistas importantes ao longo dos últimos anos. Em 2010, além de atuarem nos setores de confecção, educação, alimentação, saúde e doméstico, também ganharam destaque nas áreas de publicidade e de pesquisa de mercado. Somente neste período, de um total de 70.971 postos nessas atividades, as mulheres passaram a ocupar 36.787 deles, e os homens 34.184.

Os dados apontam também que as mulheres passaram a ocupar mais postos em áreas onde há predominância de trabalhadores do sexo masculino, a exemplo da construção de edifícios. Em 2010, foram cerca de 40.711 vagas deste setor direcionadas a elas.

Diante desta realidade de sucesso, Fernando destaca a importância da persistência da mulher. “É algo trabalhoso, mas a mulher não pode desistir. Ela já provou que é capaz de vencer preconceitos e desenvolver uma carreira de sucesso. Para isso, é fundamental avaliar constantemente as metas e objetivos.”

 

Fonte: Fernando Elias José, psicólogo.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Juliana Rodrigues
    13/09/2013 09:55

    Ola bom dia meu nome e juliana e queria pedir uma orientaçao sobre minha vida estou passando por momentos dificeis moro na casa de minha sogra e a energia e negativa aqui. Peço uma ajuda espiritual e oq faço para conseguir sair do estress e da depreçao

  2. #2
    Cleder volpini signo capricornio
    13/09/2013 10:01

    Ola meu esposo tambem esta com o mesmo problema que eu me encontro. Mas ele e proficional pode nos orientar

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: