23 de março - São Turíbio
São Turíbio Afonsa de Mongrovejo nasceu em 1538, na Espanha. Pertencia a uma família nobre, estudou em Valladolid, Salamanca e Santiago de Compostela. Formou-se em direito. Foi nomeado membro da inquisição em 1573. Tendo sido nomeado arcebispo de Lima pelo papa Gregório XIII, partiu para a América em 1581, onde dedicou-se com afinco ao serviço de Deus.
Seu trabalho foi bastante frutuoso, construiu escolas, igrejas, fundou o primeiro seminário da América Espanhola, fez com que o clero se instruísse reuniu dez sínodos diocesanos, entre eles destacou-se o sínodo provincial em Lima.
Percorreu vários quilômetros evangelizando e conquistando novos adeptos ao cristianismo. Entre eles, destacam-se três santos: Rosa de Lima, Francisco Solano e Martinho de Porres.
Foi grande defensor do povo indígena, lutou por sua dignidade e ao morrer fez questão de receber a comunhão em uma tenda indígena. Pediu também que fossem cantados os salmos 116 e 31 ao som de uma harpa. Era quinta-feira santa, dia 23 de março de 1606. São Turíbio foi canonizado em 1726.
Oração: Senhor, ao conhecermos a vida de Santos como São Turíbio, nos vemos encorajados a testemunhar nossa fé. Obrigado, Senhor, por tão nobres almas que com devoção cumpriram com suas missões. Pelos méritos de São Turíbio, fortalecei-nos para que possamos enfrentar com coragem enfrentarmos nossos pequenos e grandes desafios do dia-a-dia. Amém.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(