Selected a language:

Oração do dia: São Tomás de Aquino

28 de janeiro - São Tomás de Aquino

 

É considerado pelos historiadores como o maior pensador e teólogo de Idade Média. São Tomás de Aquino nasceu em 1225, em Roccasecca, perto de Aquino, em Nápoles. Sua formação religiosa começou muito cedo, aos cinco anos de idade, quando entrou na escola do mosteiro beneditino, em Monte Cassino. Posteriormente ingressou na universidade de Nápoles e depois na ordem dominicana, apesar da grande oposição da sua família. Vencida a barreira familiar, Tomás, em 1248, foi para Paris e Colônia, onde estudou como discípulo de Alberto Magno. Sendo fisicamente corpulento, retraído e taciturno, foi apelidado pelos companheiros de “o boi mudo”. Alberto, ao saber, comentou: “Algum dia, o boi mudo fará ouvir sua voz e seu eco ressoará pelo mundo inteiro”.

No ano de 1256, Tomás recebeu o título de mestre em teologia em Paris, e após três anos de ensino na universidade, foi para a Itália. É autor de diversos trabalhos teológicos, entre os quais: “Summa contra Gentes”. Porém sua obra mestra foi a Summa Theologica, iniciada em 1268 e concluída em 1272.

São Tomás de Aquino morreu em 1274, em Fossanuova, perto de Terracina. Essa devoção com que serviu a Deus através do estudo é o motivo pelo qual é considerado o padroeiro dos universitários. Foi canonizado no ano de 1323.

Oração: Ó Deus Misericordioso, dai-me compreender os ensinamentos de São Tomás de Aquino.  Que por sua intercessão, possam os jovens universitários procurar a santidade e o amor à ciência sagrada. Amém.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: