Selected a language:

Feng Shui do Zen: Harmonizando a sua casa ou trabalho com a Cromoterapia e o Feng Shui

A Cromoterapia é utilizada para o tratamento pessoal ou ambiental através das cores. Divide-se em cromologia que é o estudo das cores e cromoenergética que é a aplicação de cor.

Normalmente é baseada na aplicação das sete cores do spectro solar ou "arco-íris", que são três cores quentes: vermelho, laranja e amarelo; uma cor temperada, o verde, e três cores frias: o azul turquesa, azul índigo e violeta.

Como características básicas de cada cor e sua utilização podemos dizer:

Vermelho: além de quentíssima, estimula a euforia e representa a exalação de adrenalina. Não é recomendada para pessoas excitadas ou em estado de intensa fragilidade. Muitíssimo utilizada em ambientes excitantes e prazerosos, principalmente onde haja música, dança e entretenimento, e não devendo ser usada em escritórios e quartos. Reduz os espaços e é opressivo quando denso e forte.
Em hotéis, podemos aplicá-lo na danceteria para ativar a euforia. Nos restaurantes, na ante-sala ou hall de entrada para a estimulação do apetite.

Laranja: representa muita intelectualidade. É a cor da sabedoria e da criatividade. Muito usada em áreas de lazer, salas de jantar e circulações por trazer bem-estar físico e ser relaxante. Não deve ser utilizada em quartos ou áreas de tensão. Equilibra o espaço sem restringi-lo.
Tanto nos hotéis quanto nos restaurantes, pode ser usado no salão de refeições e de jogos por ser antidepressivo.

Amarelo: age de maneira excitante em pessoas nervosas. Representa a cor da teimosia e é recomendada para ajudar as pessoas a memorizarem melhor. Também pode ser utilizada em ambientes antidepressivos. O amarelo forte não é recomendado para escritórios, quartos e áreas de trabalho. Nestes locais deve-se usar o palha ou creme.
Em hotéis, recomendamos seu uso em ante-salas dos apartamentos ou terraços onde hóspedes possam fumar ou meditar.

Verde: É a mistura do azul com o amarelo, mas não possui as qualidades destas duas cores. É uma cor temperada e muito utilizada para aliviar dores; daí ser utilizada em abundância nos hospitais. Podemos usá-la em pinturas externas de casas, hotéis, restaurantes, quintais, salas cirúrgicas e locais onde haja a necessidade de uma reposição energética como o teto dos banheiros. Em outros locais como salas de estar ou de atividades profissionais poderia trazer morbidez.


Azul turquesa: cor anestésica e apaziguadora para a superexcitação sexual. Pode ser uma cor muito fria, fazendo com que as pessoas durmam muito e comam excessivamente, tornando-se obesas. É uma cor refrescante, podendo ser utilizada em cozinhas, circulações e escadas de hotéis. Nos restaurantes, somente nas cozinhas e halls de saída. Não deve ser empregada em locais de atividades de lazer.

Azul índigo: reequilibra as vibrações vitais do corpo físico e mental. Em hotéis deve ser utilizada em ambientes que abriguem pessoas idosas e crianças. Não deve ser utilizada em restaurantes.

Violeta: estabelece efeito calmante geral, principalmente nas afecções psíquicas. Realça a individualidade, a paz e o silêncio. Opera transformações. Deve ser utilizada em áreas festivas e interiores grandiosos e suntuosos. Em hotéis, é recomendada para capelas e saguões de leitura e salas de ginástica. Seu uso não é recomendado em restaurantes.


De maneira geral, devemos utilizar a cor branco neve nos tetos por simbolizar a mistura das sete cores do spectro solar (arco-íris). Simboliza também a energia cósmica e pode ser usada indiscriminadamente em hotéis e restaurantes desde que haja o cuidado na disposição de elementos coloridos como cortinas, tapetes, toalhas.

A cor cinza, também chamada de verde elétrico, é a mistura do preto com o branco. Seu uso é desaconselhado por neutralizar em demasia a energia ambiental tanto nos hotéis quanto nos restaurantes. Se for utilizada, sugerimos que sejam aplicadas outras cores a fim de melhorar sua neutralidade.

A cor preta simboliza a energia telúrica (terra). É uma cor que não doa nem recebe, não proporcionando troca de energias.

Dirceu Galhardi é professor de Radiestesia, Cromoterapia e consultor de Feng-Shui. Atende com consultas domiciliares técnicas sobre a harmonização energética pessoal, comercial e residencial e promove cursos e workshops.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: