Nascido em Mutalasca, perto de Cesaréia de Capadócia, no ano de 439, viveu por algum tempo no mosteiro de sua cidade, porém desejoso de mais solidão, pediu licença e retirou-se para viver em uma gruta cujo acesso era através de uma escada de corda.
Logo, porém, outros monges desejosos de vida semelhante, também para lá se retiraram. Foi fundada, assim, a Grande Laura, um dos mais originais mosteiros da antigüidade cristã.
São Sabas foi um homem que exerceu grande influência na vida dos monges entre os séculos V e VI. Fundou mais tarde outros mosteiros, entre eles um em Emaús. Foi um grande mestre de vida e orações, e todos os monges, desde aqueles que viviam em comunidade, até os que viviam isoladamente, recebiam sua visita.
Quando morreu, no dia 5 de dezembro de 532, foi honrado com esplêndido funeral. No século VII, em Roma, foram dedicados a ele uma basílica e um mosteiro.
Oração: Senhor nosso Deus, concedei-nos, por intercessão de São Sabas, a graça de uma maior compreensão dos bens espirituais. Desejo cultivar o hábito de tudo em minha vida a Vós oferecer. Nos pequenos e nos grandes projetos, que saiba calar-me e ouvir-Vos em meu coração. Amém.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(