Selected a language:

Budismo: Conheça mais sobre a prática

Praticar o budismo é travar uma luta entre as forças negativas e positivas na sua mente. O praticante busca enfraquecer o negativo, e desenvolver e aumentar o positivo.

 

Não existe marcadores físicos pelos quais se possa medir o progresso na luta entre as forças positivas e negativas na consciência. As mudanças começam quando você, pela primeira vez, identifica e reconhece suas ilusões, como a raiva e o ciúme. Então é necessário conhecer os antídotos para a ilusão, e esse conhecimento é alcançado ao se ouvir os ensinamentos. Não há um modo fácil para eliminar as ilusões. Elas não podem ser extraídas cirurgicamente; precisam ser reconhecidas e, então, através da prática dos ensinamentos, são gradualmente reduzidas até serem eliminadas por completo.

 

Estes ensinamentos oferecem os meios para libertar uma pessoa da ilusão – um caminho que leva à libertação de todo o sofrimento e ao êxtase da iluminação espiritual. Quanto mais alguém consegue entender os ensinamentos budistas, conhecido como Darma, mais fraco se tornará o domínio do orgulho, do ódio, da cobiça e de outras emoções negativas que causam grande sofrimento. Aplicar este entendimento na vida diária por um período de meses e anos fará com que a mente passe por uma transformação gradual porque, embora pareça o contrário, a mente é capaz de mudar. Se você comparar seu estado mental agora com o estado mental após ter lido este livro, poderá perceber algum progresso. Se isso acontecer, os ensinamentos terão cumprido o seu propósito.

 

A palavra Darma em sânscrito significa “aquilo que contém”. Todas as coisas que existem são darmas, são fenômenos, ou seja, elas contêm, ou carregam, sua própria existência e personalidade. Uma religião também é um darma porque ajudam as pessoas a controlarem seus impulsos ou as protege de desastres. Aqui, o termo darma se refere a essa última definição. Em termos gerais, qualquer ação elevada do corpo, da palavra ou da mente é enxergada como um darma porque, através destas ações, a pessoa é protegida ou afastada de todo tipo de calamidade. A prática destas ações é a prática do Darma.

 

Fonte: O texto extraído do livro, “Nas minhas palavras, Dalai Lama” de S.S. o Dalai Lama, página 27-28.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: