Selected a language:

Dieta saudável: Alimentação rica em verduras e frutas pode combater o câncer

Com a grande campanha de alimentação saudável em busca de uma melhor qualidade de vida, é indispensável também se atentar para a alimentação preventiva. É sabido que diversos alimentos possuem substâncias que previnem o surgimento de diversos tipos de cânceres.

Segundo o estudo "Food, Nutrition and the Prevention of Cancer: A Global Perspective" (Alimentação, Nutrição e a Prevenção do Câncer: Uma Perspectiva Global) do American Institute for Câncer Research, EUA, foi observado que se a dieta alimentar incluir cinco porções de verdura e legumes, reduz-se o risco de câncer em 20%. "A alimentação tem papel fundamental na prevenção de doenças como obesidade, diabetes, infarto e câncer", explica o cardiologista e nutrológo, Dr. Daniel Magnoni, que recomenda a dieta observada pelo Instituto Americano.

Segundo o especialista, muitos vegetais devem ser ingeridos crus, pois se mantém os devidos valores nutricionais, e suas vitaminas. É recomendada uma dieta balanceada com ingestão de verduras, legumes e frutas. Quanto à carne, recomenda-se porções de 85 a 100g por dia. Mas certamente não é só a alimentação que contribui para a melhora da qualidade de vida, é necessário tomar algumas providências associadas para que se obtenha sucesso.

"Além da alimentação balanceada, é importante aliar a prática segura dos exercícios físicos, abolir o hábito do cigarro e reduzir o peso. A junção de cuidados nutricionais e a avaliação médica preventiva podem atuar de forma muito segura na prevenção e identificação precoces do câncer", ressalta o nutrológo.

Um dos aspectos relevantes na prevenção do câncer pela alimentação é a inclusão de alimentos funcionais com alto teor de gordura monoinsaturada. Um exemplo disso é o azeite extra virgem, rico em gordura saudável. "Ao consumir o azeite extra virgem estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturada, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna o óleo mais saudável em relação aos outros", alerta Dr. Magnoni.

O Dr. Magnoni dá dicas de alimentos saudáveis que poderão ser incluídos na dieta diária, de forma balanceada, a fim de prevenir doenças.

Confira:

Tomate, goiaba, pimenta, melancia entre outros frutos vermelhos: possuem licopeno e previnem o câncer de próstata.

Soja: possui isoflavona e previne o câncer de mama e útero.

Brócolis, couve-flor e rabanete: possuem glicosinolatos e previnem o câncer de mama.

Alho e cebola: possuem alicina e previnem os radicais livres que são cancerígenos.

Fibras, aveia, pão integral, arroz integral, entre outros: produzem substâncias que combatem o colesterol e o intestino preso e previnem o câncer de intestino.

Hortaliças: possuem luteína e zeaxantina e previnem o câncer de pulmão

Azeite extra virgem: possui gorduras monoinsaturadas e antioxidantes e previne o câncer de intestino.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: