Deus, nosso Pai, São Cosme e São Damião passaram no mundo fazendo o bem, curando as doenças e aliviando os sofrimentos de sua gente, dando confiança e esperança aos corações atribulados. Fazei que eu também sirva meus semelhantes de modo desinteressado, buscando sempre o seu bem e a sua felicidade. Fazei também, ó Senhor, que os médicos coloquem a vida e a dignidade humana acima do lucro e do comércio. Amém.
O Santo
Pode-se dizer que os Santos Cosme e Damião deram origem à tradição de bons samaritanos da humanidade doente. Embora sua história esteja envolta em lendas, sua existência e a maneira pela qual exerceram sua profissão continuam sendo um maravilhoso exemplo para todos nós.
De acordo com a tradição, Cosme e Damião nasceram em Ege, Silícia, estudaram em Pergamo e foram martirizados em Cirro, no governo de Diocleciano. Em curto espaço de tempo seu culto difundiu-se nas principais cidades do Império e os contos de seus milagres suplantaram a verdadeira história de suas vidas. Gregório de Tours, no século VI, descreveu a tradição que havia chegado até a Gália:
“Os dois gêmeos médicos, conta Gregório, tornaram-se cristãos e, pelo mérito de suas virtudes e pela intervenção de suas orações, livravam os doentes de suas enfermidades. Se um doente chega até seu túmulo e ali reza com fé, logo obtém um remédio para seus males. Diz-se que eles aparecem em sonho aos doentes dando-lhes uma prescrição médica: estes a seguem e ficam curados”.
Uma característica recorrente em todos os contos da vida dos dois irmãos é a gratuidade com a qual ofereciam seus serviços aos doentes e o dom, também gratuito, da fé cristã que transmitiam com seu exemplo. Eles desejavam imitar Jesus que, curando os corpos, sarava as pessoas restituindo-lhes a dignidade de filhos de Deus.
gosto muito de cosme e damiao, pois faço distribuição de doces no seu dia
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(