Selected a language:

Oração do dia: S. João Crisóstomo

Pai Santo, Pai Altíssimo, ouvi-nos. Pela intercessão de São João Crisóstomo ilumina nossos corações e derrama sobre nós teu Espírito Santo, para que conheçamos a plenitude dos seus dons. Amém.

O Santo

São João Crisóstomo nasceu na Antioquia, provavelmente em 349, recebendo de sua mãe, Antusa, o incentivo aos primeiros passos para a vida monástica. Ainda jovem, sua mãe morreu e ele decidiu então se retirar ao deserto dedicando-se a uma vida ascética e de oração. De volta à cidade, recebeu o convite para se tornar diácono, dedicando cinco anos à preparação do seu sacerdócio e aos caminhos de sua pregação.

Crisóstomo, que significa “boca de ouro” (apelido dado a João de Antioquia pelos bizantinos, três séculos depois) foi chamado para substituir o patriarca Netário, na prestigiosa cátedra de Constantinopla. João desenvolveu um belo trabalho pastoral, que torna patente seu ideal de fé; com evangelização rural; construção de hospitais; execução de procissões antiarianas (arianismo:- doutrina, que negava a igualdade substancial de Cristo e o Pai, proposto pelo monge alexandrino Ário) sob a proteção da polícia imperial; discursos em que recriminava e castigava os vícios e as friezas; severas advertências aos monges indolentes e tantas outras pregações que suscitavam admiração ou ódio.

João defendia fortemente suas idéias e isso às vezes implicava em conflitos. Em um desses desentendimentos foi deposto por bispos comandados por Teófilo. Passou então o restante de sua vida em exílio, vindo a morrer em 14 de setembro de 407. Deixou vários escritos, em especial um livro, que é considerado a sua obra prima: “Sobre o Sacerdócio”, que trata da espiritualidade sacerdotal.
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: