Selected a language:

Oração do dia: Santa Clara

Concedei-nos, Senhor, a nós e a todas as jovens, a Graça da perseverança na fidelidade a Vosso Santo Nome. Dai-nos, a santa pureza, o espírito de humildade e de trabalho. Amém.

O Santo

Nasceu em Assis, em 1193.  Nascida em família rica, aos dezenove anos resolveu fugir de casa para se consagrar a Deus, já que seus pais eram contra tal vocação.

Na noite de 18 de março de 1212, apresentou-se na pequena igrejinha de Santa Maria dos Anjos, onde Francisco e seus frades a aguardavam.  Cortaram-lhe seus lindos e longos cachos e lhe deram um grosseiro hábito de lã crua para vestir. Nessa noite, Clara fez votos de pobreza, castidade e obediência.

São Francisco a levou a um mosteiro beneditino e, mais tarde, para o paupérrimo mosteiro de São Damião, onde se abrigavam monjas da Ordem Segunda franciscana.  Mais tarde, sua mãe e suas irmãs, Ortolana e Beatriz seguiram o mesmo caminho.  Deu-se início então às Clarissas, que têm como princípio viver o ideal franciscano de pobreza e hoje somam cerca de 19 mil religiosas, espalhadas por todo o mundo.

Certa vez, São Francisco pediu que Clara rezasse a Deus para que ele soubesse o que mais lhe agradava: dedicar-se à oração ou à pregação.  Depois de muita oração, segundo contam os Fioretti, Cristo disse a Clara que Francisco deveria peregrinar, pois não foi só a ele que escolheu, mas também a outros que deveriam conhecer a palavra divina.

Francisco morreu em 1226.  Clara conseguiu que seu corpo fosse introduzido na clausura para que as Clarissas pudessem contemplá-lo.   Certo dia, Clara teve o privilégio de ver, projetadas nas paredes da cela sem enfeites, as imagens do santo e os ritos das solenes funções que se desenvolviam em Santa Maria dos Anjos.  Devido a essas visões que Clara teve, recebeu o título de protetora da televisão.

Viveu mais 27 anos após a morte de Francisco.  Dois anos depois de sua morte em 1253, Clara foi canonizada.
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: