A massagem é a mais antiga e simples forma de aliviar as dores e desconfortos do corpo físico, é praticada há milhares de anos na Índia, China e Egito Antigo. Apesar de ser uma prática muito antiga, podemos observar que ela tornou-se necessária e muito importante na prevenção e promoção da saúde do ser humano no terceiro milênio, pois é a melhor forma de prevenir o estresse e proporcionar um relaxamento profundo da musculatura sem os efeitos colaterais das drogas alopáticas.
O Ayurveda preconiza a massoterapia diária como parte de uma rotina de hábitos saudáveis, a auto-massagem deve ser feita diariamente de preferência à noite antes de dormir. A Medicina Indiana recomenda auto-massagem nos pés para aliviar o cansaço e promover um sono profundo e reparador. Além disto a massagem entre os casais é aconselhada na Índia para melhorar o relacionamento e promover o carinho e o toque entre os parceiros. Apenas no subcontinente indiano a massagem pré-nupcial é obrigatória para preparar os cônjuges para as bodas e a lua de mel.
Segundo Vagbhata, autor do tratado clássico Ashtanga Hridaya, a massoterapia ayurvédica promove os seguintes benefícios:
1.Retarda a velhice
2.Remove o cansaço
3.Diminui o excesso de vento (vata)
4.Melhora a visão
5.Fortalece o corpo
6.Aumenta a longevidade
7.Promove sono e sonhos
8.Beneficia a pele
9.Aumenta a resistência às doenças
10.Protege contra as doenças de Vata e Kapha
11.Melhora a circulação
Além disto, a massagem feita diariamente auxilia o corpo a eliminar as toxinas físicas , mentais e energéticas, promove o fluxo de Prana energia vital pelos Nadis (condutos energéticos), melhorando a qualidade e a quantidade da nossa energia vital.
Segundo o Dr. Subhash Ranade, em seu livro Ayurvedic Massage, existem dois termos utilizados nos textos ayurvédicos para massagem: samvahana ou mardana. Existem vários tipos de massagem na Índia:
1.Deha samvahana ou deha mardana - massagem em todo o corpo
2.Kesa mardana - massagem na cabeça
3.Udvartana - massagem no corpo com pó seco de plantas medicinais para aliviar Vata e Kapha, reduzir gordura corporal, fortalecer o corpo e beneficiar a pele.
4.Utsadana - massagem com pasta de plantas medicinais, é utilizada como massagem estética em mulheres. Promove sensação de felicidade e torna a pele macia, brilhante e aumenta a beleza.
5.Udgharshana - massagem reforçada com pó seco de plantas medicinais, sendo útil para remover obstruções dos canais, pruridos e rashs da pele.
6.Abhyanga - massagem com óleos medicinais que são indicados de acordo com o desequilíbrio dos Doshas. A palavra Abhyanga literalmente significa, em sânscrito, untar ou esfregar. Abhyanga pode ser aplicada pela própria pessoa, a auto-massagem, por um massoterapeuta ou sincronicamente por dois ou mais praticantes. A ênfase está em nutrir a pele através dos óleos medicinais que por sua vez irão nutrir os tecidos e auxiliar na eliminação de toxinas.
7.Massagem em bebês - chamada no Ocidente de Shantala. É feita desde o nascimento da criança pelas avós e, posteriormente, pela mãe.
Na massoterapia indiana nós encontramos as seguintes manobras principais:
1.Tapotagem - é uma manobra inicial que desperta o corpo para a massagem levando a um aumento da circulação na área trabalhada.
2.Amassamento - tem um efeito relaxante dissolvendo as tensões acumuladas na musculatura
3.Deslizamento - é a principal técnica dentro da Escola Ayurvédica. Deve sempre ser feita com óleos medicinais para impedir o aumento de Vata Dosha.
4.Torções - deve ser der feita com ambas as mãos com movimentos cruzados em direção às extremidades.
5.Manipulações articulares - são manobras de rotação feitas nas articulações para soltar as juntas e evitar as estagnações energéticas.
Principais indicações da massoterapia:
1.Fadiga
2.Alterações ósteo-articulares
3.Problemas musculares
4.Distúrbios do sistema nervoso
5.Dependência química
6.Alterações da saúde da mulher
7.Medicina esportiva
8.Doenças psico-somáticas
9.Obesidade
Principais Contra-indicações:
1.Fraturas
2.Osteoporose avançada
3.Câncer
4.Infecções agudas
5.Hemorragias
Os óleos Medicinais na Massoterapia Ayurvédica
O Ayurveda recomenda a utilização de óleos medicinais durante a massagem, porém estes óleos devem ser provenientes de sementes vegetais cultivadas organicamente sem agrotóxicos, prensados a frio para manter as propriedades medicinais da planta. Não devem ser misturados com óleos minerais, que não são absorvidos pela pele; ao contrário, formam uma camada sobre ela fechando os poros evitando que a pele respire. Devemos tomar muito cuidado com isto, pois a maioria dos óleos para massagem vendidos no mercado apresentam em sua composição óleos minerais, inclusive parafina, o que irá a longo prazo ser prejudicial a pele .
Na medicina Indiana existem centenas de tipos de óleos medicinais e a escolha do óleo adequado irá depender do diagnóstico do desequilíbrio dos Doshas, por isto é fundamental que antes de iniciar o tratamento com a massoterapia seja apontado a Vikrithi ou condição do desequilíbrio do paciente para que o óleo adequado seja indicado.
Óleo de Gergelim
O óleo de gergelim é o mais utilizado para massagem, não apenas na Índia, mas também é largamente empregado na China na escola de Tui Na ou massoterapia chinesa. É usado também como base para as fórmulas mais complexas de óleos medicinais .
O óleo de gergelim é untuoso, pesado, doce, amargo, adstringente e quente. Está indicado nas doenças causadas por Vata aumentado e também por Kapha, mas deve ser evitado nas doenças devido a desequilíbrio de Pitta por seu um óleo quente (o que tende a agravar Pitta corporal).
Está indicado nos casos de inchaço, quadros dolorosos, alterações musculares, pele seca, envelhecimento precoce, promove a saúde das mamas e da pele, atua rejuvenescendo, aumentando a virilidade e a vitalidade,
Óleo de Côco
É também muito utilizado no subcontinente indiano para massagem. O óleo de côco é doce, relativamente leve, untuoso e refrescante. Devido às suas propriedades frias é indicado para os distúrbios do tipo Pitta. Está indicado nos quadros com alterações cutâneas como fissuras, queimaduras, inflamações, eczemas e infecções por fungos porque possui propriedades antissépticas.
Quando utilizado na culinária, este óleo pode aumentar Kapha; por isso deve ser cozido com ervas que diminuem Kapha, como a mostarda e o azeite. O óleo de côco é indicado para pessoas que habitam regiões quentes, pois possui propriedades refrescantes. Por causa disso, está indicado para pessoas com excitação sexual exacerbada. Na Índia, o côco é considerado uma fruta sagrada com muitas propriedades medicinais .
Óleo de Mostarda
É um óleo muito popular na Índia para massagem pois possui propriedades medicinais que aliviam a tensão e rigidez muscular sendo muito utilizado pelos lutadores e fisiculturistas. Atua purificando o sangue e eliminando toxinas, está indicado no caso de doenças de Kapha e Vata aumentado.
O óleo de mostarda é untuoso, amargo, picante, forte e amornante. É um excelente medicamento para a queda de cabelos e pode ser usado nos casos de reumatismo, artrite e gota quando associado a cânfora.
Azeite de Oliva
O azeite é untuoso, levemente amargo, e amornante. Pode ser usado na massagem ainda que seja mais espesso que os outros óleos. É considerado um óleo quente e é utilizado nos casos de reumatismo, gota, artrite, muitas vezes em associação com o óleo de gergelim. Podemos diminuir a sua viscosidade ao misturá-lo com óleo de gergelim, ou torná-lo menos quente ao adicionar óleos refrescantes como a rosa e o sândalo. O óleo de oliva e o óleo de mostarda são os melhores óleos para Kapha aumentado.
Óleo de Amêndoas
Este óleo é doce, untuoso, pesado e quente, sendo indicado nas desordens de Kapha. Seu uso na Índia é restrito devido ao seu alto custo, sendo utilizados por crianças e idosos. Afirma-se no Oriente que se este óleo for colocado ao sol por 40 dias, em um frasco de vidro cor de laranja, assume propriedades especiais trazendo alegria, dissolvendo ansiedades e purificando o sangue. Associado ao leite este óleo torna-se tônico, sendo muito utilizado como bebida pelos praticantes de artes marciais na Índia.
Outros óleos
GHEE- utilizado para massagem facial, pois elimina rugas
ÓLEO DE CAMOMILA - Auxilia nas dores musculares
ÓLEO DE COENTRO - elimina o excesso de calor corporal
ÓLEO DE CRAVO - auxilia nos problemas dentários e nas micoses de unha
ÓLEO DE SÂNDALO - é refrescante e promove a espiritualidade, auxilia na insônia, dor de cabeça e neurastenia
ÓLEO DE SEMENTE DE ABÓBORA - auxilia na insônia, ansiedade, memória deficiente.
ÓLEO DE SEMENTE DE UVA - está indicado na bronquite, reumatismo, alterações de pele, eczemas e é vermífugo.
ÓLEO DE BRAHMI - auxilia nos problemas do sistema nervoso, pois alivia Vata aumentado, ajuda a memória e melhora a insônia. O Brahmi é uma espécie de Centella asiática, planta muito utilizada na fitoterapia indiana.
Dr. Aderson Moreira da Rocha
CLÍNICA DE AYURVEDA
Centro de Terapias Orientais
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(